segunda-feira, 18 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / OSBM apresenta nesta quarta-feira concerto com composição inédita de Francis Hime

OSBM apresenta nesta quarta-feira concerto com composição inédita de Francis Hime

Matéria publicada em 24 de outubro de 2017, 08:00 horas

 


‘Concerto para Clarinete’ terá sua estreia mundial em Barra Mansa

Barra Mansa – Nesta quarta-feira, dia 25, a OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) apresentará mais um concerto da Temporada 2017 “OSBM pelo Mundo”, desta vez com uma novidade: será realizada, na ocasião, a estreia mundial de uma composição de Francis Hime, “Concerto para Clarinete”. O concerto acontece às 20h, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), sob a regência do maestro Daniel Guedes e solo do clarinestista Cristiano Alves, que executará a música inédita.

Cantor, compositor, pianista, arranjador e maestro, Francis Hime, que estará presente no concerto, é um dos grandes nomes da Bossa Nova, tendo sido parceiro de artistas como Vinícius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque em vários sucessos da MPB, como “Trocando em Miúdos”, “Atrás da Porta”, e “Eu te Amo, Amor”, entre outras.

O maestro Daniel Guedes conta que a apresentação de “Concerto de Clarinete” em Barra Mansa será a primeira audição mundial da composição de Francis Hime.

– Ele fez esse concerto, para clarinete e orquestra, dedicado ao Cristiano. É uma peça bem brasileira, tem muita influência da música popular – destaca.

Além dela, outra obra também terá sua estreia nesse concerto: a versão para clarinete baixo e orquestra de cordas da peça “Ciranda das Sete Notas”, de Villa-Lobos, composta originalmente para fagote. Também serão apresentadas a “Abertura Brasil 2012”, de Dimitri Cervo, e a abertura da ópera “Flauta Mágica”, de Mozart. “Faremos a abertura da ópera ‘Flauta Mágica’, de Mozart, que é uma das óperas mais conhecidas do repertório e uma das mais conhecidas do compositor. E a ‘Abertura Brasil 2012’, composta por Dimitri Cervo, uma peça bem festiva. Esse programa, em sua maior parte, é composto de obras de compositores brasileiros – Villa- Lobos, o grande pilar da música brasileira e dois compositores contemporâneos, Francis Hime e Dimitri Cervo”, ressalta Guedes.

Solista

O solista convidado, Cristiano Alves, é doutor em Música pela Unicamp e mestre pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde é professor efetivo da cadeira de clarinetas. Apresentando-se com frequência no exterior, regularmente é convidado a realizar recitais, concertos, masters classes e workshops em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Suíça, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia, Eslovênia, Cingapura e Vietnã, além de inúmeras cidades brasileiras. Mantém uma destacada carreira como solista, apresentando-se frequentemente à frente de orquestras sul-americanas.

– Estou muito feliz com esse concerto, esse projeto foi uma união de forças, porque não é fácil a gente produzir uma estreia mundial de uma obra super elaborada e que exige maturidade, dedicação e profissionalismo. Tenho uma admiração e um respeito muito grande por Francis Hime, que é meu amigo, e fez esse concerto para mim. Ter uma obra dedicada a você é uma honra, uma alegria imensa. A orquestra e os maestros Vantoil de Souza (diretor artístico da Associação da OSBM) e Daniel Guedes terem topado foi maravilhoso. Francis também está se dedicando muito, o conjunto está soando maravilhosamente bem, vai ser um lindo concerto – fala Alves.

Para o maestro Vantoil de Souza, essa será uma oportunidade única para o público que for assistir ao concerto. “Termos duas peças inéditas fazendo sua estreia em nossa cidade, com nossa orquestra, é um grande orgulho. Participarmos desse momento mostra o crescimento, profissionalismo e a experiência que a OSBM vem mostrando em sua trajetória”, fala Vantoil.

Sobre a peça de Villa-Lobos, o clarinestista conta que a apresentação da versão em clarinete baixo também é uma estreia, pois a peça original foi escrita para fagote.

– No Brasil é a estreia dessa versão, e acredito que talvez no mundo, pois não tenho notícia de que já tenha sido executada nessa versão para clarinete baixo. É a mesma obra tendo como solista um instrumento distinto do original, mas se mostrou super bem adaptada. Eu só tenho a agradecer e elogiar o Projeto (Música nas Escolas) como um todo, é um projeto ímpar, lindo, inclusivo, de grande qualidade e relevância absoluta. Espero que o público prestigie, será certamente um momento único, quem for vai sair feliz, pois a música tem esse poder de alimentar a alma, ela é plena de tudo”, finaliza.

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, afirmou ser uma honra para a orquestra e para a cidade participar de um momento como esse. “Ficamos muito felizes de acompanhar e sediar a estreia de uma composição deste grande nome da música brasileira que é o Francis Hime. Somando os músicos da orquestra, o maestro Daniel Guedes e o solista Cristiano Alves, temos um conjunto de talentos maravilhosos, em um espetáculo que certamente será marcante”, disse Martins, lembrando que na última sexta-feira, dia 20, a Associação da OSBM recebeu, da Aciap-BM, o Prêmio Melhores do Ano 2017, na categoria social. Esse prêmio é concedido às empresas, indústrias e prestadores de serviço que se destacam em seu segmento durante o ano. “Quero agradecer e parabenizar a todos que, de alguma forma, participam da associação, músicos, funcionários, colaboradores, parceiros, pois esse prêmio é resultado do trabalho de todos nós”, destaca o presidente da associação.

 

Serviço

A apresentação acontece nesta quarta-feira, dia 25, às 20h, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), Barra Mansa. A entrada é gratuita.

 

 

Untitled Document