Homenageado

by Paulo Moreira

O ex-vice-prefeito de Angra dos Reis e ex-superintendente do Ministério da Agricultura, Essiomar Gomes, recebeu da Câmara Municipal de Itaperuna o título de cidadão Itaperunense.
***
A indicação foi feita pela presidente da Câmara, Amanda da Aidê, pelos serviços prestados durante a gestão dele na superintendência do Ministério da Agricultura.
***
De acordo com Essiomar Gomes, é um orgulho receber um título tão importante de uma cidade tão importante: “Itaperuna é a capital do noroeste. Estou muito feliz em receber essa homenagem pelo enorme carinho que tenho com essa região”.
***
Detalhe: Essiomar foi eleito vice-prefeito de Angra dos Reis em 2008. Ele exerceu a prefeitura durante um afastamento do prefeito Tuca Jordão, por dois meses, por motivo de saúde.

 

Direção na escola
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e o Detran firmaram parceria para implementar um programa que ofertará aulas teóricas de direção para alunos de 46 escolas de Ensino Médio em tempo integral do Rio de Janeiro. A iniciativa vai permitir que os jovens possam fazer a prova teórica para tirar a carteira de motorista ao completarem 18 anos, após concluírem os estudos.

Compromisso
A assinatura do termo de compromisso foi nesta quinta-feira (17), no Palácio Guanabara. Estiveram presentes o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; e o presidente do Detran, Leonardo Jacob.

Importância
“A iniciativa é importante, pois leva o jovem, em sua formação na escola, a aprender noções de leis de trânsito. Perdemos muitas vidas humanas no país por falta de informação, tais como não atravessar na faixa de pedestre, usar a moto sem capacete. A iniciativa é louvável e vamos trabalhar para estendê-la a toda rede estadual de ensino”, declarou o governador.

Alcance
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, o programa, pioneiro no país, abrangerá escolas da Região Metropolitana e do interior do estado. Inicialmente, 1.150 alunos serão beneficiados: “Os estudantes que participarão do projeto, que será ministrado no contraturno, terão uma grande vantagem, pois os alunos das autoescolas são obrigados a assistir a 45 horas de aula teórica e na rede pública será o dobro”, destacou Victer.

Examinadores
O projeto permitirá que o Detran ceda examinadores para atuarem como professores de direção. A iniciativa será possível por meio de uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê que a rede pública de ensino ofereça aulas extracurriculares em que o conteúdo ensinado é o mesmo oferecido pelas autoescolas.

Objetivo
“A ideia é formar o motorista e o cidadão ao mesmo tempo. Por isso, estamos lançando o programa durante o Maio Amarelo, porque a educação é um meio poderoso para reduzirmos a quantidade de vítimas de acidentes no trânsito. Conseguimos baixar esse número em 22% no ano passado, mas podemos fazer muito mais no futuro a partir desses jovens”, afirmou o presidente do Detran.

Aula inaugural
A aula inaugural será no Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, em data a ser agendada no mês de junho.

Crédito rural
O Sindicato Rural de Barra Mansa, em parceria com o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e com o programa Fazenda Legal, do Sistema Faerj (Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro), realiza, na próxima terça-feira, dia 22, uma palestra voltada para os pequenos, médios e demais produtores rurais da região. Com o tema Crédito Rural, o evento tem como objetivo expandir os horizontes do agronegócio, abordando questões financeiras, bem com os passos que o produtor precisa conhecer para adquirir as chamadas linhas de crédito.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996