Teatro a Bordo se apresenta no Horto Municipal de Porto Real

by Diário do Vale

Porto Real – Moradores terão bons motivos para irem às ruas, hoje e amanhã, quando acontecem apresentações do Teatro a Bordo, no Horto Municipal, Centro. Um palco itinerante iluminado com energia solar, cede espaço para a ficção e realidade. “De Sol a Sol” conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

Estes artistas são inspirados em trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.  As apresentações são alinhadas a arte e sustentabilidade.

O projeto, uma iniciativa da CCR NovaDutra, em parceria com a Prefeitura de Porto Real, utiliza desde 2015, eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.  Toda essa tecnologia deverá atrair, na avaliação do município, inúmeros pais e alunos.

Ontem duas escolas da rede municipal – E.M. Jose Ferreira, no São José e E.M. Maria Hortência Nogueira, no Jardim Real, Centro –  foram sorteadas para receberem os artistas, que visitaram as unidades de ensino, mostrando um pouco do que será apresentado nestes dois dias. Pelo menos 900 alunos, com idades entre nove anos à fase adulta, assistiram uma prévia da apresentação do Teatro a Bordo.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Lazer, Maria Madalena Ferreira, disse que o município dará total apoio ao evento que todas as unidades de ensino – somando cerca de 3,8 mil alunos – foram convidadas a participar do projeto. Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

– É uma grande oportunidade para ofertarmos, aos nossos alunos e comunidade, atividades artísticas que somam o nosso projeto educacional – ressaltou a secretária de Educação, lembrando que o projeto ainda tem outra vantagem: é gratuito, sem custos para o município.

Teatro de bordo

A programação do Teatro a Bordo é bem diversificada. O evento conta com personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade, passando pelas principais ruas do Centro de Porto Real. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

As oficinas educativas também acontecem de forma descontraída e para todos os públicos. Nelas os oficineiros ensinam fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados é criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. O projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR e tem o patrocínio da CCR NovaDutra, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de junho

11h00 – “Cortejo de Chegança” dos artistas

14h30 – Oficina: Confecção de Bonecos Brincantes

16h00 – Circo: Sessão Solene

18h30 – Apresentações locais

19h30 – Sessão de curta-metragens

20h00 – Teatro: “De Sol a Sol”

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996