Vitalidade na música clássica do século XX é tema do concerto de agosto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

by Diário do Vale
Logo mais: A OSBM, sob regência do maestro Vantoil de Souza, recebe o flautista Felipe Braz para acompanhá-la na obra ‘Concerto para Flauta’ (Fotos: Divulgação)

Logo mais: A OSBM, sob regência do maestro Vantoil de Souza, recebe o flautista Felipe Braz para acompanhá-la na obra ‘Concerto para Flauta’ (Fotos: Divulgação)

Barra Mansa – O concerto de agosto da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa vai ser de muita energia musical. A OSBM selecionou obras representativas do século XX, que trouxessem a vitalidade deste período para o concerto. Com entrada gratuita, o concerto “A Vitalidade do Século 20” acontece nesta terça-feira, dia 9 de agosto, a partir de 20h. O palco da apresentação é a Igreja Matriz de São Sebastião.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência do maestro Vantoil de Souza, recebe o flautista Felipe Braz para acompanhá-la na obra “Concerto para Flauta”, de Aram Khachaturian. O solista é primeira flauta da OSBM e o convite faz parte do processo de valorização dos talentos do Projeto Música nas Escolas. Nesta temporada, a OSBM recebeu a violinista Maressa Portilho e o clarinetista Bezaleel Ferreira. Maressa se formou no Projeto Música nas Escolas e Bezaleel é clarinetista da OSBM. Recentemente, no concerto do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a OSBM estreou a obra “Fanfarra nº1”, de Hércules Alves, também músico do Projeto Música nas Escolas, comprovando, assim, a fórmula de sucesso do projeto e seus talentos.

Felipe Braz atuou, também, na Orquestra Experimental de Ópera da UFRJ, na Orquestra do Festival de Música de Campos dos Goytacazes e na Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente, o flautista é professor do Conservatório de Música de Niterói e do Projeto Música nas Escolas, mas não deixa de estudar. Felipe é aluno do professor Sergio Barrenechea, na UniRio, aprimorando continuamente sua arte.

Além da obra de Khachaturian, o concerto “Vitalidade do Século 20”, conta, ainda, com a obra “Tri Kartina”, composta pelo brasileiro Nikolai Brücher, e “Suíte do Ballet Estância”, de Alberto Ginastera. Nas obras que compõem o repertório do concerto, os compositores expressam a vitalidade que apenas uma orquestra consegue alcançar, com sua extensão e força musical.

 

Ficha Técnica

Regência: Vantoil de Souza

Solista: Felipe Braz, flauta

Programa:

Concerto para Flauta – Aram Khachaturian

Tri Kartina – Nikolai Brücher

Suíte do Ballet Estância – Alberto Ginastera

 

Serviço

O concerto ‘Vitalidade do Século 20’ será apresentado hoje, dia 9, às 20h, gratuitamente, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro de Barra Mansa.

 

Felipe

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996