quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Programa incentiva a formação de novos leitores

Programa incentiva a formação de novos leitores

Matéria publicada em 17 de fevereiro de 2017, 17:22 horas

 


Rio – Quem visita as agências do projeto Mais Leitura tem sua atenção levada aos dizeres presentes no local: “Ler é o maior barato”. O programa desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza livros que custam de R$ 2 a R$ 4. Com milhares de títulos infantis e infantojuvenis, o projeto assume um papel importante no incentivo à leitura de crianças, oferecendo qualidade e entretenimento por um preço acessível. Do total de vendas, 40% são obras voltadas para o público mais jovem.

A variedade de títulos oferecidos pelo projeto surpreende o público, que tem à disposição obras acadêmicas, didáticas, romances e autoajuda, além de clássicos da literatura brasileira, coleções premiadas e livros infantis que contam histórias da Disney, Turma da Mônica, entre outras.

Rosângela Dias é pedagoga e mãe de Elias, de 7 anos. Ambos estavam andando pelas ruas de São Gonçalo quando decidiram visitar o Mais Leitura pela primeira vez.

– Como pedagoga, sou uma pessoa que estimula a leitura. Sempre contava histórias para o meu filho quando ele era bebê e acredito que isso ajudou a despertar o gosto dele por livros – contou Rosângela.

O jovem já incluiu a unidade do projeto Mais Leitura em São Gonçalo na lista de seus lugares favoritos da cidade.

– Gosto de ler livros, porque é assim que aprendo sobre muitas coisas. Aqui na loja do Mais Leitura é muito legal. Meu livro preferido agora é o Escola do Terror – disse Elias Dias.

Leitura: Cerca de 40% das obras do acervo são voltadas para o público infantojuvenil (Foto: Divulgação)

Leitura: Cerca de 40% das obras do acervo são voltadas para o público infantojuvenil (Foto: Divulgação)

Mais Leitura garante acesso à literatura de qualidade

Márcia Malafaia visitou o projeto Mais Leitura com o neto Lucas, de apenas 6 meses. A intenção da advogada é apresentar o mundo dos livros ao bebê o mais cedo possível, já que acredita que esse contato auxilia na formação das crianças.

– Mesmo o Lucas sendo muito novo, ver as figuras e nos ouvir contando a história de um livro estimula o raciocínio e a ideia de cores e de formas. Ele ainda não entende o conteúdo, mas aos poucos vai assimilando e isso se torna um grande incentivo no hábito de leitura que ele venha a ter no futuro – explicou Márcia.

A advogada acredita que os preços dos livros oferecidos pelo programa abrem as portas para que mais pessoas possam ter acesso à literatura de qualidade.

Com apenas 11 anos, Raíssa Cristina é uma frequentadora assídua da agência do Mais Leitura de São Gonçalo.

– É muito legal chegar aqui e encontrar vários livros que gosto, porque ler é muito importante para aprender mais – contou Raíssa, que tem como seus títulos preferidos A Pequena Sereia, Enrolados e Frozen.

As unidades fixas do Mais Leitura estão instaladas no Bangu Shopping, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 9h às 13h; no Shopping Bay Market, em Niterói, das 10h às 21h, de segunda a sábado; e na Rua Coronel Moreira César, s/n°, no Centro de São Gonçalo, com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h.

Além disso, a versão itinerante visitou mais de 80 municípios fluminenses e passou por pelo menos 22 comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Untitled Document