Trabalho em pauta

by Paulo Moreira

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, se reuniu nesta terça-feira (11), com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

***

Em pauta, estavam assuntos relacionados ao Sine (Sistema Nacional de Empregos), como cursos de capacitação de mãos de obra, emissão de Carteiras de Trabalho e seguro desemprego, para atender melhor às demandas do município.

***

O encontro aconteceu por intermédio do deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB) e contou com a presença do vice-prefeito de Piraí, Francisco Perota da Cunha, e alguns secretários da Região Sul Fluminense.

 

Implementação

“Decidimos implementar o Sine, via convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas o Ministério do Trabalho atuará para dar mais celeridade ao processo. O ministro mencionou um projeto de lei do SINE que prevê mudanças no programa”, contou Joselito, acrescentando que entre os assuntos de qualificação de mão de obra, foi apresentado o projeto “Qualifica Brasil”, a ser lançado em breve.

 

A febre e o imposto

Os vereadores Carlos Roberto de Carvalho e Gilson de Assis Lopes tiverem requerimentos aprovados, tratando da vacinação da febre amarela e do vencimento do IPTU, em Barra Mansa.

 

Vacinação

O requerimento do vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, solicita à prefeitura, por meio de órgão competente, a elaboração de um plano especial de vacinação contra a febre amarela nos distritos de Barra Mansa. De acordo com o vereador, esta medida é necessária por essas áreas  serem afastadas das unidades onde se concentram a vacinação.

 

Rapidinho

“A população dos distritos, em sua maioria, é pequena e a vacinação pode ser aplicada em um pequeno período, sem prejudicar a imunização em outros bairros. Por isso, é necessária a elaboração e ampla divulgação deste plano”, afirmou Beleza.

 

IPTU

O vereador Gilson de Assis Lopes, o Gilson Pooxa Vida, se atentou para outro problema enfrentado pela população: o pagamento do IPTU. O vereador solicitou a prorrogação, por 30 dias, do prazo para desconto concedido aos moradores que pagarem integralmente o imposto. Se acatado o requerimento do vereador, o vencimento passaria para o dia 30 de maio.

 

Mais tempo

“Esta mudança é necessária, pois muitos moradores reclamaram sobre lançamentos errados no IPTU. Assim, é preciso a realização de uma força tarefa para corrigir os valores incorretos, dando tempo para os moradores efetuarem o pagamento em cota única”, justificou Gilson.

 

Regularizado

Foi aprovado na tarde de ontem, terça-feira, 11, na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), em segunda votação, por unanimidade, o projeto de lei que garante aos ex-funcionários do Desipe, que trabalharam no extinto presídio, na Ilha Grande, Vila do Abraão, a regularização de suas casas, que pertencem ao Governo do Estado.

 

Participação

O prefeito Fernando Jordão participou junto com os moradores nas galerias da Alerj, da sessão que votou e aprovou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gilberto Palmares, que, somado a ação política do também deputado Rosenverg Reis, autor de um outro projeto sob o mesmo tema, poderá garantia o direito de propriedade aos moradores. Ambos os projetos foram analisados pelos parlamentares e apensados, ou seja, agregados, resultando em sua aprovação.

 

Luta

Essa é uma luta de mais de 40 anos dos moradores da Ilha Grande e a regularização de suas casas virá em forma de alienação dos bens imóveis de propriedade do Estado, garantindo a eles o financiamento de suas casas sob as regras do Programa Minha Casa Minha Vida, livrando-os da desocupação. O Projeto de Lei vai agora regularizar as casas de 130 famílias que hoje residem nesses imóveis, dando-lhes tranquilidade.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996