Títulos de cidadania

by Diário do Vale

Com a presença de inúmeras autoridades, a Câmara de Barra Mansa realizou sua homenagem aos 185 anos de emancipação da cidade. Em sessão solene, no Palácio Barão de Guapy, na quinta-feira (28), os vereadores entregaram 51 títulos de cidadania barramansense.
*
O título é a maneira que a cidade tem de homenagear os cidadãos que não nasceram em Barra Mansa, mas que ao longo de sua vida têm se dedicado ao desenvolvimento da cidade, conforme destacou o presidente da câmara, vereador Marcelo Borges da Silva.
*
-O evento é para acolher os cidadãos que tanto contribuem para nossa cidade, edificando o nome de Barra Mansa. Essa é a maneira que temos de expressar nossa gratidão e reconhecimento a esses homenageados, por sua ética e atuação exemplares – declarou Marcelo Borges.
Os novos cidadãos barramansenses possuem de 21 a 91 anos, demonstrando, assim a diversidade de homenageados, que contemplam diversas profissões e naturalidades.
*
O critério para concessão do título foi o legado que tais pessoas deixaram para cidade em suas diversas áreas de atuação. O coordenador administrativo da Secretaria de Governo de Barra Mansa, Paulo Davi dos Santos Nascimento, indicado para pelo vereador Paulo Afonso Sales Moreira da Silva para receber a cidadania barra-mansense, falou me nomes dos homenageados, lembrando da responsabilidade que recebem a partir daquele momento.
*
-Falar em nome dos homenageados me deixa muito feliz, assim como todos nós estamos felizes nesta noite. Esse título nos traz uma grande responsabilidade com a reconstrução da cidade, pois nos tornamos legítimos cidadãos barramansenses – afirmou Paulo Davi.

Aliás
O prefeito Rodrigo Drable Costa lembrou a criteriosa escolha para a concessão dos títulos, conferindo ainda mais importância.
-O título de cidadão barra-mansense, que é concedido na data de 03 de outubro ou próxima à ela, como nesta noite, manifesta o reconhecimento da cidade para as pessoas que de alguma forma contribuíram para seu crescimento, marcando em seus coração, de forma indelével, o nome de Barra Mansa. Cada uma dos homenageados merece esse título, concedido por escolhas justas e oportunas pelos vereadores – declarou o prefeito, convidando toda a população para participar dos eventos comemorativos pelo aniversário da cidade.

Agradecimento
Representando os 19 vereadores, Thiago Valério, agradeceu a atuação de cada um dos homenageados, que os levaram a ser intitulados cidadãos barra-mansenses.
-Referencio todos os homenageados, que não nasceram em Barra Mansa, mas romperam a barreira do território, trabalhando por esta cidade. É preciso romper esta e outras barreiras para que exerçamos com afinco nossa cidadania. Hoje venho aqui apenas agradecer pelo tanto que vocês fizeram por Barra Mansa – agradeceu Thiago Valério.

Moção
Durante a sessão, o vereador Vicente Carneiro Leão Filho entregou moção de congratulação à Loja Maçônica Independência e Luz, pelos 130 anos da Escola Vieira da Silva, primeira escola de alfabetização de adultos do Brasil. Lembrando, assim, do poder de inovação de Barra Mansa.

Conferência no Chile
Angra dos Reis será representada na “Conferência das Cidades, Implementando uma Nova Agenda Urbana na América Latina e no Caribe”, que acontecerá de 2 a 6 de outubro, na cidade de Santiago, no Chile.
O evento é realizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal das Organizações das Nações Unidas, com apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá e da Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ).

Plano de ação
A agência concluiu a primeira etapa do Plano de Ação desenvolvido em Angra dos Reis. E mais: a cidade está entre as três contempladas com esta cooperação internacional para desenvolvimento de projeto de gestão de risco de desastres por eventos extremos e por condutas humanas na América Latina e Caribe.
A segunda etapa do plano será em Angra dos Reis nos dias 16 e 17 de outubro.

Sem custo
Angra dos Reis foi convidada a participar da Conferência pela Cepal, que arcará com todas as despesas dos participantes como transporte, hospedagem e alimentação.
O secretário Executivo de Planejamento e Gestão Estratégica, André Luís G. A. Pimenta irá representando o município e vai ministrar uma palestra sobre “Planejamento, Resiliência Urbana e Plano de Ação”.
Além disso, o secretário André Luís e o agente de Defesa Civil de Angra, Leandro Nunes também foram convidados para participar de uma Conferência sobre Sistemas de Alertas, na Republica Dominicana, em novembro deste ano.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996