A caminho

by Paulo Moreira

Volta Redonda será a primeira cidade do Médio Paraíba a receber o Detran Presente. O mutirão do Detran estará na cidade no dia 16 de setembro.

***

Será a 17ª edição do projeto, que, em quatro meses, já realizou mais de 25 mil atendimentos. O objetivo é reduzir as demandas reprimidas da região, com ofertas de serviços como emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade, renovação de CNH, vistoria anual de veículos e entrada com recursos para processos de multas.

***

O Detran Presente foi criado por Vinicius Farah, que assumiu a presidência do órgão estadual, em fevereiro deste ano. “O Detran Presente nasceu para facilitar e agilizar a vida do cidadão. Muitas vezes, a população perde um tempo precioso para realizar estes serviços. Num só dia e em um só lugar vamos oferecer inúmeros serviços. Com este mutirão, o Detran quer estar sempre presente ao lado do cidadão para facilitar”, diz Vinicius Farah.

***

Para criar o Detran Presente, a diretoria do órgão realizou um estudo no qual mapeou as cidades com maiores demandas reprimidas em todo o Estado do Rio de Janeiro. E Volta Redonda apareceu entre as 10 mais. “Volta Redonda é uma importante e estratégica cidade da região. No Detran Presente também poderemos atender os municípios vizinhos. O Detran Presente chegará para minimizar as demandas reprimidas”. destaca Vinicius Farah.

***

O local do mutirão de serviços ainda está sendo avaliado.Uma equipe de diretores do Detran-RJ deverá ir à cidade na próxima semana para definir o espaço que receberá o mutirão.

***

O mutirão também terá um curso gratuito de noções básicas de mecânica para os participantes. Serão três horas de aulas teóricas e práticas. No final, os alunos saem com certificado do Detran-RJ. Até agora, 150 cidadãos já receberam os certificado do curso.

 

Para taxistas

No último sábado, o Detran Presente teve sua primeira edição voltada para um público específico. O mutirão atendeu aos taxistas de todo o estado durante todo o dia num posto de vistoria da capital. Foram realizados 2.933 atendimentos. Outros públicos específicos também serão atendidos pelo Detran Presente. Os motociclistas e os colecionadores serão atendidos nos mutirões de 5 e 24 de setembro, respectivamente.

 

Oportunidade

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), torna público, a partir desta quarta-feira, dia 23, o edital de inscrição para o cadastro de reserva para as Bolsas de Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas pelo site da Faetec, no link “Bolsa Formação Pronatec”.

 

Cadastro

O cadastro de reserva de temporários é aberto aos servidores efetivos (exceto os que já possuem contrato temporário) da Fundação e aos profissionais que não possuem vínculo com a Faetec. Eles atuarão nas funções de Professor e Instrutor pelo período de vigência e necessidades exigidas pelos cursos.

 

Vagas

As vagas serão destinadas ao desenvolvimento dos cursos técnicos e de Qualificação Profissional como Construção Naval, Eletrotécnica, Dança, Informática, Produção de Moda, Mecânica, Automação Industrial, Eletrônica, Eletromecânica, Qualidade, Modelagem do vestuário, Conservação e Restauro.

 

Locais

Os cargos serão para preenchimento nas unidades de Barra Mansa, Bom Jardim, Marechal Hermes, Petrópolis, Quintino, Santa Cruz da Serra, Resende, Três Rios e Valença, além das Escolas Técnicas Estaduais Adolpho Bloch, Ferreira Viana, Imbariê, Juscelino Kubitscheck, Henrique Lage, República, Santa Cruz, Visconde de Mauá e de Restauro Carlos Werneck de Lacerda.

 

Critério

Os interessados deverão preencher o formulário disponível até o dia 4 de setembro e possuir a formação exigida para atuar na disciplina, com carência de acordo com as especificações do edital. Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade de realização dos cursos. A classificação para a concessão de bolsas se dará pela ordem da pontuação alcançada pelo candidato.

 

Placa grátis

Com 45 votos, a Alerj derrubou o veto ao projeto de lei 610/15, do deputado Luiz Martins (PDT) que autoriza o Detran a disponibilizar uma nova placa aos proprietários de veículos que tiveram a placa clonada.

 

Cirurgia

Outra proposta que vai virar lei é a que determina a realização imediata de cirurgia de reconstrução da mama, incluindo auréola, para mulheres que passarem por mastectomia. O procedimento deverá ser realizado logo após a retirada da mama, sempre que possível. O veto ao projeto de lei 1.843/12, do deputado Átila Nunes (PMDB) foi derrubado com 48 votos favoráveis.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996