Às escuras

by Paulo Moreira

Na hora em que deveria começar a sessão desta quinta (16) na Câmara Municipal de Volta Redonda, assessores e vereadores tiveram uma surpresa desagradável: acabou a energia elétrica na sede do Legislativo e em alguns prédios vizinhos.

***

Teve gente que se lembrou imediatamente de um discurso em que o vereador Carlinhos Santana (SD) reclamou do atendimento recebido na Light.

***

No fim das contas, a sessão foi cancelada.

 

Danos morais

Os desembargadores da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Jusitça do Estado do Rio (TJRJ) condenaram o município de Volta Redonda a pagar indenização por dano moral no valor de R$ 10 mil, mais atualização monetária, para uma servidora comissionada da prefeitura que ocupava o cargo de assessora parlamentar na Câmara Municipal. Ela foi exonerada durante a licença-maternidade e acabou não recebendo os benefícios do INSS a que teria direito. O relator foi o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. O processo foi iniciado em 2014.

 

Estradas I

O desenvolvimento do cenário agropecuário no município foi tema de um café da manhã realizado na manhã desta quinta-feira (16), no Sindicato Rural de Resende. Na ocasião, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Alberto Figueiredo, apresentou um panorama do setor no município e discutiu diversas questões relacionadas ao assunto.

 

Estradas II

O encontro é realizado mensalmente com o objetivo de aproximar os interesses dos produtores rurais das instituições ligadas ao tema. De acordo com o secretário Alberto, dentre os diversos assuntos tratados, como a pecuária leiteira e o cadastro geral dos produtores, o trabalho de recuperação das estradas vicinais pela Prefeitura de Resende tiveram destaque.

 

Estradas III

“Tiramos dúvidas e recebemos algumas sugestões. Sobre as estradas, é importante destacar que, desde o início do ano, já realizamos a manutenção nas estradas para o Morrão, Limeira e Serrinha, bem como todos os ramais da Resende-Riachuelo. Neste momento, estamos atuando na estrada que liga Bagagem à Fumaça, e estão no nosso cronograma as estradas que vão de Mauá à Bagagem e da Vargem Grande à Fumaça”, explicou.

 

Estradas IV

Estiveram presentes no café da manhã o secretário municipal Raphael Gattás e o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura, além de produtores rurais e representante de entidades do setor.

 

Negociação I

Em assembleia realizada na tarde de quarta (15) pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar, o funcionalismo deliberou pela proposta de reajuste salarial de 7%, aumento do Verocard e abono para os inativos seguindo o mesmo percentual do cartão alimentação.

 

Negociação II

A proposta foi votada no salão de festas do Posto Texaco. Os servidores participaram da assembleia, incluindo a diretoria do Sinspmar, os advogados da entidade – Thiago Teodoro e José Antônio Gomes – e o presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro – Fesep, Marco Antônio Correa da Silva, que falou sobre as dificuldades econômicas dos demais municípios. Dos 7%, 4, 94% são referentes à inflação de 2016, enquanto 2, 06% representam um começo da reparação das perdas salariais a partir de 2013.

 

Pendências

Antes de a votação das propostas acontecer, o Sinspmar explicou, através dos diretores e do corpo jurídico do sindicato, que questões pendentes dos servidores, como o pagamento das progressões e promoções do PCCR já homologado e do processo de insalubridade, as horas extras atrasadas e o 1/3 de carga horária dos professores serão judicializadas.

 

Mudança de data

A diretoria do Sinspmar também leu o ofício que foi enviado pela prefeitura, horas antes da reunião. Nele, além de citar de forma superficial as dificuldades pelas quais passam o governo municipal, é sugerido de maneira confusa que a discussão relacionada à negociação salarial seja adiada até outubro. Os servidores não entenderam se o adiamento está exclusivamente ligado ao dissídio deste ano ou se é uma mudança permanente, e vetaram a proposta por meio de votação.

 

Ofício

Dando seguimento ao processo de negociação salarial, o Sinspmar vai enviar um ofício sobre as decisões deliberadas em assembleia ao governo. Depois, entrará em contato com a atual gestão para agendar uma reunião com os secretários e, acima de tudo, o prefeito, na intenção de conseguir dialogar de forma tranquila e justa a respeito dos direitos dos servidores.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996