Projeto Sesc Partituras promove o encontro do Quarteto Iapó com o músico Salomão Soares

by Diário do Vale

Paraty – Em homenagem ao dia do compositor brasileiro, a série Concertos Sesc Partituras realizará em 16 cidades brasileiras, neste sábado, dia 7 de outubro, uma série especial apenas com obras de compositores vivos atuantes no século XXI.

O Quarteto Iapó é formado pelas violinistas Carol Panesi e Wanessa Dourado, a violista Elisa Graciela e o violoncelista Thiago Faria. A clássica formação de quarteto de cordas não impede que o grupo tenha uma abordagem popular brasileira e não se prenda a um único estilo musical. A palavra “Iapó” vem do Tupi e significa encontro de raízes. Encontro das diferentes raízes sonoras de cada integrante, encontro das raízes do Brasil.

Nessa apresentação o Quarteto Iapó conta com a participação do Salomão Soares, considerado instrumentista revelação do Brasil, único pianista da América Latina a ser convidado para participar do renomado Festival de Mountreux na Suíça em 2017. Especialmente para esse show, Salomão Soares tocará peças no acordeão com o quarteto de cordas Iapó.

Música: Quarteto Iapó é formado pelas violinistas Carol Panesi e Wanessa Dourado, a violista Elisa Graciela e o violoncelista Thiago Faria (Foto: Divulgação)

Música: Quarteto Iapó é formado pelas violinistas Carol Panesi e Wanessa Dourado, a violista Elisa Graciela e o violoncelista Thiago Faria (Foto: Divulgação)

Sobre o Sesc Partituras

O país não é somente o berço de grandes compositores populares. A música clássica brasileira também está repleta de talentos, basta lembrar os consagrados Villa-Lobos, Carlos Gomes ou Cláudio Santoro. Hoje as principais universidades públicas oferecem cursos de composição musical e existem muitos compositores reconhecidos produzindo e que carecem de espaço para mostrar suas composições fora dos raros festivais especializados.

Durante muitos séculos a música que se executava era sempre a música contemporânea, hoje, entretanto, no meio da música de concerto percebemos que existe cada vez menos espaço para a música nova.

O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical.

 

Serviço

Quarteto Iapó convida o músico Salomão Soares

Dia 7 de outubro, sábado, às 20h30, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 – Centro Histórico, Paraty

Entrada gratuita – Distribuição de senhas 30 minutos antes do concerto

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996