Paraty abre temporada do Festival Estações Musicais

by Diário do Vale
Atrativo: Evento contará com sessões na Igreja Santa Rita, Igreja do Rosário, Casa da Cultura e no Forte Defensor Perpétuo (Foto: Divulgação)

Atrativo: Evento contará com sessões na Igreja Santa Rita, Igreja do Rosário, Casa da Cultura e no Forte Defensor Perpétuo (Foto: Divulgação)

Paraty – A partir do dia 14 de abril, a cidade de Paraty dará início à temporada 2018 do festival Estações Musicais, que acontecerá ao longo do ano, a cada fim de semana, com atrações de música instrumental e de câmara. Até o dia 1º de dezembro, serão 33 apresentações, indo do clássico ao contemporâneo, passando pelo instrumental brasileiro e pelo jazz.
A localização será outro atrativo do festival, que contará com sessões na Igreja Santa Rita, Igreja do Rosário, Casa da Cultura e no Forte Defensor Perpétuo, um dos mais belos cartões postais da cidade e que receberá o Concerto de Abertura, neste sábado (14), às 16h. Aos moradores e turistas que quiserem entrar no clima do festival antecipadamente, as praças da cidade irão receber, nesta sexta-feira (13), no início da tarde, performances do tipo flahsmob da Camerata Jovem do Rio, convidando os espectadores para o concerto de abertura, que acontecerá no sábado.
De acordo com a secretária municipal de Cultural, Cristina Maseda, além da programação musical diversificada, o festival promove um intercâmbio cultural e educacional entre os músicos convidados e os que vivem em Paraty.
– Para esta edição, iremos intensificar este intercâmbio com o projeto Estadias Musicais. Nele, o músico convidado permanece mais dias em Paraty para desenvolver um trabalho com alunos e músicos da cidade, apresentando-os em concerto. A ação também contará com workshops, ensaios e shows com artistas paratienses – explicou.
Iniciado no segundo semestre de 2017, o festival Estações Musicais 2018 vai reunir nomes da música nacional e internacional, como o pianista Benjamim Taubkin, o acordeonista Oleg Fateev, a baterista e percussionista Simone Sou, o pianista e compositor Terry Riley, a violinista Ana de Oliveira, entre tantos outros que irão abrilhantar as noites de Paraty.
– Apesar de recente, o festival já está consagrado em nosso calendário turístico cultural, atraindo moradores e turistas. No ano passado, aproximadamente 3 mil pessoas estiveram presentes nas sessões do Estações Musicais, impactando todo o receptivo turístico da cidade, que vai desde o transporte, passando pelo comércio, restaurantes e hotelaria – comentou Hans Neus, diretor do Paraty Convention & Visitors Bureau.
O festival Estações Musicais é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, Secretaria de Turismo, Comtur, Pólo Gastronômico de Paraty e Paraty Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e do Instituto Brasileiro de Museus.

Programação

13 de abril (sexta-feira)
19h/20h | Praças do Chafariz e Matriz
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
Flashmob convidando para o concerto de abertura

14 de abril – (sábado)
16h | Forte Defensor Perpétuo
Série Fazendo Escola
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
Concerto de abertura

20 de abril (sexta-feira)
21h | Casa da Cultura
Série Feito em Casa
Diálogo de Guitarras
Java Carneiro, Lucas Dutra e convidados

Casa da Cultura:

25 a 28 abril
Estadias musicais: Benjamim Taubkin
De 25 a 28, oficina com músicos de Paraty

26 de abril (quinta-feira)
20h | Conversa com Marcos Caetano Ribas
O Núcleo Contemporâneo e o Teatro Espaço

27 de abril (sexta-feira)
20h | Filmes:
Música na Serrinha
O piano que conversa

28 de abril (sábado)
21h | Benjamim Taubkin e músicos de Paraty

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996