quinta-feira, 19 de outubro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Fora do conselho

Fora do conselho

Matéria publicada em 5 de outubro de 2017, 22:41 horas

 


O líder do movimento “Vem pra Direita” em Volta Redonda, Hermiton Moura, foi nomeado pelo prefeito Samuca Silva (Podemos) para integrar o Conselho Social de Volta Redonda.

***

Hermiton agradeceu pela lembrança, mas declinou do convite.

***

Motivo: ele integra o Observatório Social na cidade, que é um órgão criado pelo setor privado para acompanhar as licitações no município.

***

O conselho ficou composto por Alexandre de Melo Antunes, Alexandre Fernandes Habibe, André Telles Nogueira, Claro Mariano de Lima Filho, Evandro Queiroz Glória, Ivanil de Souza, José Bonifácio dos Reis, José Ivo de Souza, Mario Artur de Souza Fontes, Mauro de Oliveira Pereira, Sérgio Santos Ribeiro e Ubiraci Moreira de Souza.

Dia da Criança

A Ilha São João vai ficar muito animada no próximo dia 12 de Outubro. A Prefeitura de Volta Redonda vai realizar uma grande festa na Ilha São João e no Zoológico, para comemorar o Dia das Crianças. As atividades acontecerão no ginásio, complexo esportivo, pavilhão da Ilha São João e no Zoológico a partir das nove da manhã.

Atrações

Entre as atrações estão atividades de atletismo que inclui as corridas de velocidade, de revezamento, corrida do saco, com obstáculo, amarelinha, futebol para as crianças e toda família, badminton, atividades recreativas com água, com bexigas, basquete e muito mais.

Evento

“Vai ser um dia de muitas brincadeiras e alegria. Um evento completo, que organizamos com a união de várias secretarias para comemorar essa data. Vai ser um dia especial, bonito, repleto de atividades. Uma data a altura de toda a criançada”, disse o prefeito Samuca Silva, convidando a população para participar.

Atividades

De segunda a quarta-feira, de 8h às 11h e de 14h às 17h, as atividades recreativas, oficinas esportivas, jogos de salão, entre outras atividades acontecerão nos ginásios poliesportivos, praças e quadras espalhados pela cidade. Os bairros que receberão as atividades são: Açude, 249, Retiro, Santa Cruz, Santo Agostinho, Siderlândia, São Geraldo, Três Poços, Vila Rica, Ilha São João, Aterrado, Aero, Belmonte, Belo Horizonte, Brasilândia, Candelária, Coqueiros, Fazendinha, Mariana Torres, Minerlândia, Padre Josimo, Roma I, Roma II, Rústico, São Cristóvão, São Sebastião, Santa Rita de Cássia, Sessenta – (Praça da ETPC), Vila Brasília, Vila Mury.

Volta ciclística

A Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro irá promover neste sábado, dia 7, a partir das 8 horas, uma Volta Ciclística que tem como objetivo estreitar os laços entre a comunidade e a escola, além de incentivar a realização de hábitos saudáveis, estimulando as atividades físicas. Aberto a população, os participantes percorrerão por 11 km de bicicleta, saindo da unidade escolar, no bairro Santa Rita do Zarur, até o Parque Municipal da Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz, onde será feita uma atividade de conscientização ambiental. As inscrições serão feitas no dia do evento. A turma que tiver maior participação de alunos e familiares será pontuada no interclasse da escola.

De olho na água

Durante audiência pública nesta quinta-feira (05), a presidente da Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Lucinha (PSDB), declarou que fará, com técnicos das vigilâncias sanitárias Estadual e do Município do Rio, uma operação para fiscalizar o transporte de garrafões de água no estado.

Projeto

Além disso, a parlamentar apresentou aos participantes do encontro o substitutivo ao projeto de lei que trata da diferenciação entre águas minerais e águas adicionadas de sais (preparadas e envasadas com componentes químicos). “O PL foi votado em primeira discussão e recebeu emendas. Algumas foram incorporadas. Acredito que o novo texto seja votado já na semana que vem”, afirmou.

Mudanças

Lucinha explicou que uma das principais mudanças feitas foi a que determina que a água mineral seja vendida em galões de 10 e 20 litros de cor azul e a água adicionada de sais, em galões também de 10 e 20l (e não mais de 15l) de cor rosa. “Incorporamos também a emenda que estendeu o prazo de 90 para 180 dias para que as empresas se adequem”, esclareceu.

Mais projetos

A deputada relatou ainda que outros dois projetos sobre o assunto tramitam na Casa: um que cria o selo fiscal de qualidade para a água e outro que proíbe o uso de filmes plásticos que envolvem os garrafões e evitam que o consumidor veja o produto.

Sugestão

Assessor Técnico da Vigilância Sanitária Municipal do Rio, Eduardo Laviola sugeriu aos deputados a realização de uma operação durante o próximo verão para fiscalizar os caminhões que transportam garrafões de água. “É uma situação difícil de fiscalizar porque muitos caminhões não são do Rio e transportam os galões sem o menor cuidado, deixando o produto à mercê do sol e da chuva”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document