Mutirões pela luz

by Paulo Moreira

A realização de mutirões permanentes nas áreas urbana e rural de Quatis para detectar as causas e verificar as soluções das constantes quedas de energia elétrica em Quatis foi uma das decisões acertadas na manhã desta segunda-feira, dia 24, no Centro Administrativo do Município, numa reunião entre o prefeito Bruno de Souza (PMDB) e o gerente regional da Light Serviços de Eletricidade, Renato Mello.

***

O primeiro mutirão acontecerá no começo de agosto, pelo Centro da cidade, mas o prefeito já solicitou à empresa que ainda no próximo mês aconteça uma vistoria nas comunidades.

***

A reunião desta manhã, no gabinete do prefeito, contou também com as presenças do vice-prefeito, Ralf Teixeira (PSC); do deputado federal Marcelo Mattos e do vereador Tadeu de Paula, ambos do PHS; dos secretários municipais Adriano Palma (Governo) e Aparecida Regina dos Santos (Finanças), além do presidente e do diretor de serviços da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Quatis, Renato Xavier Corradi e Gilmar José Pereira, respectivamente; Cláudio Mendes, responsável técnico pela concessionária no Município, e o produtor rural Gilberto Caldas.

***

Marcelo Mattos e Tadeu de Paula articularam a reunião desta segunda-feira com o prefeito, em razão das constantes reclamações da população quanto ao sistema de energia elétrica da cidade.

 

Mapeamento

Segundo o prefeito, com a realização do mutirão, será possível mapear as possíveis causas do problema em Quatis e definir imediatamente as medidas que devem ser tomadas para amenizar os transtornos causados à população. Ele salientou que, no caso dos produtores rurais, “os prejuízos são muitos, uma vez que devido às quedas de luz ocorrem prejuízos causados pela perda do leite”. Bruno frisou que possivelmente a solução para a zona rural será aumentar a capacidade do fornecimento de energia elétrica, “visto que o número de tanques de refrigeração teve um acréscimo bastante significativo nos últimos anos”.

 

Demanda

O prefeito citou o exemplo de São Joaquim, onde o aumento da quantidade destes equipamentos de refrigeração cresceu mais de cem por cento. No que diz respeito à área urbana, o prefeito lembrou os transtornos aos moradores e aos estabelecimentos comerciais, “pois uma quantidade expressiva de comerciantes depende da energia elétrica plena para conservar as suas mercadorias”.

 

Necessidade

“E hoje em dia podemos imaginar que todo e qualquer estabelecimento comercial utiliza a informática para o desenvolvimento das suas atividades, independente de precisar conservar ou não mercadorias. Há informações também sobre famílias que chegam a ter equipamentos danificados em razão do problema. Estamos reivindicando providências imediatas à Light. O Município está à disposição da concessionária no sentido de ajudar no que for possível para diminuir os problemas, mas pedimos providências em curto prazo para reduzir os transtornos aos moradores”, disse Bruno.

 

Iluminação

Outra solicitação do prefeito apresentada no encontro foi o apoio da concessionária visando à elaboração de um projeto técnico para a modernização do sistema de iluminação pública de Quatis. Bruno salientou que os investimentos no setor estão entre as prioridades da administração municipal, e estão estimados em mais de R$ 1 milhão.

 

Objetivo

O prefeito frisou que pretende concluir o seu mandato, em dezembro de 2020, “com pelo menos 80 por cento do sistema modernizado, motivo pelo qual as melhorias no setor estão sendo tratadas como prioridade nos estudos sobre o PPA (Plano Plurianual)”. O PPA é a peça orçamentária que aponta as prioridades do governo para os próximos quatro anos.

 

Parceria

O gerente regional da Light, Renato Mello, disse que a parceria com a prefeitura será importante para decidir as soluções a ser implementadas no sistema de iluminação. Renato classifica como viáveis novos investimentos no setor, já que a concessionária aumentou em torno de cem por cento, o orçamento destinado à manutenção das redes de distribuição de luz, “até porque a melhoria do serviço nas cidades abrangidas pela Light representa um compromisso da concessionária com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica”.

 

Verificação

Com os mutirões, vamos ter condições de verificar a necessidade de substituir transformadores, trocar equipamentos, pontuar as causas principais e até mesmo aumentar a carga de distribuição onde for necessário. A gerência regional do vale do paraíba atende Quatis e mais 18 cidades da região. O apoio da prefeitura será importante até mesmo para facilitar a chegada das nossas equipes nos locais de difícil acesso da zona rural, por exemplo – disse o gerente da concessionária.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996