Fim do churrasco

by Diário do Vale

O combate e a fiscalização da ‘Lei do Churrasco’, que proíbe o preparo de qualquer tipo de alimento em áreas públicas municipais, praias e ilhas de Angra dos Reis fazem parte do pacote de medidas anunciado na última semana pelo presidente da TurisAngra, Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, o Peninha, que integra o programa de ordenamento do turismo na Ilha da Gipóia.

***

Peninha esteve reunido, na sede da TurisAngra, com empresários de turismo e representantes da comunidade da região. Na ocasião, o presidente da TurisAngra comunicou que a entidade irá coibir e fazer cumprir os ofícios 634 e 635, da Capitania dos Portos, que impõem normas para a navegação de escunas, saveiros, iates e lanchas na costa da ilha.

***

Este conjunto de normas será válido por 30 dias até que um grupo de trabalho crie uma nova ordem para o turismo na ilha. Este grupo será formado por representantes do empresariado da cidade, da comunidade e da TurisAngra.

Outros pontos
Além da ‘Lei do Churrasco’, outros pontos estão determinados nos ofícios da Capitania dos Portos, como o limite de velocidade três nós para as embarcações nas áreas de praias, ilhas e marinhas e a utilização dos cais da Ponta da Piedade, da Escola e da Praia das Flechas (exceto para uso dos moradores). A atracação de escunas e saveiros nas praias das Flechas e Vitorino, a partir de agora, será permitida para as embarcações que tenham reservas antecipadas em restaurantes para seus passageiros. Também foi determinado que as embarcações do tipo ‘Taxi boat’ esperem o embarque e desembarque de seus passageiros por 20 minutos.

Teleinfos
A prefeitura de Mangaratiba, por meio da secretaria de Ciência e Tecnologia, anunciou a reativação dos Teleinfos do município. Das cinco unidades existentes – Itacuruçá, Muriqui, Praia do Saco, Rua da Palha e Conceição de Jacareí -, apenas o de Itacuruçá ainda não estará em funcionamento, pois aguarda a aquisição dos computadores e grades de proteção.

Comodidade
Nos espaços o usuário pode acessar internet com toda comodidade e assistido por um monitor. Redes sociais, sites de notícias e serviços bancários são algumas das opções que o internauta pode acessar. Nesta semana começam também as inscrições para os cursos de informática nos espaços. Quem estiver interessado é só se dirigir ao Teleinfo de sua localidade com os documentos básicos e efetivar a inscrição.
Os centros de difusão de informática de Mangaratiba também oferecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (em Muriqui, o horário é de 8h às 22h), telefonia para os moradores contatarem a prefeitura. Os cidadãos poderão ligar para qualquer setor gratuitamente. O serviço tem o objetivo de aproximar o Executivo e as pessoas.

Internet liberada
A secretaria informou também a manutenção em todos os locais do projeto ‘Praças Conectadas’, que oferece a moradores e turistas o serviço gratuito de acesso à Internet. O acesso é gratuito a qualquer cidadão, que poderá fazer uso da rede por meio de notebooks, tablets ou smartphones. O link gratuito se inicia a partir do Teleinfo local, e o raio de alcance se estende a toda praça onde o Teleinfo está localizado. A única exceção fica por conta da Praça Robert Simões que não conta com um Teleinfo, mas disponibiliza o sinal aberto no local. A velocidade da conexão é de 3Mb. Para o acesso o usuário deve ligar o dispositivo Wi-Fi do aparelho e se conectar a rede ‘PraçasConectadas-Mangaratiba’.

Regras
Os técnicos da secretaria estabeleceram algumas regras básicas para a liberação do sinal: Downloads (baixar arquivos) e acesso a sites exclusivamente adultos estão bloqueados. Há também uma limitação de horas: cada pessoa só pode acessar continuamente por três horas. Depois desse período, o acesso será novamente liberado somente após 24 horas.

Na conta
A prefeitura de Valença informou em seu site que o município possui diversas dívidas, o que impossibilita o pagamento integral dos valores devidos aos servidores referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016. Portanto, a prefeitura, através da secretaria de Administração, informou que o pagamento dos servidores referente ao mês de fevereiro será efetuado no dia 23, acrescido de 1/4 do valor total devido do ano de 2016.

Light esclarece
A Light S.A – concessionária de energia elétrica –, através de sua assessoria de imprensa, esclareceu o episódio que ocorreu na última quinta-feira (16) e acabou no cancelamento de uma inauguração de uma creche em Barra Mansa. Segundo a empresa, a 4ª Vara Cível da Comarca de Barra Mansa suspendeu a liminar que a obrigava a ligar a energia elétrica da Creche Divino Espírito Santo, no bairro Água Comprida.

Light esclarece II
Ainda de acordo com a Light, o juiz Antônio Augusto Balieiro entendeu que a solicitação da prefeitura não era uma religação e sim um pedido de ligação nova – já que a creche é nova. Este serviço, pelo qual qualquer concessionária de energia tem prazo regulatório de 30 dias, é diferente do pedido de religação, que pode ser executado em até 24 horas.

Light esclarece III
A concessionária de energia elétrica explicou que o cliente, no caso a prefeitura de Barra Mansa, ao solicitar esta ligação nova, deve apresentar um estudo técnico da demanda de energia da unidade, para que o fornecimento de energia seja realizado com segurança para os usuários da creche.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996