segunda-feira, 25 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Prefeitura realiza sábado e domingo a oitava edição do Festival da Cachaça

Prefeitura realiza sábado e domingo a oitava edição do Festival da Cachaça

Matéria publicada em 12 de julho de 2017, 08:30 horas

 


Programação conta com shows, oficinas e degustação

Piraí – Se você gosta de degustar uma boa cachaça, então vai curtir a oitava edição do Festival da Cachaça de Piraí, que será realizado sábado e domingo, dias 15 e 16, na Praça da Preguiça. Segundo o secretário municipal de Cultura e Esporte, Rogério Nunes, o evento é fundamental para estimular o produtor local.

– A cachaça é uma marca brasileira e representa bem nossa cultura – diz.

Para o evento já estão confirmadas as participações das cachaçarias Magnífica (Vassouras), Reserva do Nosco (Resende), Rochinha (Barra Mansa), Werneck (Rio das Flores), Da’Quinta (Carmo), Santa Rosa (Valença)  e Carvalheira (Vassouras). São rótulos de projeções nacional e internacional, com premiações nos dois cenários, algumas até campeãs do Concurso de Cachaça de Bruxelas.

Outra presença confirmada é da presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio (Apacerj), a cachaciére Kátia do Espírito Santo.

Segundo o coordenador de projetos culturais, Rodrigo Ciroco, o evento é uma realização da secretaria municipal de Cultura e Esporte e traz uma experiência gastronômica e cultural, com o Concurso de Quitandas & Quitutes, praça de alimentação, apresentações musicais com moda de viola, além da degustação e vendas de rótulos de cachaças da região Sul Fluminense, que estarão expostas em diversos estandes.

– O objetivo é promover um intercâmbio entre o público, cachacistas, vendedores, distribuidores, estudantes e colecionadores, gerando o fortalecimento da bebida destilada que possui alto valor social, econômico e cultural para o país – afirma.

Segundo ele, a expectativa é muito positiva e a organização espera receber visitantes de diversas cidades da região.

– O festival não era realizado há um tempo e estamos retornando esse ano. Antigamente ele acontecia dentro do Festival Café, Cachaça e Chorinho, agora, tornou-se um evento independente realizado pela prefeitura, o que é muito legal, pois entra como mais um evento no calendário cultural da cidade – fala.

E não é só de bebida que segue o festival. Haverá ainda um Concurso de Quitandas & Quitutes no sábado.

– Merendeiras da rede municipal de ensino apresentarão suas receitas na Praça da Preguiça e a população poderá degustar e dar seu voto, que será depositado em uma urna. A vencedora levará um lindo troféu para casa, além de todo reconhecimento – diz, ressaltando que o festival ainda contará com oficinas gratuitas de drinks e gastronomia. “As pessoas podem chegar e conferir as oficinas que estarão acontecendo na praça, com os chefs Dian, Ana Paula Teixeira e Lúcia”.

A programação contará ainda com muita música local, violeiros, jongo. Portanto, será um fim de semana variado em Piraí.

– Esperamos atrair turistas para a cidade. Para isso, está sendo criada ainda uma rota alternativa nos hotéis e restaurantes da cidade, que acontecerá paralelamente ao Festival da Cachaça – adianta.

Para o produtor da cachaça Werneck, de Rio das Flores, Eli Werneck, esse tipo de evento só vem influenciar ainda mais os produtores locais, que terão a oportunidade de mostrarem seus produtos.

– Estou no mercado desde 2011 e, inclusive, incentivei alguns produtores a participarem do festival. É importante que as pessoas vejam que nem tudo é uma simples pinguinha. Temos cachaças de qualidade, elaboradas e premiadas. Esse tipo de evento serve para mudar o conceito da população. O setor é grande e emprega muitas pessoas. Plantamos nossa própria cana e temos nossa própria produção – afirma.

Cultura e gastronomia: Prefeitura de Piraí fomenta turismo através do Festival da Cachaça (Foto: Divulgação)

Cultura e gastronomia: Prefeitura de Piraí fomenta turismo através do Festival da Cachaça (Foto: Divulgação)

 

Confira a programação do Festival da Cachaça de Piraí

 

– Sábado, dia 15

18h Abertura solene

19h – Show com Amorim e Amaral (violeiros)

Concurso de Quitandas & Quitutes – com merendeiras das escolas municipais

20h – Oficina de Drinks – Restaurante Verdejo

21h – Show com Geneci e Marcos Moran (violeiros)

22h – Resultado do Concurso de Quitutes

23h – Show com o Trio Barra Mansa

 

– Domingo, dia 16

10h – Abertura praça de alimentação

10h30 – Palestra na Câmara Municipal

Presidente da Apacerj

Empresários da plataforma E-commerce A2B

Associação dos Distribuidores de Destilados (RJ)

11h – Oficina de Gastronomia

Chefe Ana Paula Teixeira – Bistrô Manequinho

Chefe Lúcia – Hotel São João

12h – Apresentação Jongo Arrozal

14h – Show Instrumental

16h – Encerramento

Untitled Document