Conhecendo o comércio ambulante

by Paulo Moreira

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Banco VR de Fomento realizaram uma visita técnica nos bairros Vila Santa Cecília e Sessenta, com intuito de visitar o comércio ambulante.

***

A visita aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 27.

***

No início do mês, o prefeito Samuca Silva regulamentou o comércio ambulante na cidade, inclusive com normas que preveem o horário de funcionamento e limites para atuação.

 

Identificação

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, o objetivo foi identificar os ambulantes que estão utilizando o espaço público. “A regulamentação do trabalho dos ambulantes já foi feita e já cadastramos os trabalhadores. Agora vamos avaliar caso por caso de acordo com a lei, para fazer a operacionalização do mapa onde cada ambulante poderá atuar”, informou, lembrando que, por exemplo, um ambulante não pode ficar perto de um comércio que venda produtos similares.

 

Regulamentação

Joselito ainda lembrou que com a regulamentação dos serviços de ambulantes, os trabalhadores ainda serão encaminhados a se registrarem como Microempreendedores Individuais. “Com o MEI, eles terão garantias previdenciárias, o que é de suma importância para o futuro”, disse.

 

Capacitação

Já o diretor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky Gonçalves, disse que através de parcerias, o governo quer oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores. “Queremos que eles passem por capacitação, como cursos de empreendedorismo e da vigilância sanitária. O Sebrae também deverá oferecer curso de manuseio e segurança alimentar para os ambulantes”, acrescentou.

 

Valorização

O prefeito Samuca Silva disse que essa é uma forma de valorização da profissão. “Após as etapas da regulamentação, nenhum ambulante cadastrado precisará trabalhar com receio de estar infringindo a lei. É mais segurança para quem vende e para quem compra, que passa até a poder exigir a nota fiscal de um produto, já que os ambulantes serão MEI”, afirmou.

 

Segurança

Há três anos vendendo churros na Vila Santa Cecília, Rochana dos Santos, comemorou a regulamentação. “Acho importante, pois agora teremos mais segurança para trabalhar”, destacou. Outro ambulante, Gildásio da Silva, que vende acarajé, já fez sua inscrição na prefeitura, e também celebrou o projeto. “Eu acho muito legal o projeto, porque não vai sair de ordem. Regularizando todo processo, vai ser bom para todo mundo, pra nós, que estamos trabalhando, e para nossos clientes”, comentou, concordando com o prefeito.

 

Campeões

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, recebeu novamente os alunos do CIEP Dom Martinho Schlude participantes da equipe “Auto 291” que foram campeões da etapa nacional do Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4, no School Technology Challenge. Os jovens agora vão representar o Brasil na etapa mundial, que acontecerá em dezembro, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

 

Agradecimento

Os alunos e professores responsáveis agradeceram mais uma vez o empenho do prefeito e sua equipe em buscar parceiros para ajudar os alunos a custear o projeto e a estadia da equipe na etapa nacional, que aconteceu este mês em Campinas, São Paulo. O prefeito parabenizou os alunos e já estuda formas de ajudar a equipe para embarcar para Emirados Árabes no fim do ano.

 

Orgulho

“Foi com muito orgulho e prazer que recebi os alunos que tiveram o projeto selecionado na competição Land Rover 4×4 e agora vão representar o Brasil na etapa mundial. É com muita alegria que incentivamos os jovens da cidade e, com certeza como da última vez, buscaremos apoio para o custeio do projeto nesta nova etapa. Saibam que o agradecimento é meu, em ter uma juventude tão bem representada em Pinheiral para que as nossas crianças possam se espelhar”, disse o prefeito.

 

Projeto

Os alunos já haviam apresentado o projeto em junho e a partir desta apresentação, o prefeito solicitou que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Paulo Santana, buscasse apoio para o custeio do projeto, para que os pudessem participar da competição, que foi criada pela montadora de veículos Land Rover há 19 anos. A equipe de jovens entre 14 e 19 anos construiu um veículo com quatro rodas (4×4) controlado por rádio, de acordo com especificações fornecidas pelo Comitê Internacional de Regras.

You may also like

1 comment

camelô virou ambulante 29 de julho de 2017, 08:57h - 08:57

Porque quem fala de ambulantes é o Joselito quando a atividade é da alçada da Secretária de Fazenda Norminha Chinfrim?

Acho que a Norminha já subiu no telhado…..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996