O lixo e Angra dos Reis

by Paulo Moreira

A Prefeitura de Angra dos Reis extinguiu o contrato com a empresa de limpeza urbana Limppar.
***
Desde a semana passada, os funcionários da terceirizada vêm paralisando a coleta de lixo no município, alegando o não pagamento de direitos trabalhistas por parte da empresa.
***
A prefeitura abriu um processo de dispensa de licitação, devido ao caráter emergencial da situação, para a contratação de uma nova empresa, o que irá acontecer em até três dias.
***
Apesar do impasse na coleta de lixo, a Prefeitura de Angra tem feito operações emergenciais de coleta nos bairros do município para minimizar os transtornos à população.

Expectativa
A prefeitura acredita que na segunda-feira a situação já tenha voltado ao normal. Até lá, o pedido é para que a população colabore, reduzindo a quantidade de lixo descartado e, quando for possível, evitando o descarte do lixo, retendo-o em suas residências enquanto a coleta não volta ao normal.

Pezão e mais doze
Em mais um dia em Brasília para buscar alternativas para a crise financeira do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão participou, nesta quarta-feira (15), da reunião do Fórum Permanente de Governadores. Pezão e outros 12 chefes dos Executivos estaduais discutiram as pautas de interesse comum dos governos e, em seguida, se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, para pedirem celeridade na votação dos projetos que tratam da repatriação de recursos emitidos no exterior e da securitização da dívida ativa.
 
Projetos
“Pedimos prioridade na votação da questão da repatriação e do projeto do senador José Serra, que trata da securitização das dívidas ativas, porque é um dinheiro que pode entrar imediatamente nos cofres dos estados e dos municípios. O presidente Rodrigo Maia se comprometeu a colocar em apreciação o projeto de repatriação na Câmara. Pedimos também ao presidente Eunício que o Senado vote o mais rápido possível”, disse Pezão.

Força Nacional
O governador voltou a afirmar que o pedido da Força Nacional de Segurança e Forças Armadas foi uma medida preventiva, uma vez que a cidade está com muitos eventos devido à proximidade do Carnaval. “Precisamos muito de reforço, não é trivial ter 2 milhões de pessoas na praia, ter mais de 600 mil pessoas em blocos de carnaval, ter jogo do Flamengo e Botafogo, somente num final de semana. Não temos policiamento para dar conta de tudo isso. Eu agradeço muito ao presidente Michel Temer, ao ministro Raul Jungman, e ao ex-ministro Alexandre de Moraes, que há 21 dias já havia enviado a Força Nacional de Segurança para o Rio”, afirmou.
 
Solidários
Pezão destacou ainda que os policiais do Rio têm sido solidários com o governo: “Eles confiaram na nossa palavra e eu quero, sempre que possível, valorizar os policiais. Conseguimos fazer o pagamento dos salários ontem e honrar com mais uma parcela do aumento que havíamos dado em 2014”, ressaltou.

Verba vindo
Através de uma reunião entre o vereador Marcelo Cabeleireiro (PDT), Presidente da Câmara de Barra Mansa, e o deputado federal Luiz Sérgio (PT), o município irá receber R$ 498.478,70 (quatrocentos e noventa e oito mil quatrocentos e setenta e oito reais e setenta centavos).
Marcelo agradeceu o apoio e a liberação da verba pelo deputado e disse que a cidade e a população só tem a ganhar: “Quero agradecer o emprenho do deputado em atender ao pedido e liberar uma verba para uma área que está ainda tão comprometida em nosso município, que é a saúde. Luiz Sérgio sempre se empenhou nos assuntos relacionados a nossa cidade  e tem nos atendido muito bem” comemorou o presidente.
Reunião
O presidente disse que vai se reunir com o prefeito Rodrigo Drable para verificar quais são as localidades que estão precisando mais para a aplicação deste recurso: “Tenho certeza que o prefeito vai escolher o que for melhor para a cidade e para o povo de Barra Mansa. Desde o início do seu mandato temos visto como ele está trabalhando para resolver da melhor forma os problemas do município”, destacou Marcelo.

Insistente
“A liberação da verba é fruto da insistência e o bom trabalho realizado pelo vereador Marcelo, além de outras lideranças da cidade que sempre me solicitaram ajuda para a saúde municipal nas diversas oportunidades que tive de estar no município” destacou o deputado.

Origem
A verba é proveniente dos limites pré-estabelecidos no Orçamento da União que cada deputado possui para atender as demandas dos municípios. Os recursos foram destinados ao município em 2015, porém a liberação só ocorreu no último mês de dezembro e foi pago esta semana.

You may also like

1 comment

Carlos 16 de fevereiro de 2017, 20:42h - 20:42

Parabéns ao deputado pela liberação da verba mas… Que p**** de verba é esta que não tem destino? Toda verba federal é carimbada, tem projeto apresentado e aprovado previamente, ou seja: aí tem coisa mal explicada ou reportagem mal feita.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996