Sepe discute ‘Pai-Nosso’ na Justiça

by Paulo Moreira

O núcleo de Barra Mansa  do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Sepe/RJ, ajuizou ação questionando a constitucionalidade da ordem de serviço da Secretaria Municipal de Educação que determina que alunos rezem o Pai Nosso na rede pública de ensino.

***

A medida do município também estabelece que os alunos desejarem fazer a oração, deverão declarar, por escrito, através de seus responsáveis, sendo apartados dos demais.

***

A ação foi distribuída à 4ª vara cível do Município, e nela o Sepe argumenta que se viola a laicidade estatal garantida no art. 19, I, da Constituição, e a dignidade das minorias religiosas.

***

O sindicato requer medida liminar no sentido de que o Município se abstenha de promover a orientação religiosa do Pai Nosso.

***

O Sepe argumenta ainda que o Ministério Público Federal havia recomendado, no fim do ano passado, que as unidades escolares do Município se abstivessem de recitar a oração “Pai Nosso” ou qualquer outra manifestação de cunho religioso.

***

O Município havia acatado tal recomendação, e o Sepe acredita que a revisão da decisão não poderia ocorrer sem fundamentação, e nem tampouco sem a participação da comunidade escolar.

 

Mais leitos

O Ministério da Saúde fez publicar no Diário Oficial da União a portaria que anunciou mais seis leitos de retaguarda para o Hospital São Francisco de Assis, em Porto Real. O Hospital conta hoje com 42 leitos. Agora terá 48 e os novos leitos terão um custeio anual de cerca de R$ 744 mil.

 

Destino

Os leitos serão destinados à enfermaria clínica, e estavam previstos no Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado do Rio de Janeiro.

 

Cobrança

Serfiotis vinha cobrando do Ministério a habilitação desses leitos desde o ano passado, pois o município precisa deles para melhorar a atenção aos pacientes, que passam por procedimentos de urgência ou emergência, e estão estáveis e precisando de reabilitação, ou adaptação, após processo clínico cirúrgico ou traumatológico: “Sem dúvida, é um ganho para a qualidade do atendimento em saúde no nosso município, principalmente para os usuários do Hospital, e é por este tipo de resultado que o mandato trabalha”, conclui Serfiotis.

 

Contra intolerância

A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos realiza, no próximo dia 19, o I Fórum Iguaçuano de Combate a Intolerância Religiosa. O objetivo do evento é reunir a sociedade civil e os poderes executivo, legislativo e judiciário para formular ações concretas no combate aos casos de intolerância religiosa na Baixada Fluminense. A região foi responsável por 30% das denúncias recebidas pela secretaria nos últimos dois meses.

 

Participação

Além do secretário de Direitos Humanos Átila Alexandre Nunes, liderança religiosas, acadêmicas e representantes dos poderes legislativo e judiciário estarão no Fórum.

 

Bicicletas

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que determina a instalação de bicicletários nas cidades brasileiras. Pelo texto, os municípios e o Distrito Federal deverão definir um percentual mínimo dos estacionamentos públicos e privados para bicicletários, com conforto e segurança e respeitando as peculiaridades locais. A dimensão, o posicionamento e a sinalização desses espaços deverão obedecer às normas técnicas vigentes.

 

Previsão

Além disso, a construção ou a ampliação de edifícios públicos ou privados de uso público deverá prever a instalação de bicicletários, acompanhados de vestiários e banheiros para utilização dos ciclistas que trabalham nesses locais.

 

Mobilidade

A proposta inclui a medida na Política Nacional de Mobilidade Urbana. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ) a seis projetos de lei que tramitam em conjunto e tratam do assunto. O substitutivo aproveitou os pontos básicos de cada uma das propostas.

 

Incentivo

“As medidas propostas servem de instrumentos de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer e criam condições de conforto e segurança aos ciclistas”, observou Hugo Leal.

 

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

You may also like

11 comments

Ary Góis 15 de outubro de 2017, 11:56h - 11:56

Reza obrigatória é um retrocesso dos Infernos. E os professores e alunos judeus, umbandistas, ateus, livres-pensadores? Vão perder tempo de aula enquanto os demais rezam? Esse troço de Pai-Nosso tinha que ser fora de horário de aula.

João Carlos 14 de outubro de 2017, 18:31h - 18:31

O estado é laico e não ateu. Acho estranho a repulsa ao ato de rezar o pai nosso. É sem dúvida a reza ou oração mais aceita por diversas manifestações culturais de cunho dogmático religioso. Cabe ressaltar que se alguma manifestação religiosa se sentir preterida pode apresentar projeto e se sentir descriminada recorrer ao judiciário. Vejam recente julgamento do STF. Vi vários projetos de capoeira e de algumas artes marciais em colégios e estes possuem doutrina filosófica. Então estou vendo alguma intolerância no ato, já que este não é obrigatório. Não se esqueçam que a religião que tem como fé o cristianismo é uma manifestação cultural grandemente difundida no Brasil.

nina 14 de outubro de 2017, 12:26h - 12:26

O Estado e laico. As escolas públicas também!

guto 14 de outubro de 2017, 13:24h - 13:24

Onde Deus é excluído, a lei da organização criminal toma seu lugar, não importa se de forma descarada ou sutil!

Jão 14 de outubro de 2017, 21:07h - 21:07

Qual o problema em falar de Deus??? Ainda mais pra essas crianças sem apoio nenhum, talvez seja essa a única saída.

O Grande Satã 15 de outubro de 2017, 12:33h - 12:33

gutoooo, meu pequeno cabrunco, vou invocar o espírito do Tinhoso para turbinar seu remedinho tarja preta.

Indefeso 14 de outubro de 2017, 09:46h - 09:46

Rezar não pode, falar para criança do primeiro seguimento(1 ao 5° ano) sobre sexo, genero e outras besteiras podem, o que o sepe deveria é criar vergonha na cara e cobrar que as matérias português matemática…, fossem ensinamentos primordiais nas escolas, a isso da trabalho, isso eles não querem.

Marcha da Família com Satanás 14 de outubro de 2017, 11:08h - 11:08

Demoniozinho, faltou aula de Português pra vc, pelo visto. Pelo amor de Satanás.

guto 13 de outubro de 2017, 22:47h - 22:47

O “Pai-Nosso” não pode ser rezado, contudo frases mentirosas sobre as virtudes da esquerda brasileira podem e devem continuar a serem ditas pelos professores, que já foram doutrinados pelos comunistas brasileiros!
Por isso que o SEPE é contra a ” escola sem partido…
E, também, continuaremos sempre nas últimas posições em todos os testes internacionais sobre avaliação do ensino brasileiro…

Marcha da Família com Satanás 14 de outubro de 2017, 11:05h - 11:05

Meu pequeno demônio roedor de hóstia do Gardenal vencido, queremos o direito de louvar nosso Grande Satã. Invoquemos juntos o poder das Trevas. Sua alma semialfabetizada conhecerá o poder das Profundezas!!!

guto 14 de outubro de 2017, 12:29h - 12:29

São Miguel Arcanjo, guia dos exércitos celestes, sede a nossa proteção neste grande combate; com a força divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que para perdição do mundo, da Igreja e da Obra nos afligem.
Amém.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996