Se explicando

by Paulo Moreira

cmar

Representantes técnicos da Enel, antiga Ampla, compareceram à Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Angra dos Reis nesta terça-feira (18), em atendimento a requerimentos de autoria do vereador Marquinho Coelho, para prestar esclarecimentos aos vereadores a respeito dos transtornos enfrentados pelos moradores, devido ao deficiente sistema de fornecimento de energia elétrica no município.

***

Uma das principais questões abordadas pela porta voz da empresa, Cláudia Guimarães, foi o plano de investimentos da Enel para Angra dos Reis e a Região Costa Verde neste ano.

***

“Nossa meta é investir, em 2017, R$ 47 milhões aqui no município e em toda a região, em telecontrole – automação na rede que reduz o tempo das interrupções no fornecimento de energia elétrica; recondutoramento da rede; podas; novas conexões e redes mais robustas”, afirmou Cláudia, anunciando que, em maio, a subestação de energia de Itaorna será inaugurada.

***

A Relações Institucionais ainda abordou o alto índice de furto de energia elétrica no Estado.

***

“Mais de 20% da energia consumida no Estado do Rio de Janeiro não é faturado pela Enel, devido ao furto dentro desta área de concessão e isso prejudica e muito o trabalho da empresa”, frisou Cláudia, destacando ainda o papel social desempenhado pela Enel, principalmente através da tarifa social.

***

“A tarifa social é um benefício concedido a cidadãos cadastrados em programas sociais do Governo Federal. Este público pode comparecer à sede da Enel em Angra dos Reis, localizada no Parque das Palmeiras, ou mesmo em algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para requerer desconto na conta de energia elétrica”, informou.

***

Todos os vereadores tiveram a oportunidade de tirar suas dívidas e fazer reclamações aos representantes da empresa. O Vereador Marquinho Coelho ficou satisfeito com a postura da empresa.

***

“Fizemos uma Audiência Pública dia 5 de abril e a empresa, infelizmente, não compareceu, mas hoje esteve aqui prestando esclarecimentos aos vereadores. Seria importante que a Enel pudesse responder também aos questionamentos dos cidadãos e é isso que vamos buscar”, finalizou o parlamentar.

 

Energia solar

Com a finalidade de promover o investimento em energia solar fotovoltaica e heliotérmica, bem como sinalizar seu interesse no desenvolvimento local da indústria fotovoltaica, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a EDF Norte Fluminense, a PUC-Rio e a EGPEnergia, lançou o Atlas Solar do Estado do Rio de Janeiro.

 

Potencial

O atlas mostra que o Rio de Janeiro possuiu uma irradiação solar global anual que varia de 1.460 a 2.010 kWh/m². Em termos comparativos, a Alemanha, líder global na instalação de sistemas fotovoltaicos, possui um nível médio de irradiação solar de 1700 kWh/m².

 

Simulador

No site do Atlas é possível fazer o download do estudo e, através de um simulador, gerar dados sobre tamanho do painel fotovoltaico, capacidade de geração e prazo de retorno do investimento.

 

Economia

Com o conhecimento da irradiação solar, é possível calcular, por exemplo, a economia na conta de luz com a instalação de um equipamento de energia fotovoltaica. Isso porque, desde 2012, qualquer brasileiro que esteja disposto a fazer o investimento, pode conectar à rede elétrica um micro ou minigerador fotovoltaico e receber créditos na conta de luz pela energia excedente produzida.

 

Melhores locais

O estudo aponta que o Norte Fluminense, parte da Região dos Lagos e o litoral Sul do estado são as áreas com o maior potencial para produção de energia solar fotovoltaica. A Região Serrana tem a menor capacidade de geração solar do estado, mas, mesmo nesse cenário, a implantação de um sistema fotovoltaico tem viabilidade econômica.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996