quarta-feira, 19 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Prodígio musical em Barra Mansa

Prodígio musical em Barra Mansa

Matéria publicada em 7 de maio de 2018, 18:42 horas

 


OSBM recebe nesta terça-feira o pianista vencedor do Programa Prelúdio, da TV Cultura; concerto será na Igreja Matriz de São Sebastião

Barra Mansa – A Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, mais uma vez será palco de um belo concerto da Temporada 2018 da OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa). Nesta terça-feira, dia 8, a orquestra, que será regida pelo maestro Vantoil de Souza, receberá o jovem pianista Estefan Iatcekiw, vencedor da competição do Programa Prelúdio 2017, da TV Cultura. O evento acontece às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
O maestro Vantoil de Souza, que também é diretor artístico da OSBM, convida a população de Barra Mansa e das cidades da região para assistir ao concerto, destacando a oportunidade de conhecer um novo talento da música erudita brasileira.
– Estefan é um músico bastante jovem e já com uma bagagem muito interessante. Destacou-se durante o Programa Prelúdio, emocionando quem acompanhou a competição, que é um incentivo para os jovens talentos do nosso país. Tenho certeza que será uma noite muito especial – afirma.
Para abrir o concerto, a orquestra executa “Batuque”, uma das obras mais conhecidas do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, que deu a ele a fama de nacionalista ou “precursor do nacionalismo brasileiro”.
Encerrando, acontece a apresentação de “Sinfonia No 6 op.60”, obra que marcou a produção musical do compositor tcheco Antonín Dvorák, sendo sua primeira publicada, embora não tenha sido a primeira que compôs.
O prefeito Rodrigo Drable também destacou a oportunidade, principalmente para as crianças, de assistir ao concerto. “É muito importante para as crianças e jovens ter a oportunidade de ver onde a dedicação e o estudo podem levar. Em nossa cidade, com o Projeto Música nas Escolas, proporcionamos a eles esse contato com a música, com a cultura. Esse jovem certamente será uma inspiração para quem tem vontade de se dedicar à música”, diz.
O evento é realizado pela prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra, Saint Gobain e apoio da Transporte Generoso.

Com 14 anos de idade: Estefan Iatcekiw é considerado um prodígio do atual cenário da música erudita brasileira

O solista

Natural de Curitiba, Estefan Iatcekiw, de apenas 14 anos, é considerado um prodígio no atual cenário musical do Brasil. Venceu no ano passado o Programa Prelúdio, exibido pela TV Cultura, que reúne jovens talentos (instrumentistas com até 25 anos e cantores com até 28) em um programa de televisão que une a música erudita ao formato de show de calouros. O vencedor ganha uma bolsa de estudos de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, oferecida pela Embaixada da Hungria.
Premiado com 1º lugar no International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianist, na Alemanha, além do prêmio por melhor interpretação da obra de Rachmaninov, o jovem pianista vem desenvolvendo uma trajetória de destaque. Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, aos nove anos fez seu primeiro recital solo, vencendo desde então vários concursos nacionais, dentre eles o X e XI Concurso Profª Edna Bassetti Habbith e o prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira do compositor Villa Lobos, o concurso nacional Souza Lima com o prêmio de Hors Concours, Concurso Nacional Mackenzie e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Participou da 32ª, 33ª e 34ª Oficina de Música de Curitiba, onde teve a orientação de professores de renome internacional como Olga Kiun, Robert Markham, Magdalena Lisak, Claudio Soares e Michal Karol Szymanowski.
Atuou como solista na Orquestra de Cordas da XXXIII Oficina de Música de Curitiba, sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Eliel Ferreira e Orquestra Prelúdio, sob a regência do maestro Júlio Medaglia. É aluno da professora Olga Kiun e teve aulas de teoria e harmonia com o maestro Osvaldo Colarusso.

Serviço

O concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acontece às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, em Barra Mansa, com entrada gratuita e classificação livre.

 

Um comentário

  1. Cidadão VR - O Original

    Parabéns Estefan! Com uma bagagem desse porte em tão pouco tempo, você vai muito longe! Sucesso!!!

Untitled Document