Primeira edição do Festival do Livro de Rio das Flores começa nesta quinta-feira

by Diário do Vale

Rio das Flores – A literatura vai invadir Rio das Flores de quinta-feira a domingo, 5 a 8 de outubro. A cidade realiza nesse período a primeira edição do Festival do Livro de Rio das Flores, na Casa de Cultura. Autores de renome nacional e regional já estão confirmados, entre eles, as escritoras Luiza Trigo e Luciane Rangel e o advogado e historiador Rodrigo Magalhães. Uma diversificada programação cultural foi organizada para os quatro dias de evento.

Luiza Trigo, também conhecida como Luly Trigo, é natural do Rio de Janeiro e autora de vários livros infanto-juvenis, entre eles, “Carnaval” (primeira obra), “A Caixinha Mágica” e “Na Porta ao Lado”. Lançou recentemente “Meu jeito certo de fazer tudo errado”, em co-autoria com a atriz Clara Castanho. Ela estará nesta quinta-feira, dia 5, em um bate-papo com o público.

A autora Luciane Rangel é outro destaque do festival. Ela escreveu vários livros onde mistura literatura com a cultura do mangá. Entre suas obras se destaca “Tenshi – Um Anjo sem Asas” e “Guardians”. Ela terá um encontro com o público na sexta-feira, dia 6.

Rodrigo Magalhães é mineiro de Rio Preto. Advogado e oficial de Justiça, participou de um projeto da FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde), onde foram recuperados documentos históricos diversos. A partir deste acervo, escreveu o livro “Descoberto da Mantiqueira: o sertão prohibido do Rio Preto”, com lançamento previsto para o festival no sábado, dia 7.

Elayne Amorim, professora valenciana, também estará no festival apresentando duas obras de fantasia. Os dois livros da série “Enquanto os Homens Dormem”, lançados também pela Interagir Editora, narram sobre a eterna luta entre vampiros e lobisomens. A histórica fictícia acontece, principalmente, nas cidades de Valença e Rio Preto. Elayne estará na sexta-feira autografando suas obras e no domingo, dia 8, participando de uma mesa de debates. Outros autores também estarão presentes, como Pit Larah, Thati Machado, Adriana Igrejas e Vinicius Grossos.

Estrutura e programação

Segundo Leonardo Pançardes e Rafael Motta, da GARBO Produções, o Festival do Livro de Rio das Flores contará com estrutura profissional, com estandes diversos, praça de alimentação e espaço para as crianças. A programação contará com palestras com variados assuntos, contação de histórias, apresentação de dança e shows com vários músicos da região. Haverá apresentações musicais todos os dias no Parque Municipal de Exposições, que será aberto ao público a partir das 17h. No palco, os shows estarão a cargo de Vitor Quaresmo (dia 5); Leo Moraes e Felipe Trindade e Banda (dia 6); Arnaldo Jr. e Disco Tools (dia 7) e Raquel e Jr. (dia 8).

O prefeito Vicente Guedes destacou a importância do Festival do Livro para a cultura local e o desenvolvimento dos alunos.

– Nossa finalidade com este evento é promover o acesso ao livro e incentivar a leitura, contribuindo para a formação pessoal e cultural da população. Ao participar do Festival do Livro na própria cidade, acreditamos que os alunos poderão ficar mais sensibilizados para a importância do hábito da leitura, pois terão contato com a diversidade dos livros e seus autores – ressalta Vicente.

Para a Secretária de Educação de Rio das Flores, Ana Paula Rocha Santos, o evento tem importante cunho educacional e social.

– O Festival do Livro também aproximará a criança, a família e a escola das artes, além de expor ao público tudo o que pode ser produzido quando se é estimulado. Enfim, estamos muito felizes com esse evento que será um espaço de convivência, difusão da cultura, agregando valores de cidadania para todos os participantes – destaca.

 

Serviço

Mais informações sobre o 1º Festival do Livro de Rio das Flores na página (https://www.facebook.com/festivaldolivroderiodasflores). O evento acontece de 5 a 8 de outubro na Casa de Cultura de Rio das Flores, na Rua Dr. Leoni Ramos, 11, Centro.

Festival do Livro de Rio das Flores: Luiza Trigo, Luciane Rangel e Rodrigo Magalhães são presenças confirmadas no evento (Fotos: Divulgação)

 

Confira a programação do Festival do Livro de Rio das Flores

 

*Quinta-feira, dia 5

8h – Oficina Musical com CataVento

8h30 – Dança Aquarela

9h – Contação de Histórias com Dirce Assis

10h – Bate Papo com Luiza Trigo

13h30 – Encontro com Luiza Trigo

14h30 – Dança Bambu e Dança Sincronicidade

15h – Bate Papo sobre Preservação Histórica

16h – Mesa redonda com Daniel Silvares e Sanger: Discutindo o avanço das ideias conservadoras.

17h – Abertura do Parque de Eventos

19h – Show com Vitor Quaresmo

 

*Sexta-feira, dia 6

9h – Oficina de Fabricação de Livros

10h – Contação com Pit Larah

10h – Encontro com autora Thati Machado

13h30 – Esquete de Hamlet ao coração de Telma – Almirante Rodrigues Silva

14h30 – Encontro com a autora Jô Coelho

15h10 – Bate Papo com Bruna Ferraz sobre “Sexualidade e gênero”

16h10 – Encontro com Luciane Rangel

18h – Identidade: Thati Machado e Vinicius Grossos

17h – Abertura do Parque de Eventos

19h – Show com Léo Moraes

22h – Show com Felipe Trindade e Banda

 

*Sábado, dia 7

9h – Bate Papo e Prática sobre Yoga

10h – Palestra sobre Alfabetização com Maria Mattos

11h – Contação de Histórias

14h – Bate Papo com autores Vinicius Grossos, Thati Machado e Luciane Rangel

15h – Contação de Histórias

17h – Debate sobre História Regional

17h – Abertura do Parque de Eventos

18h – Lançamento do livro Descoberto da Mantiqueira de Rodrigo Magalhães

19h – Show com Arnaldo Jr.

22h – Show com Disco Tools

 

*Domingo, dia 8

10h – Café com Papo: Bárbara Paranhos – Crenças e Autoconhecimento

11h – Contação de Histórias

15h – Bate Papo com Pit Larah e Jéssica Pançardes

16h – Bate Papo com Adriana Igrejas

17h – Abertura do Parque de Eventos

19h – Show com Raquel e Jr.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996