Mosaico

by Diário do Vale

Pacto

O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) será confirmado esta semana como membro da comissão especial da Câmara dos Deputados que estudará mudanças na distribuição dos recursos arrecadados na forma de impostos – o pacto federativo.

Em diversos pronunciamentos na Câmara, Deley tem defendido que estados e municípios tenham uma parcela maior do “bolo” de impostos arrecadados, como forma de poderem cumprir seus deveres constitucionais sem precisar da ajuda federal.

 Oferta turística I

O Governo do Estado do Rio dará início depois de amanhã à elaboração do Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro (IOT-RJ). Licitado pela Secretaria Estadual de Turismo o trabalho será desenvolvido por acadêmicos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT será entregue em oito meses e sua execução contará com mais de 100 profissionais, que realizarão pesquisas de campo em diversos municípios fluminenses.

Oferta turística II

O evento contará com a presença de Nilo Sergio Felix, Secretário de Estado de Turismo; professor Sydney Luiz de Matos Mello, Reitor da Universidade Federal Fluminense; professor Marcello de Barros Tomé Machado, Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria, além de representantes de prefeituras e associações de turismo de todo o estado.

Oferta turística III

O Inventário da Oferta Turística, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), tem como objetivos mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos e serviços à disposição dos visitantes, assim como a cadeia produtiva do segmento de cada um dos municípios envolvidos no projeto. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) o inventário é um instrumento de fundamental importância para a elaboração de planejamento público. É também referência para investimentos privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística, colaborando para a gestão e estratégias promocionais dos municípios, visando o desenvolvimento do setor em todo o Estado.

Demissões I

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), Mauro Campos, enviou nota ao DIÁRIO DO VALE explicando a preocupação do setor com a redução no número de empregos. A nota, assinada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), nega que a queda no número de postos de trabalho no setor se deva à Operação Lava Jato, como declarou recentemente o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Demissões II

Segundo a nota, “a onda de demissões não tem apenas uma variável, e sim, várias, como o momento econômico do país e também o atraso nos pagamentos das obras contratadas do Minha Casa, Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.

Demissões III

Segundo a CBIC, o emprego no setor vem caindo desde abril de 2014, mesma data em que o governo começou a atrasar os pagamentos. “Estamos extremamente preocupados com o desemprego no setor. Sindicatos do Brasil inteiro estão nos atualizando sobre o quadro de demissões em seus estados. Demostram apreensão em relação ao futuro das empresas, pois constataram um acréscimo significativo no número de demissões”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Sem revista I

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), ofereceu ao governador Luiz Fernando Pezão, em conversa realizada na sexta-feira passada, que o Parlamento financie a compra de scanners corporais para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Sem revista II

É de autoria de Picciani, Marcelo Freixo (PSol) e André Ceciliano (PT), o projeto de lei, aprovado pela Alerj no dia 10 de março, por 45 votos a favor e dois contrários, que proíbe revistas íntimas nos presídios do Rio. O projeto prevê que as revistas sejam feitas por equipamentos que dispensam a necessidade de submeter os visitantes a revistas vexatórias.

Sem revista III

O presidente da Assembleia informou que vai propor à Mesa Diretora que a licitação para a compra dos equipamentos seja feita pelo Governo e que a Alerj repasse a verba necessária. Picciani afirmou que a Casa está à disposição do novo secretário de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro, para conversar sobre a aplicação da lei, que ainda precisa ser sancionada pelo governador Pezäo.

Sem revista IV

Os scanners são necessários para fazer as revistas de forma segura, evitando a entrada de objetos nos presídios sem constranger os familiares de detentos. Atualmente, só existe um equipamento do tipo em todo o Estado, usado no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996