Homenagem

by Paulo Moreira

Uma representante de Barra Mansa recebeu no final do mês de outubro a Medalha Tiradentes, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A homenagem foi entregue pelo Instituto Tiradentes à secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades, pelos avanços e relevantes trabalhados realizados na área educacional.

***

A honraria é confiada aos municípios que investem acima dos 25% obrigatórios em educação. O Instituto Tiradentes realizou uma enquete de opinião pública, por amostragem, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, via consultas telefônicas aos munícipes. Vereadores, secretários de Saúde e Procuradores dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo também foram condecorados durante a sessão solene.

***

“Foi um momento muito emocionante. Barra Mansa sai na frente, como destaque na área educacional e social. É gratificante ser homenageada com uma medalha que simboliza a minha dedicação nesses 30 anos de educação em Barra Mansa. Graças ao apoio do prefeito Jonas temos avançado na área da educação e esse trabalho tem sido reconhecido. Muito ainda precisa ser feito, mas creio que estamos no caminho certo”, disse Lusia.

Perda
Morreu nesta terça-feira (10) à tarde, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, a jornalista Sandra Moreyra, da TV Globo, considerada uma das principais repórteres da emissora carioca. Sandra não resistiu a um câncer no mediastino, região próxima do esôfago, contra o qual lutava há sete anos, de acordo com informações da Central Globo de Comunicação (CGCOM).

Histórico
Carioca, Sandra Maria Moreyra tinha 61 anos. O avô, o escritor Álvaro Moreyra, membro da Academia Brasileira de Letras, dirigiu importantes revistas nos anos 1950, entre elas Fon-Fon e Paratodos. Seu pai, Sandro Moreyra, fez história como um dos mais importantes cronistas esportivos do jornalismo brasileiro. Sua mãe, Lea de Barros Pinto, era professora. Sandra era irmã da também jornalista e diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra.

Lamenta
Governador Luiz Fernando Pezão lamentou a morte de Sandra Moreyra:
“Timbre inconfundível. Narrativa irretocável. Sandra Moreyra é e sempre será dona de um estilo único de se fazer jornalismo. A carioquice fica orfã e o telespectador também. Torço para que a sua receita de vida inspire as novas gerações de profissionais da imprensa. Todo o meu carinho à família desta grande dama do telejornalismo brasileiro”.

Paz
A Câmara Municipal de Volta Redonda aprovou nesta terça (10), em primeira votação, o projeto de lei da vereadora América Tereza (PMDB) que institui o Dia Municipal da Cultura de Paz a ser comemorado no último sábado do mês de outubro de cada ano. O projeto cria também a “Semana da Cultura de Paz”, que será realizada na última semana de outubro e visará à promoção da educação da cultura de paz, e determina que, durante esse período, as escolas municipais deverão hastear a Bandeira da Paz e realizar cerimônias alusivas ao “Dia da Cultura de Paz”.

Matrículas I
A Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realiza, esta semana, o sorteio público para ingresso nas escolas de Ensino Médio de referência. Na terça (10), foi feito o procedimento para os interessados em estudar no Colégio Almirante Rodrigues Silva, em Valença.

Matrículas II
Os contemplados serão divulgados, em tempo real, no site www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br. O resultado final do processo seletivo será divulgado na próxima sexta-feira (13/11).
Os selecionados deverão efetuar a confirmação da matrícula diretamente na unidade escolar, no período de 6 a 12 de janeiro. Na ocasião, será necessário apresentar a seguinte documentação: Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) e CPF; Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal (no caso de menor de 18 anos); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator RH.

Vagas
A oferta inicial é de 272 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, além da formação de cadastro de reserva. Dessas, 10% são destinadas aos candidatos com deficiência (independente da rede de ensino de origem), 5% aos alunos da rede privada e 85% da rede pública.
O acesso à rede estadual por sorteio acontece em caráter experimental, apenas nessas três escolas, com o objetivo de avaliar um novo modelo de ingresso, além do Matrícula Fácil. A escolha dos colégios estaduais se deu pelo fato de oferecerem o mesmo curso (Médio e de referência) em diferentes localidades do Estado do Rio.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996