sábado, 16 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Plenário improvisado

Plenário improvisado

Matéria publicada em 8 de outubro de 2017, 22:16 horas

 


O plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda está em reforma, e enquanto isso as sessões do Legislativo estão ocorrendo no saguão da Casa, onde um plenário foi improvisado.

***

Um cidadão que conversou com a coluna sobre o assunto elogiou a atitude do presidente Sidney Dinho (PEN)  e demais vereadores.

***

Segundo ele, manter as sessões na sede da Câmara, além de servir como reforço para a imagem da instituição, evita que o Legislativo faça despesas, alugando um plenário provisório, ou fique “devendo favor” a outra instituição que cedesse suas instalações.

Pé na estrada

Quase 70 pessoas de diversas paróquias de Volta Redonda e Barra Mansa iniciaram na manhã deste domingo, dia 08, uma romaria a pé até o Santuário Nacional de Aparecida (SP), em comemoração ao dia da padroeira do Brasil, lembrado na próxima quinta-feira (12) e em ocasião da festa de 300 anos da aparição da imagem. Na bagagem: água, lanches, terços e algumas histórias de fé e devoção.

Bênção

A saída do grupo foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição no Conforto, em Volta Redonda. No local, os romeiros receberam a benção do bispo diocesano, dom Francisco Biasin. “Que esta caminhada até o Santuário Nacional de Aparecida em ocasião da festa dedicada a ela pelos 300 anos do encontro da imagem, seja uma ocasião de crescimento da fé para reforçar os sentimentos de devoção para com ela e que imitando-a nós todos e juntos com todos aqueles que os acompanham com as orações possamos também ser mais discípulos de Jesus na prática da virtude da fé, da esperança e caridade”, destacou o bispo.

Continuando

De acordo com a organizadora, Renata Alves, esta é a terceira vez que a Romaria é realizada. A primeira edição começou com  quatro pessoas, mas apenas duas conseguiram chegar até o destino. Já no ano passado participaram 17 pessoas, permanecendo 15 até o final. “Nós tivemos quatro meses de preparação de toda a equipe. A primeira providência é a segurança de todos nós na estrada devido ao perigo. Nós comunicamos a Polícia Rodoviária Federal, CCR Nova Dutra e temos o apoio da guarda municipal das cidades. Todos os participantes estão devidamente equipados com luminosos, coletes e refletores. Nós não caminhamos à noite e sempre no sentido contrário aos carros. Além disso, temos carros de apoio com todo o material de primeiros socorros. Este ano temos no grupo médicas, enfermeiros, farmacêuticos nos dando também um apoio”, explicou Renata.

Roteiro

De acordo com o roteiro do grupo, a saída será sempre às 5h30. Neste primeiro dia a parada será na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Resende, onde passarão a noite. No segundo dia a parada será numa pousada em Queluz e no terceiro dia numa pousada rural em Cachoeira Paulista, última parada antes de chegar ao Santuário. “Chegando em Aparecida a nossa noite será de vigília, novena, caminhadas da luz e coroação de Nossa Senhora”, explicou Renata.

Histórias de devoção

O aposentado Antonio Gonçalves Santos, da comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Volta Redonda vai participar da caminhada ao lado da esposa e em intenção da saúde da filha. “Já fui em 2015 nessa caminhada e meu propósito é pedir a Nossa Senhora a cura da minha filha que está com um problema nas pernas, e quem sabe na próxima caminhada ela consiga ir conosco”, destacou. Já o enfermeiro Fábio Grisol está indo em romaria para agradecer pelos cinco meses de vida do filho Benício. “Quando a gente fez os exames dele para saber sobre a saúde ainda durante a gestação eu prometi que se ele viesse com saúde, eu iria agradecer a Nossa Senhora durante essa romaria”, comemorou Fábio.

Ano Jubilar

Desde de novembro de 2016, a Igreja Católica no Brasil vive o chamado Ano Jubilar Mariano, em que foram realizadas várias atividades de devoção e recordação em ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul. Entre elas peregrinações da imagem que aconteceram no país. Na diocese, uma réplica fiel da imagem que foi encontrada, percorreu paróquias dos 12 municípios durante cinco meses. O encerramento dessa peregrinação aconteceu durante uma grande romaria que levou mais de cinco mil pessoas ao Santuário Nacional em junho. No próximo dia 12, uma grande festa será realizada em Aparecida e em comunidades de toda a diocese.

Cota feminina

Além de ser obrigatória a reserva de 30% das candidaturas proporcionais ás mulheres, pode ser que, a partir de 2020, haja também reserva de cadeiras para o sexo feminino em câmaras municipais, assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados.

PEC

Existe um projeto de emenda à constituição (PEC) nesse sentido tramitando na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada como está, a medida reserva ás mulheres 10% das vagas na primeira eleição, 12% na segunda e 16% na terceira. Em Volta Redonda, que tem 21 vagas na Câmara Municipal, seriam pelo menos duas vagas femininas em 2020. Se a parte decimal da percentagem for considerada, seriam três.

Untitled Document