quarta-feira, 19 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Recitais marcam encerramento do ano letivo do Projeto Música nas Escolas

Recitais marcam encerramento do ano letivo do Projeto Música nas Escolas

Matéria publicada em 28 de novembro de 2017, 08:40 horas

 


Barra Mansa – Como não poderia ser diferente, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa vai fechar 2017 com música e belas apresentações. Começam nesta terça-feira, dia 28, as atividades de encerramento do ano letivo, com a apresentação dos recitais de alunos e professores. Hoje, serão realizados o de cordas, que acontece às 18h, e o de trompete, às 19h30, ambos na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro.

Na quinta-feira, dia 30, é a vez do Recital de Metais, às 19h, na sede do projeto, localizada no Parque da Cidade, no Centro. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

As outras apresentações – de madeiras, piano e saxofone e percussão – acontecem nos dias 4, 6 e 7 de dezembro, às 19h, também na sede do projeto.

Os recitais são realizados com o objetivo de mostrar às famílias dos alunos e à comunidade a evolução das crianças e jovens que aprendem a tocar os instrumentos por meio do projeto. Serão realizadas 17 modalidades de recitais (sopro, corda, percussão e piano) em seis dias, com participação de cerca de 400 alunos das mais de 70 unidades atendidas pelo projeto, envolvendo cerca de 30 professores apoiados pelo Departamento Pedagógico.

– Esse é um momento muito bonito do projeto, pois as crianças e jovens podem mostrar o que aprenderam e os familiares e a comunidade podem ver sua evolução. É muito emocionante ver a felicidade deles com seu crescimento e suas conquistas na música – disse o maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, instituição a qual o projeto é ligado.

Segundo a coordenadora do Departamento Pedagógico do Projeto Música nas Escolas, Renata de Almeida Machado, a estrutura pedagógica e psicopedagógica, juntamente com a artística, são a base para este evento.

– A motivação que nasce desse processo, assim como a importância do treino de tocar para um público, fazem parte dessas apresentações. Com isso, o aluno consegue equilíbrio emocional, domínio sobre o medo e a ansiedade, faz uma autavaliação do seu desempenho musical, desenvolvendo também a autoestima – afirmou Renata.

A coordenadora acrescenta que desenvolver a socialização das crianças é outro objetivo primordial dos recitais. “Aplaudem, são aplaudidos, torcem pelo amigo, são apoiados pela família e vivenciam uma troca de informações e novas descobertas. Por isso, a importância do ensino de música na Educação Básica, visando formar pessoas integralmente, tornando-as aptas a participar ativamente do mundo em que vivem, de modo a expandir suas potencialidades”, finalizou a coordenadora.

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, parabenizou os alunos do projeto e destacou a importância da educação musical na formação das crianças e jovens.

– Quero parabenizar os alunos pelos resultados alcançados e suas famílias por incentivarem o estudo da música, que influencia no processo de aprendizagem, melhorando a concentração, a disciplina, e também a autoestima. Parabéns também a todos os profissionais envolvidos para o sucesso desse projeto – disse ele.

O prefeito Rodrigo Drable também parabenizou os alunos e falou sobre a importância do projeto para o município. “Quero parabenizar essas crianças e jovens por sua dedicação ao estudo da música. Sempre que posso vou às apresentações e é com muita alegria e orgulho que vejo o desenvolvimento deles, que vejo os pais, os familiares orgulhosos de seus filhos. Isso é muito importante para a formação de um cidadão. É muito bom ver que abrimos caminho para as oportunidades que eles podem ter por meio da música”, destacou Drable.

Recitais: Objetivo é mostrar para as famílias dos alunos e à comunidade a evolução das crianças e jovens (Foto: Gustavo Dias/Divulgação)

Recitais: Objetivo é mostrar para as famílias dos alunos e à comunidade a evolução das crianças e jovens (Foto: Gustavo Dias/Divulgação)

 

 

Confira a programação:

 

Hoje, dia 28

18h – Recital de Cordas (Violino/Viola/Violoncelo/Contrabaixo)

19h30 – Recital de Trompete

Igreja Matriz de São Sebastião

 

Dia 30

19h – Recital de Metais (Trombone/Trompa/Eufônio/Tuba)

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Dia 4

19h – Recital de Madeiras (Flauta/Fagote/Oboé/Clarineta), com participação da Banda Sinfônica Juvenil

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Dia 6

19h – Recital de Piano e Saxofone

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Dia 7

19h – Percussão

Sede do Projeto Música nas Escolas

 

Untitled Document