Toninho Horta se apresenta neste sábado no Teatro Gacemss, em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Hoje tem música boa em Volta Redonda! Em comemoração aos seus 50 anos de carreira, o guitarrista, cantor e compositor Toninho Horta fará, em primeira mão na região Sul Fluminense, o show de lançamento do seu primeiro songbook “108 partituras”. O show está marcado para às 20h30, no Teatro Gacemss, e vai inaugurar o projeto “SOLO MPB”. A apresentação terá a participação especial do cantor, compositor e violonista voltarredondense, Sergio Vieira, que também dirige a Estação das Artes Produções, realizadora do evento.

Como o próprio nome diz, o livro apresenta 108 músicas transcritas em partituras, com diagramas de acordes para violão e piano. O livro, que começou a ser trabalhado pelo músico em 2012 e foi finalizado no início deste ano, conta ainda com um breve histórico da vida e carreira do artista, letras de músicas, depoimentos e encarte colorido com fotos, além da sua discografia. É destinado especialmente aos estudantes de música, professores, pesquisadores, músicos profissionais e amadores.

Toninho Horta

Ao chegar ao Rio de Janeiro, no final dos anos 60, Toninho projetou-se no mercado nacional e nos anos seguintes, entre Minas Gerais e Rio, atuou em centenas de gravações ao lado de muitos artistas consagrados, entre eles Gal Costa, Nana Caymmi, Elis Regina, João Bosco e seu amigo e parceiro de Minas, Milton Nascimento.

Além do reconhecimento pela crítica mundial e por músicos de toda a parte do planeta, Toninho traz na bagagem 25 CDs lançados, de sua autoria. Em 2005, Toninho Horta recebeu mais um reconhecimento em sua carreira, com a indicação à sexta edição do prêmio Grammy Latino com o álbum “Com o Pé no forró”. O músico mineiro concorreu na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, ao lado de outros grandes nomes da música.

No show em Volta Redonda Toninho Horta interpretará um repertório bastante representativo de sua carreira e sucessos como Durango Kid, Beijo Partido, Diana, Manuel Audaz Aqui Oh e Céu de Brasília, entre outros.

Grandes sucessos: No show em Volta Redonda Toninho Horta interpretará um repertório bastante representativo de sua carreira (Fotos: Divulgação)

Grandes sucessos: No show em Volta Redonda Toninho Horta interpretará um repertório bastante representativo de sua carreira (Fotos: Divulgação)

Participação especial

O show terá ainda a participação especial do cantor, compositor e violonista de Volta Redonda, Sergio Vieira, que vai interpretar músicas do seu CD “Maracutaia”, lançado em 1999, e do seu próximo disco “Serenata Tupi”, no qual serão gravadas músicas que fez em parceria com os índios Tupi (Parakanã) da Amazônia. Sergio conviveu com eles na década de 90 pesquisando sua cultura.

Esse trabalho de pesquisa resultou no curta-metragem documentário “Awaeté Parakanã, o Povo de Verdade”, onde Sergio atua como diretor; no livro “Minha Viagem Musical na Amazônia”; e no CD “Serenata Tupi”, que igualmente abordam a sua inesquecível experiência de vida com os índios. Tanto o documentário quanto o livro e o CD terão os seus respectivos lançamentos feitos a partir de 2018 no Brasil e no exterior.

– Estou muito animado em participar desse show. Minha expectativa é a melhor possível. Toninho Horta além de ser um grande músico é meu amigo há mais de 30 anos. Dividir o palco com um profissional respeitado internacionalmente será espetacular. Vai ser uma grande realização profissional para mim, além de uma grande oportunidade para quem curte o trabalho dele. Acho importante valorizarmos o patrimônio cultural do Brasil – afirma Sergio.

Especial: Em sua participação Sergio Vieira vai interpretar músicas do seu CD ‘Maracutaia’ e de seu próximo disco ‘Serenata Tupi’

Especial: Em sua participação Sergio Vieira vai interpretar músicas do seu CD ‘Maracutaia’ e de seu próximo disco ‘Serenata Tupi’

 

Serviço

O show de Toninho Horta, com participação de Sergio Vieira, será neste sábado, dia 5, às 20h30, no Teatro Gacemss, Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Mais informações pelo telefone (24) 3343-3033. Os ingressos podem ser comprados no site (www.sympla.com.br).

 

Grandes nomes se apresentarão no Teatro Gacemss dentro do projeto SOLO MPB

Sendo uma realização da Estação das Artes Produções, que é dirigida pelo músico Sergio Vieira, o projeto SOLO MPB vai trazer aos palcos do Teatro Gacemss, em Volta Redonda, uma vez a cada mês, grandes nomes da MPB, que farão apresentações “solo”, permitindo que os artistas tenham maior liberdade para interagir com o público presente, contando e cantando as suas histórias e trajetórias, dando um caráter até mesmo didático aos shows.

O projeto também vai proporcionar a integração dos artistas locais com os artistas convidados, possibilitando que músicos, poetas, atores, cineastas, dançarinos, artistas plásticos e demais integrantes da classe artística de Volta Redonda façam uma participação especial nos shows dos artistas convidados.

– Essa é uma maneira de valorizar os artistas da nossa cidade, dando a eles maior visibilidade em seus próprios redutos e possibilitando que possam se aperfeiçoar profissionalmente, o que certamente poderá significar novas perspectivas para as suas carreiras – afirma Sergio Vieira, idealizador do projeto.

Segundo ele a intenção é que o projeto possa crescer, atraindo instituições públicas e privadas para que, através de novas parcerias, possam fortalecer esta iniciativa da Estação das Artes Produções, que pretende dinamizar e aquecer não só a cultura, mas também a economia de Volta Redonda.

– A realização de projetos e eventos culturais mexem com toda a cadeia produtiva integrada por hotéis, restaurantes, gráficas, prestadoras de serviços de sonorização, iluminação, segurança, comunicação, transportes, gerando não só novas alternativas culturais para Volta Redonda, mas também novas oportunidades de trabalho e renda para várias classes de profissionais – finaliza Sergio.

You may also like

1 comment

Eu mesmo 6 de agosto de 2017, 21:08h - 21:08

Nem de graça… obrigado.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996