Recitais marcam encerramento do ano letivo do Projeto Música nas Escolas

by Diário do Vale

Barra Mansa – Como não poderia ser diferente, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa vai fechar 2017 com música e belas apresentações. Começam nesta terça-feira, dia 28, as atividades de encerramento do ano letivo, com a apresentação dos recitais de alunos e professores. Hoje, serão realizados o de cordas, que acontece às 18h, e o de trompete, às 19h30, ambos na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro.

Na quinta-feira, dia 30, é a vez do Recital de Metais, às 19h, na sede do projeto, localizada no Parque da Cidade, no Centro. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

As outras apresentações – de madeiras, piano e saxofone e percussão – acontecem nos dias 4, 6 e 7 de dezembro, às 19h, também na sede do projeto.

Os recitais são realizados com o objetivo de mostrar às famílias dos alunos e à comunidade a evolução das crianças e jovens que aprendem a tocar os instrumentos por meio do projeto. Serão realizadas 17 modalidades de recitais (sopro, corda, percussão e piano) em seis dias, com participação de cerca de 400 alunos das mais de 70 unidades atendidas pelo projeto, envolvendo cerca de 30 professores apoiados pelo Departamento Pedagógico.

– Esse é um momento muito bonito do projeto, pois as crianças e jovens podem mostrar o que aprenderam e os familiares e a comunidade podem ver sua evolução. É muito emocionante ver a felicidade deles com seu crescimento e suas conquistas na música – disse o maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, instituição a qual o projeto é ligado.

Segundo a coordenadora do Departamento Pedagógico do Projeto Música nas Escolas, Renata de Almeida Machado, a estrutura pedagógica e psicopedagógica, juntamente com a artística, são a base para este evento.

– A motivação que nasce desse processo, assim como a importância do treino de tocar para um público, fazem parte dessas apresentações. Com isso, o aluno consegue equilíbrio emocional, domínio sobre o medo e a ansiedade, faz uma autavaliação do seu desempenho musical, desenvolvendo também a autoestima – afirmou Renata.

A coordenadora acrescenta que desenvolver a socialização das crianças é outro objetivo primordial dos recitais. “Aplaudem, são aplaudidos, torcem pelo amigo, são apoiados pela família e vivenciam uma troca de informações e novas descobertas. Por isso, a importância do ensino de música na Educação Básica, visando formar pessoas integralmente, tornando-as aptas a participar ativamente do mundo em que vivem, de modo a expandir suas potencialidades”, finalizou a coordenadora.

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, parabenizou os alunos do projeto e destacou a importância da educação musical na formação das crianças e jovens.

– Quero parabenizar os alunos pelos resultados alcançados e suas famílias por incentivarem o estudo da música, que influencia no processo de aprendizagem, melhorando a concentração, a disciplina, e também a autoestima. Parabéns também a todos os profissionais envolvidos para o sucesso desse projeto – disse ele.

O prefeito Rodrigo Drable também parabenizou os alunos e falou sobre a importância do projeto para o município. “Quero parabenizar essas crianças e jovens por sua dedicação ao estudo da música. Sempre que posso vou às apresentações e é com muita alegria e orgulho que vejo o desenvolvimento deles, que vejo os pais, os familiares orgulhosos de seus filhos. Isso é muito importante para a formação de um cidadão. É muito bom ver que abrimos caminho para as oportunidades que eles podem ter por meio da música”, destacou Drable.

Recitais: Objetivo é mostrar para as famílias dos alunos e à comunidade a evolução das crianças e jovens (Foto: Gustavo Dias/Divulgação)

Recitais: Objetivo é mostrar para as famílias dos alunos e à comunidade a evolução das crianças e jovens (Foto: Gustavo Dias/Divulgação)

 

 

Confira a programação:

 

Hoje, dia 28

18h – Recital de Cordas (Violino/Viola/Violoncelo/Contrabaixo)

19h30 – Recital de Trompete

Igreja Matriz de São Sebastião

 

Dia 30

19h – Recital de Metais (Trombone/Trompa/Eufônio/Tuba)

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Dia 4

19h – Recital de Madeiras (Flauta/Fagote/Oboé/Clarineta), com participação da Banda Sinfônica Juvenil

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Dia 6

19h – Recital de Piano e Saxofone

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Dia 7

19h – Percussão

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996