domingo, 9 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Theatro Municipal do Rio realiza visita guiada musical

Theatro Municipal do Rio realiza visita guiada musical

Matéria publicada em 20 de fevereiro de 2018, 14:45 horas

 


Rio – No próximo sábado, dia 24, o Theatro Municipal realizará uma visita guiada musical. Com lotação máxima de 50 pessoas e ingressos comprados no próprio dia, o tour é acompanhado por trio de músicos, que também é o guia do público.

Durante o passeio, os visitantes ouvirão marchinhas e chorinhos de autores como Pixinguinha, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga e Waldir Azevedo, entre outros.

As visitas guiadas tradicionais recebem, em média, 35 mil pessoas por ano. Nos meses de férias escolares e de verão, aumenta o número de visitantes. São cinco horários de passeio por dia, com cerca de uma hora de duração cada, sendo que às 14h, há duas turmas bilíngues: português/inglês e português/espanhol. O programa só é suspenso durante os feriados. Os cinco guias têm formação em História ou História da Arte.

– O público percebe que pode ser acolhido, não precisa se sentir intimidado com a casa. O equipamento é para todos, é importante romper o estigma de que é um lugar para a elite. As pessoas descobrem que o teatro está à mão, é um lugar do povo – disse a coordenadora de Projetos Especiais do Theatro Municipal, Bruna Leite.

Além de detalhes da arquitetura e da decoração do prédio inaugurado em 1909, os visitantes conhecem bastidores e preciosidades, como pinturas e vitrais de grandes artistas. Objetos históricos como o piano da compositora Chiquinha Gonzaga, que foi adquirido pela autora da marchinha Ô abre alas em 1909 e restaurado em 2014, também fazem parte do passeio. A coordenadora do programa acredita que a ação estimula o respeito ao patrimônio.

– Muitas pessoas nunca vieram ao Municipal. Fazemos uma abordagem interessante de um marco da construção do Rio. Conhecer o equipamento, em todas as suas nuances é enriquecedor e desperta o desejo de voltar para alguma apresentação – afirmou Bruna.

Rio: Programa revela obras de arte e preciosidades da arquitetura do equipamento cultural (Foto: Divulgação)

Rio: Programa revela obras de arte e preciosidades da arquitetura do equipamento cultural (Foto: Divulgação)

 

Serviço

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, s/nº – Centro

Visitas guiadas

Todos os dias, em diversos horários

Visitas musicadas

Sábado, dia 24, às 13h

O trio de músicos é formado por Gabriel Biancardi Ferrante (flauta), Guilherme Lima de Carvalho (violão de sete cordas) e Jefferson Medeiros (pandeiro)

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Jandir Miranda da silva

    Qual o valor do ingresso?

Untitled Document