Sala Preta oferece curso de teatro gratuito para moradores dos bairros Bom Pastor e Roberto Silveira

by Diário do Vale

Inscrições abertas: Interessados devem entrar em contato pelo Facebook, e-mail ou telefone divulgados (foto: Divulgação)

O coletivo Sala Preta está oferecendo seis vagas para moradores – a partir de 16 anos – dos bairros Bom Pastor e Roberto Silveira, em Barra Mansa, cursarem de forma totalmente gratuita o Curso Sala Preta.  A escolha desses bairros é devido os mesmos serem vizinhos do local que o coletivo ocupa há sete anos, o Tulhas do Café, no Parque da Cidade. As aulas acontecem aos sábados, das 14h30 às 18h30, no Tulhas do Café.

– Além do desejo de nos aproximar ainda mais desses territórios, desejamos que esse espaço que habitamos por meio da luta e resistência, também seja ocupado pelos seus vizinhos –  explicou a assessoria de comunicação do Coletivo Sala Preta.

Além de propor práticas simultâneas em jogos e improvisação, música e ritmo cênico, o curso desenvolve processos dramatúrgicos colaborativos. Desde o seu inicio, o Curso Sala Preta pretende promover a experiência teatral a partir de diferentes enfoques como, por exemplo, o corpo, o espaço, a visualidade, o ritmo, voz e canto, entre outros.

– O Curso Sala Preta, sempre foi pra nós do coletivo, um laboratório de experimentações de nossas práticas. Cada integrante desenvolve sua área de interesse e multiplica as técnicas e exercícios que aprende em seus aprimoramentos. Ao longo desses anos de curso fomos percebendo nossa vocação, enquanto grupo e também enquanto professores/diretores pelos processos dramatúrgicos autorais que resultam em espetáculos originais – explicou Danilo Nardelli, professor e integrante do Sala Preta.

Em seu 6º ano de edição, mais de 80 alunos já passaram pelo Curso Sala Preta. Todas as turmas finalizam-se com um espetáculo. Em 2013, deu-se a montagem “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertold Brecht; em 2014, duas montagens, “Transreal”, dramaturgia em processo e “Cenas do Absurdo”, colagem com grandes nomes do Teatro do Absurdo. Em 2015, também com duas turmas em duas montagens: “A Margem que te beira”, dramaturgia em processo e “O Parturião”, comédia de Luís Alberto de Abreu. Em 2016, “#NANUVEM”, e, por fim, em 2017, “Chora Agora Ri Depois”, ambos dramaturgia em processo.

Para mais informações para cursar de forma gratuita o curso Sala Preta, basta entrar em contato pelo facebook do coletivo ou pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo whatsapp (24) 99836-0737. Lembrando que para os interessados de outros bairros e até cidades vizinhas em realizar o curso, o Sala Preta ainda possui vagas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996