Uma aventura científica no espaço sideral

Por Diário do Vale

Como mostra a matéria lá na página 1, a humanidade está a beira de uma grande aventura no espaço sideral. Infelizmente muitas crianças brasileiras ainda não descobriram este tema. O espaço sideral para elas é um palco para filmes de ficção, como “Guerra nas Estrelas” e os “Guardiões da Galáxia”. Para estabelecer uma ponte entre a ficção dos filmes, e a realidade do Universo estrelado, a editora Moderna está lançando o livro “Perdidos no Espaço – Uma maravilhosa aventura de astronomia”, do americano Dan Green.

O livro usa uma situação imaginária, colocando o leitor no papel de um astronauta que precisa resolver uma série de desafios para realizar uma missão de salvamento no espaço sideral. É como um bom jogo de computador, onde o leitor aprende os fundamentos da ciência das estrelas enquanto acompanha a aventura sideral do personagem.

Dan Green estudou ciências naturais na universidade de Cambridge, e seus livros ilustrados fazem parte da série Jornada Científica. Neles os vários ramos do conhecimento são apresentados através de narrativas ilustradas, onde o leitor tem que responder perguntas usando os conhecimentos aprendidos no livro.

A edição brasileira custa em torno de R$ 44 e fala de coisas como explosões solares, planetas, luas e o Universo em geral. Livros assim servem de introdução aos vários ramos do conhecimento e podem despertar no leitor jovem o interesse por se aprofundar no assunto. Lendo livros mais complexos como “O Guia Ilustrado de Astronomia” da editora Zahar.

Algumas escolas tem incentivado a pesquisa nesta área, participando das conhecidas olimpíadas anuais de astronomia. Jovens brasileiros já ganharam prêmios de viagens para visitar os principais centros espaciais do planeta.

E a aventura do espaço pode começar com livros simples e divertidos como este. O futuro está lá em cima, entre as estrelas e os astronautas do futuro, que pilotarão naves como a Blue Origin ou a Dragon 2, estão começando agora a despertar suas vocações. As ilustrações do livro são do artista David Shepard.

Aventura: O astronauta e seu cachorro robô

Aventura: O astronauta e seu cachorro robô

 

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Anderson 25 de abril de 2017, 08:31h - 08:31

Muito interessante este livro, tomara que tenha boas vendas aqui no Brasil. Já vou comprar alguns exemplares para dar a algumas crianças de presente. Precisamos incentivar o gosto pela ciência em nossas crianças e adolescentes. Valeu Calife por mais esta indicação!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996