sábado, 20 de janeiro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Um passeio pelo Sistema Solar

Um passeio pelo Sistema Solar

Matéria publicada em 18 de dezembro de 2017, 13:45 horas

 


Livro de Marcus Chown tem imagens recentes captadas pelas sondas da Nasa

Aprendemos mais sobre os mundos lá do espaço, nos últimos 50 anos, do que em toda a história da humanidade. Sondas espaciais da Nasa e da Agência Espacial Europeia visitaram planetas, luas e asteroides, obtendo imagens com que nossos antepassados nem podiam sonhar. Telescópios como o Hubble sondaram o mundo das galáxias, nebulosas e estrelas. O que foi ótimo para escritores de livros de astronomia, que podem criar livros fascinantes, cheios de imagens espetaculares fornecidas gratuitamente pelas agências espaciais.

É o caso de “Sistema Solar”, de Marcus Chown, que está saindo no Brasil pela editora Blucher.

O livro leva o leitor para um passeio pelos mundos do Sol, começando pelo pequeno Mercúrio e indo até o cinturão de Kuiper, onde se escondem centenas de cometas e pequenos mundos gelados. Cada planeta, lua ou asteroide tem direito a diagramas mostrando sua estrutura e fotos coloridas obtidas de vários ângulos. O que é ótimo quando queremos visualizar os anéis de Saturno ou os aspectos de suas coloridas luas.

“Sistema Solar” tem um preço que varia entre R$ 70 e R$ 100, dependendo da livraria, o que é barato para um livro todo ilustrado a cores e impresso em papel de boa qualidade. Serve de introdução ao tema para os estudantes que desejam participar das olimpíadas de astronomia, que acontecem todo ano.

É claro que existem outros livros semelhantes, que já abordei aqui nesta coluna. Mas são bem mais caros e difíceis de encontrar. As fotos incluem imagens obtidas pela missão da nave Cassini, a Saturno, da sonda Dawn que visitou o cinturão de asteroides. Das missões Voyager que foram até Urano e Netuno e das naves que estiveram em Vênus e Mercúrio. Sem faltar, é claro, as imagens de Júpiter, obtidas por várias espaçonaves robôs que incluem a Galileu e a recente Juno.

Todo esse material mostra que o universo é muito mais bonito do que poderíamos imaginar. E supera os sonhos mais loucos dos escritores de ficção científica. Mas a aventura espacial está apenas começando. Além do Sistema Solar encontram-se os mares de estrelas da Via Láctea e de outras galáxias.

 

Bonito: Imagens complementam o texto

Bonito: Imagens complementam o texto

Por Jorge Luiz Calife

jorge.calife@diariodovale.com.br

 

Um comentário

  1. Tenho este livro e ele é maravilhoso. Uma pena que não tem ainda as fotos de Plutão tiradas pela sonda New Horizons. Neste mesmo formato e pela mesma editora também é muito bom o livro “Os Elementos”, de Theodore Gray, ilustrado com fotos de amostras de todos os elementos químicos da tabela periódica. Obrigado pelas dicas de livros sempre boas da coluna.

Untitled Document