Paraty ganha mais uma opção cultural

by Diário do Vale
obras_de_restauracao_do_cinema_de_paraty_0

Cultura: Inauguração do cinema está prevista para o primeiro trimestre do ano que vem
(Foto: Leonardo Assis/Associação Paraty Cultural)

A partir do dia 21 de julho, moradores e turistas de Paraty terão nova atração cultural. Trata-se da inauguração de uma unidade do Sesc, que funcionará inicialmente no bairro Caborê. E mais: está com uma programação marcada para acontecer antes e durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Assim como já acontece no tradicional Centro Cultural, no Largo de Santa Rita, o novo espaço também receberá diferentes manifestações artísticas como artes cênicas, música, artes visuais e, claro, literatura.
– Nosso objetivo é ampliar as nossas ações culturais na Costa Verde. Mais do que ter um espaço extra durante a Flip 2017, buscamos um local que também poderá abrigar programações permanentes durante todo o ano e que será um Centro de Atividades para formação de públicos e novos artistas – destaca o gerente do Centro Cultural Sesc Paraty, Marcos Rego.
A programação de abertura terá exposição do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, oficina de passinho e de pipas, espetáculos teatrais e musicais, entre outras atrações.

Algumas das atrações

– Dia 21 de julho

10h30 às 13h30 – Oficina de cerâmica ministrada por artistas locais abordando técnicas e temáticas diversas. A ação faz parte do programa educativo das exposições (Tripolar e Brennand) que estarão abertas ao público durante a Flip na unidade Caborê
17h – Abertura da exposição de Francisco Brennand

– Dia 22 de julho

20h – Musical ‘Deixa Clarear’ – O espetáculo, que já foi assistido por quase 200 mil pessoas, é um fenômeno de público. Inspirado no universo da cantora Clara Nunes, sem ser autoral, o espetáculo passeia pelas músicas e pela trajetória da cantora, ressaltando seus ideais e seu comprometimento com a cultura popular

– Dia 23 de julho

10h30 às 13h30 – Oficina de cerâmica
16h – Exibição do filme ‘Aquarius’
17h (Beira-Rio) – Cinebloco – Banda inspirada em clássicos do cinema, no formato das fanfarras francesas. Formada por dez instrumentistas de sopro e cinco de percussão, toca arranjos próprios de clássicos das telonas como: ‘O Poderoso Chefão’, ‘Caça fantasmas’, ‘Grease’, ‘Guerra nas Estrelas’, entre outros, com uma levada super brasileira em suas interpretações. Além disso, todos os músicos se vestem como os personagens dos filmes, em um show que reúne alta qualidade musical, brasilidade e também muito tempero carnavalesco.
19h – Cinema – ‘Casa Grande’ – Jean é um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Enquanto a casa cai, os empregados têm que enfrentar suas inevitáveis demissões e Jean tem que confrontar as contradições da casa grande

– Dia 24 de julho

10h30 às 13h30 – Oficina de cerâmica
14h às 16h – Oficina de customização com Malía Machado – Nesta oficina será trabalhado customização de roupas e turbantes africanos. Nem sempre se precisa de dinheiro para ter um look legal e sim, de muita criatividade
14h às 16h – Oficina de pipas com Julio Cezar e Fernando Alcântara – Serão trabalhados variados modelos das mesmas, mostrando uma das principais brincadeiras dos jovens das periferias
14h às 18h – Intervenção com grafite com Elison Fernandes – Em uma parede com nove metros, os jovens poderão se expressar de forma livre e criativa, dentro dos temas da realidade urbana
14h às 18h – Intervenção com slackline – Atração livre para o público praticante do esporte
16h às 17h – Oficina de passinho com Dream Team do Passinho – Modalidade de dança originária das periferias onde se misturam vários estilos de dança ao som de batidas marcadas
18h às 19h – Roda de conversa sob o tema, ‘Do outro lado’, com Malía Machado e Lellezinha – Tema que traz a discussão sobre a vida, em diferentes aspectos, nas comunidades e periferias ‘marginalizadas’, enobrecendo seu lado positivo
19h às 20h30 – Sarau – Consiste em uma reunião festiva, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias

– Dia 26 de julho

10h30 às 13h30 – Oficina de cerâmica

Paraty recupera antigo cinema do centro histórico

O antigo cinema será restaurado e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2018. Iniciativa da secretaria municipal de Cultura e desenvolvido pela Associação Paraty Cultural, o projeto está inserido no Conjunto Arquitetônico de Paraty, tombado em 1958, como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) destinou R$ 1,3 milhão às obras, em recursos não reembolsáveis. A mão de obra é do município. Na avaliação da secretária municipal de Cultura, Cristina Maseda, a notícia é importante, pois a cidade não tinha um cinema desde 1974.
– Uma cidade que foi referência na cinematografia brasileira, sendo cenário de vários filmes do Cinema Novo e em vários outros momentos do cinema brasileiro, volta a ter uma sala de exibição cinematográfica. É extremamente importante para a nossa cidade, para a nossa memória e, principalmente, para a juventude – disse.
As informações são da Agência Brasil.

Ganhos

O cinema terá arquitetura e mobiliário que permitirão múltiplos usos, assim como diferentes configurações, de modo a atender às necessidades da cultura local, informou a superintendente de Gestão da Associação Paraty Cultural, Andréa Maseda. Além da programação cinematográfica semanal, serão promovidos projetos ligados à educação, à pesquisa, à criação e à produção cultural.
Para o superintendente executivo da Associação Paraty Cultural, Raphael Moreira, a restauração do cinema tem um significado que ultrapassa o interesse do projeto para a entidade.
– Para a cidade, é um ganho de equipamento público sem precedentes. Ainda mais que nossos avós, nossos pais viveram aquele espaço como um cinema e, hoje, ele não vai ser só um cinema, mas será cinema e um espaço multiuso – explicou.
Moreira informou que o salão do cinema, por exemplo, poderá ser desmontado. O novo cinema terá áreas para oficinas. Outro detalhe é que o cinema ficará na Praça da Matriz, a principal da cidade.
Na avaliação dos moradores, a novidade merece comemoração. O presidente da Associação dos Moradores de Paraty-Mirim, Renato Vieira da Silva, acredita que o cinema trará ganhos para o município. “É difícil ter que ir a Angra dos Reis ou Ubatuba para assistir a lançamentos”.

História

O imóvel onde funcionou o antigo Cinema de Paraty, situado no centro histórico, foi originalmente uma casa térrea, no período de 1894 a 1908. Após ampla reforma, se transformou em sobrado, em 1930, abrigando o Cine São Jorge, que funcionou até 1973. O sobrado que sediará o Cinema da Praça Espaço Experimental de Cultura foi adquirido pela prefeitura de Paraty em 2011. O projeto de reforma e adequação é assinado pelo arquiteto Marinho Velloso, da Secretaria Municipal de Obras de Paraty e foi aprovado em julho de 2015 pelo Iphan.
A grande integração espacial do imóvel, apresentando várias camadas de história nas paredes aparentes, foi destacada pelo arquiteto Marinho Velloso. O projeto tem como referências a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Sesc Pompeia, ambos localizados na capital de São Paulo, e o Teatro Engenho Central, em Piracicaba (SP), que mostram situações especiais de patrimônio histórico.
O sobrado ficou fechado durante muitos anos e era usado como depósito. O restauro priorizou a intervenção mínima, de maneira a preservar ao máximo as paredes originais, que serão mantidas em alvenaria de tijolos maciços aparentes. Já as paredes novas terão acabamento liso, com reboco e pintura. Para facilitar a manutenção, que é uma questão sensível em prédios públicos, Velloso destacou que as instalações elétrica e hidráulica serão externas. As portas e janelas estão sendo submetidas a raspagens para identificar as cores originais, atendendo a uma exigência do Iphan.
A missão do Cinema da Praça Espaço Experimental de Cultura é se consolidar como um centro de difusão, experimentação, documentação, formação e produção de cultura em Paraty, por meio de uma gestão compartilhada e múltiplas parcerias.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996