Peça ‘Coragem’, interpretada por Andréa Müller, será apresentada neste sábado em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – Neste sábado (27), às 18h, será encenado em Barra Mansa, no bairro Ano Bom, o espetáculo “Coragem”, concebido e interpretado por Andréa Müller, de 52 anos. A performance foi criada especialmente para ser apresentada na Índia, durante a estada de Andréa no país, nos meses de março e abril.

Ao aceitar o convite para participar de um intercâmbio cultural na Índia, a atriz, artista plástica e produtora cultural contou que preparou uma apresentação especial, onde se inspirou no universo feminino e seus ciclos, “apontando questões ancestrais e atuais, como amor, violência, superação, que revelam a busca do sentido de viver, em uma atmosfera de profunda humanidade”, explicou.

Andréa usa uma linguagem ininteligível, mas “que acaba por realçar a incomunicabilidade da condição de ser mulher”, tornando a peça teatral universal, podendo ser mostrada em países diferentes, pois será sempre compreendida.

– Expressões como gritos, grunhidos, lamentos, revelam anseios, sonhos, pavores, dores, indignações e vitórias. Tudo tem vida e sentido. É um carrossel de emoções, mostrando como são os ciclos na vida das mulheres e como se superam. E o final traz um convite para a vida – esclareceu ela.

De acordo com Andréa Müller, o espetáculo “Coragem” foi interpretado pela primeira vez em março na Amity Institute of Social Sciences, que é uma das maiores universidades da Índia, para uma platéia formada por estudantes da área de Sociologia, professores e convidados em geral. No início de abril, a apresentação foi no Miranda’s House University of Delhi, outra universidade que é voltada apenas para mulheres. “Todos gostaram e aplaudiram muito”, lembrou cheia de orgulho.

O evento deste sábado contará ainda com chá indiano e bolo caseiro, além de demonstração de maquiagem indiana e o famoso Mehndi, desenhos feitos nas mãos e braços que datam de até seis mil a.C. e que as mulheres indianas usam em eventos religiosos e sociais, cuja simbologia está ligada com o universo feminino, que é a beleza.  A fotógrafa e maquiadora Ingrid Müller vai maquiar a modelo Letícia Sampaio. No próximo mês, o novo espaço cultural sediará um workshop sobre a modalidade artística chamada Mehndi, mas que é também conhecida no Brasil como “henna”.

‘Coragem’: Atriz e criadora da peça foi muito aplaudida em duas universidades da Índia (Foto: Divulgação)

‘Coragem’: Atriz e criadora da peça foi muito aplaudida em duas universidades da Índia (Foto: Divulgação)

Novo espaço cultural

Munida de mais essa bagagem, a artista Andréa Müller – que é formada em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e cursou teatro no Instituto de Artes e Ciências -, mantém contato com pessoas ligadas às artes em geral de várias partes do mundo. Experiência adquirida após 23 anos de trabalho no Sesc de São Paulo, como Arte Educadora e Programadora Cultural.

Todo esse conhecimento vem sendo investido no novo espaço cultural de Barra Mansa, que é anexo à residência onde mora com o marido e músico Luiz Cláudio e um casal de filhos.

– Entendemos de cultura, da relação artística e da arte com o saber e com o mundo. O espaço cultural será amplo e vai “dialogar” com o conhecimento. Não vai se restringir ao evento propriamente dito, mas sim com algo a acrescentar, como, por exemplo, movimentos LGBT, filosofia, educação, meio ambiente. A cultura será tratada com uma abrangência sócio/cultural, pois não faremos cultura para os que já se iniciaram e sim para os que possam acrescentar algo a mais – ressaltou Andréa.

A apresentação de hoje já será no novo espaço cultural, mas pode ser “encomendada” e montada em espaços diversos, até mesmo na rua. E, apesar do tema parecer adulto, a performance foi apresentada também para um público infantil, na parte sul da Índia. “Foi um sucesso entre as crianças, que fizeram muitas perguntas que os adultos não têm coragem de fazer”, recordou ela.

O espaço cultural vai receber artistas de toda parte do mundo. “Aquele que vier de fora para se apresentar aqui poderá ficar, pois faremos um hostel para facilitar a estadia”, salientou, acrescentando que espera ansiosa a reação do público com a sua mais nova criação.

 

Ficha Técnica

Andréa Müller – concepção e criação

Viviane Saar – supervisão geral

Renata Jesion – preparação corporal e vocal

Colaboradores:

Luiz Cláudio – pesquisa musical e assistência de supervisão

Ligia Prates – tradução

Áurea Müller – pesquisa de objetos de cena

Camilo Cerqueira – pesquisa ‘Oração Poema’, de Roseana Murray

Ingrid Müller – fotos e maquiagem

 

Serviço

O espetáculo ‘Coragem’, de Andréa Müller, será apresentado neste sábado, dia 27, às 18h, na Rua São Jorge, nº 290, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone (24) 99997-4339.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996