Quando o futuro acontece

by Diário do Vale

Quando o foguete Falcon Heavy enviou um carro para o espaço, no dia 6 de fevereiro passado, as imagens pareceram estranhamente familiares aos fãs da ficção científica. Em 1982, o desenho animado Heavy Metal, Universo de Fantasia, já mostrava um esportivo Corvette sendo lançado do ônibus espacial americano. A diferença é que na vida real foi um Tesla Roadster e o veículo de lançamento um foguete não tripulado.

E ao contrário do Corvette do filme de animação, o Tesla, do empresário Elon Musk, irá até onde nenhum carro jamais esteve. Orbitando o Sol entre as órbitas da Terra e do planeta Marte durante séculos. O carro no espaço foi a mais recente de uma série de previsões dos livros, filmes e quadrinhos de ficção que acabam se concretizando, geralmente, décadas depois do lançamento da obra original. Entre o desenho de 1982 e o lançamento de 2018 foram exatamente 36 anos.

O primeiro escritor moderno de ficção científica foi o francês Júlio Verne, que estabeleceu as bases do gênero no final do século XIX, em plena revolução industrial. Em “Vinte Mil Léguas Submarinas” (1870) Verne imaginou um submersível capaz de dar a volta ao mundo submerso. Ficção que virou realidade em 1960, quando o submarino nuclear americano Triton realizou a viagem imaginada pelo escritor. Em 1865 Verne já tinha ido mais longe enviando seus personagens para uma viagem até a Lua dentro de um projétil cônico. Antecipando em mais de um século a missão da nave Apollo 8 no Natal de 1968, 103 anos depois.

Os modernos computadores portáteis, chamados de tablets, apareceram em 1968 no filme de ficção “2001: Uma odisseia no espaço”. Em uma época em que os computadores eram máquinas enormes, que ocupavam uma sala inteira. Histórias em quadrinhos de heróis espaciais, como Flash Gordon e Buck Rogers, também anteciparam muita coisa que aconteceria mais tarde na vida real. Como passeios de astronautas pelo espaço e desembarques na lua e no planeta Marte.

Em 1963 o herói Buck Rogers explorou um mundo gelado, o Transitório 101, que tinha se desgarrado de um sistema solar distante. A nave de Rogers pousa em cima de uma calota de gelo instável, formada quando a superfície do oceano se congelou na viagem interestelar do pequeno planeta. Em 1963 era pura ficção, uma trama fantástica de história em quadrinhos. Até que em 1979 a sonda americana Voyager descobriu um mundo igual ao Transitório 101, a lua Europa do planeta Júpiter.

Atualmente a agência espacial americana Nasa planeja o envio de uma nave robô para tentar repetir a façanha do Buck Rogers. Encontrar vida no mar profundo que se oculta sob a capa de gelo. Outras pesquisas espaciais modernas também confirmaram a existência de planetas que se soltaram de seus sóis, como o Transitório 101 dos quadrinhos.

Outra previsão que virou realidade foram os robôs domésticos. Os antigos romances e quadrinhos futuristas eram cheios de autômatos que ajudavam os humanos no trabalho doméstico. Como Rosie, a empregada robô dos Jetsons. No Japão esses auxiliares cibernéticos já são uma realidade e podem aspirar o pó e tomar conta de uma residência na ausência de seus donos.

É claro que nem tudo saiu exatamente como previam os autores de ficção. Eles apostavam, por exemplo, que no futuro (quer dizer hoje) os telefones fixos seriam substituídos por videofones. Telefones com uma telinha de tv para mostrar o interlocutor. A internet e os computadores já permitem fazer isso, mas os telefones fixos estão quase extintos. Substituídos pelos onipresentes celulares, que imitam os comunicadores do seriado Jornada nas Estrelas.

1963: Buck Rogers no planeta congelado
1982: O carro espacial do desenho animado
2018: O Tesla Roadster entra em órbita
1870: O submarino de Julio Verne

 

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

1 comment

Anderson 25 de fevereiro de 2018, 07:49h - 07:49

O nosso presente é o futuro dos nossos antepassados, e, apesar da obviedade desta afirmação, não paramos para pensar na imensa gama de tecnologias que temos disponíveis hoje e que não estavam nem no sonho das pessoas décadas atrás.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996