Star Wars: O Universo Expandido da saga de George Lucas

by Diário do Vale
Dark Empire

Quadrinhos: Desenhos são o melhor do ‘Império do mal’
(Foto: Divulgação)

Quando criou a saga de “Guerra nas Estrelas”, o cineasta George Lucas não previa o sucesso das aventuras de Luke Skywalker e seus amigos. Quando o filme virou uma febre mundial ele autorizou vários autores e editores a criarem o chamado Universo Expandido de Star Wars. São romances e histórias em quadrinhos que mostram aquilo que não aparece nos filmes. O que aconteceu com o contrabandista Han Solo antes de entrar para a rebelião? Como foi o casamento da princesa Leia? O que aconteceu logo depois da morte do imperador e da derrota do terrível Darth Vader?

Curiosamente, o Universo Expandido de Star Wars começou com um roteiro rejeitado para um filme. Em 1977, quando “Guerra nas Estrelas” estava para chegar aos cinemas, George Lucas imaginou uma continuação. Um filme de orçamento modesto, que custaria menos do que os 10 milhões de dólares gastos nas filmagens do primeiro Star Wars. No roteiro, Luke Skywalker e a princesa Leia fazem um pouso de emergência no planeta pantanoso de Minbam. Eles são atraídos pelo cristal Kaiburr, que amplifica os poderes da força. Se o cristal cair nas mãos de Darth Vader ele se tornará invencível. O problema é que Vader já se encontra no planeta e vai tentar tomar o cristal do casal de jovens heróis.

Quando Star Wars bateu todos os recordes de bilheteria a Fox exigiu uma continuação grandiosa. E Lucas criou uma nova história com a ajuda da escritora de ficção científica Leigh Bracket. O roteiro rejeitado foi entregue ao escritor Alan Dean Foster e virou o romance “Splinter of the mind´s eye” que nunca foi publicado no Brasil. É uma história alternativa, onde Luke e Leia não são irmãos e Vader não tem nenhum parentesco com eles. Han Solo não aparece e Luke só se refere a ele como sendo “um pirata e contrabandista”.

A história de Han Solo e de seu amigo Chebacca é o tema de uma trilogia do escritor Brian Daley. Publicada em 1979, quando o segundo filme de Star Wars, “O Império Contra-Ataca” ainda nem tinha chegado aos cinemas. A trilogia começa com Han Solo at Stars End. A história se passa dois anos antes do comandante da Millennium Falcon conhecer Luke Skywalker. E explica como ele se envolveu com o terrível Jaba the Hut. Daley explica uma das maiores mancadas do primeiro filme, aquela história de que a Falcon venceu a corrida de Kessel em 12 parsecs. Parsec é uma unidade de distância, é como dizer que venceu a corrida em 12 quilômetros.

No Brasil

No Brasil pouca coisa do Universo Expandido chegou a ser publicada. Uma das exceções é a ótima graphic novel Dark Empire da editora Dark Horse. Publicada entre nós pela editora Abril com o nome de Império do Mal. Com desenhos espetaculares de Cam Kennedy ela narra a luta de Luke, Leia e Han contra um clone do imperador Palpatine que ameaça a nova República. Kennedy é um mestre na arte de desenhar as naves da série e mostra os rebeldes no comando de dois Star Destroyers capturados, o “Liberator” e o “Emancipator”.

Mais recentemente chegaram ao Brasil os livros da saga “Herdeiros do Império”, do escritor Timothy Zahn. É outra história sobre os anos que se seguiram ao “Retorno do Jedi” e fala da tentativa do almirante Thrawn, comandante do destroier estelar Quimera, para tomar o poder. Os livros de Zahn ganharam vários prêmios e estão disponíveis no Brasil em belas edições da Aleph.

E quanto ao casamento da princesa Leia com Han Solo? Foi uma festa de arromba e a história toda está contada no livro “The courtship of princess Leia” de Dave Wolverton. Onde Han Solo precisa enfrentar um rival poderoso, o príncipe Isolder, que é rico e oferece para a noiva um dote irrecusável. Muitos fãs não aceitam esse universo estendido e acham que só vale o que está nos filmes. Não sabem o que estão perdendo.

 Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996