Programa premiado

by Paulo Moreira

O programa SGR – Sistema de Gestão de Resíduos da Usina Presidente Vargas, da CSN, foi um dos projetos premiados durante o Congresso da Associação Latino-Americana de Aço (Alacero, na sigla em espanhol), realizado este mês em Buenos Aires.

***

Entre os 33 trabalhos inscritos, os jurados elegeram a iniciativa da CSN “por conta de sua inovação e pela sua fácil aplicabilidade em outras plantas”.

***

Cerca de 1.300 usuários na UPV utilizam o software, que gerencia todo o processo e garante a destinação ambientalmente correta dos resíduos. Com ele é possível controlar e registrar toda a movimentação de resíduos de forma automatizada.

***

A documentação é gerada de forma ágil e de acordo com as exigências dos órgãos ambientais.

***

Um dos ganhos alcançados com a implantação do sistema informatizado foi o gerenciamento eficientemente os resíduos gerados internamente, desde a geração, embalagem, transporte e armazenamento temporário, assim como a correta gestão de todos os Manifestos de Resíduos, com controle total do processo.

Na torcida
O sucesso da candidatura do futuro Parque Tecnológico do Sul Fluminense a verbas da Faperj  (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio) vai depender da avaliação do projeto, que será inscrito em uma licitação.

Na torcida II
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, sabe que a inscrição será feita e torce pelo sucesso da iniciativa, mas deixa claro que a avaliação será feita por critérios técnicos.

Visita
A Comissão Externa sobre o rompimento de barragem na região de Mariana (MG) terá reuniões segunda (16) e  terça-feira (17) na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, em Governador Valadares (MG) e em Colatina (ES).
Os parlamentares vão visitar as cidades afetadas pelo desastre ocorrido no último dia 5 que provocou uma enxurrada de lama e atingiu o Rio Doce, deixando mortos, desabrigados e desaparecidos.

Comissão
O coordenador da comissão é o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), que é presidente da Frente Parlamentar Ambientalista. Dos 17 integrantes da comissão, 14 são de Minas Gerais e 3 do Espírito Santo – estado que também foi afetado pelo rompimento das barragens.

Preocupação
A Prefeitura de Mariana suspendeu temporariamente a recepção de doações para as vítimas da tragédia. O objetivo é fazer um balanço do que foi doado e avaliar se o material recebido é suficiente para atender os atingidos. A intenção é evitar o desperdício da generosidade popular.

Assédio I
O assédio sexual a agentes da Polícia Militar do sexo feminino será discutido pelas comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em audiência pública. A reunião será nesta segunda-feira (16/11), às 14h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

Assédio II
Segundo a presidente da Comissão de Segurança, deputada Martha Rocha (PSD), o assédio em unidades militares é comum e pouco punido. “Em razão de hierarquia, as mulheres têm medo de denunciar. Queremos saber se os casos estão sendo apurados com rigor”, afirmou a parlamentar.

Investigação
Desde outubro, a Corregedoria da PM investiga um sargento da Unidade de Polícia Pacíficadora (UPP) do Santa Marta por assediar sexualmente policiais femininas. Ele foi denunciado anonimamente à 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

Convidados
Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; o corregedor-geral da Polícia Militar, coronel Victor Yunes; a comandante da UPP Santa Marta, tenente Tatiana Lima; e representantes do Ministério Público Militar, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes e da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio.

Audiência
A lei do piso regional para os trabalhadores do Rio, enviada pelo governo estadual, vai ser tema de audiência pública, nesta segunda-feira (16), da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O grupo, presidido pelo deputado Paulo Ramos (PSol), se reunirá às 11h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no Palácio 23 de Julho.
Foram convidados integrantes da secretaria de Estado de Trabalho e Renda, do Ministério Público e dos movimentos sindicais.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996