Syd Mead, o homem que viu o futuro

by Diário do Vale
Copacabana: Uma festa no Rio de Janeiro do futuro (Foto:Divulgação)

Copacabana: Uma festa no Rio de Janeiro do futuro (Foto:Divulgação)

Pouca gente já ouviu falar em Sydney Mead. Mas milhões de pessoas já apreciaram o trabalho, geralmente anônimo, deste americano de Minesotta. Mead é o responsável pelos veículos e cenários futuristas de filmes como “Blade Runner – o Caçador de Androides”, “Jornada nas Estrelas”, “Tron, Uma Odisseia Eletrônica”e “Elysium”. Aos 83 anos de idade Mead se recusa a se aposentar e suas concepções visuais poderão ser apreciadas no filme “Tomorrowland” que a Disney lançará nos cinemas em junho.

 

Imaginação de Mead

 

Toda a minha geração de escritores de ficção científica foi influenciada pelas coloridas pinturas de Mead. Como as que ilustram esta página. Mead nunca escreveu um romance ou conto. Ele imagina o futuro em sua mente e transforma essa imaginação em ilustrações. Formado em desenho industrial, Mead começou sua carreira trabalhando nas grandes empresas automobilísticas americanas, como a Ford e a General Motors. Na Ford ele trabalhou no departamento de estilos avançados, criando projetos futuristas de carros conceito. Mas sua imaginação ia além dos carros e ele começou a imaginar roupas, capacetes, prédios e cenários de uma civilização hiper avançada.

Suas gravuras chamaram a atenção dos diretores das empresas. E Mead acabou sendo contratado para pintar uma série de cenários futuristas para um livreto da United Steel Corporation. Em 1961 o artista criou sua própria empresa de desenho industrial. E continuou a sonhar com o futuro. Seus melhores trabalhos foram reunidos em um livro que marcou época. Sentinel, publicado em 1976 pela Dragon´s Dream, uma editora especializada em livros de arte. Exemplares do livro foram parar na mão dos produtores de Hollywood e Mead começou a ser contato pelos grandes estúdios de cinema.

 

Ilustrações de Mead em ‘Tomorrowland’

 

Em 1979 ele desenhou a nave extraterrestre V´ger para o primeiro filme de “Jornada nas Estrelas” no cinema. Ridley Scott chamou Mead para projetar os prédios e os carros voadores da Los Angeles futurista de “Blade Runner – o Caçador de Andróides” (1982). Quase ao mesmo tempo o desenhista criava o mundo eletrônico de “Tron” para os estúdios Disney. Os mesmos que o contrataram agora para projetar a cidade futurista de “Tomorrowland”. Entre “Blade Runner” e “Tomorrowland”, Mead desenhou veículos e naves para o filme “Aliens”, do James Cameron, “2010” e a estação espacial do recente “Elysium”.

 

O futuro para Syd Mead

 

Infelizmente o cinema nunca explorou todo o potencial do artista. Sua criatividade está na festa futurista da ilustração aí em cima. No futuro do Syd Mead as academias de ginástica serão peças de museu. As pessoas usarão umas roupas colantes cibernéticas capazes de estimular os músculos e garantir uma forma física perfeita. Sem cansaço, sem dor. Com corpos perfeitos as pessoas andarão seminuas como na ilustração. Telefone celular, computador, isso será coisa do passado. Capacetes de comunicação como os mostrados acima vão manter todo mundo conectado o tempo todo.

Detalhe, a festa na ilustração do Mead acontece em um apartamento do Rio de Janeiro. Ele esteve no Brasil nos anos 80, para dar uma palestra em São Paulo. Antes passou no Rio e adorou o cenário do Leblon e de Ipanema. A praia vista da sacada a esquerda é a praia de Copacabana. Neste mundo fantástico carros, ônibus e aviões serão coisa do passado. As pessoas vão deslizar pelas ruas em monocletas, giroscopicamente estabilizadas. E viajarão para resorts instalados em grandes estações espaciais.

Mead certamente não viverá para ver o mundo que imaginou. Mas suas concepções são uma espécie de mapa para o futuro que queremos viver. E para os ilustradores e desenhistas de produção de filmes e seriados futuristas. O futuro pode deixar de ser uma ameaça e voltar a ser uma promessa. Só depende de nós.

Jorge Luiz Calife/ [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996