domingo, 18 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Espaço Aberto – Por Jorge Calife

Espaço Aberto – Por Jorge Calife

O pragmatismo na política internacional brasileira

“O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”. A frase foi dita nos anos 60 por Juracy Magalhães, então embaixador do governo Castelo Branco nos ... Leia Mais »

Navegar é preciso

“Navegar é preciso, viver não é preciso”. Geralmente se atribui essa frase ao escritor português Fernando Pessoa. Mas na verdade ele estava apenas citando o general romano Pompeu, que costumava ... Leia Mais »

Uma primavera muito estranha

Já não se fazem mais primaveras como antigamente. Essa que está aí pelo menos até agora não teve nada de primavera, e já passamos do meio da estação das flores. ... Leia Mais »

A Força Espacial Americana e a militarização do espaço

No mês passado, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, voltou a falar no projeto do governo Trump de criar uma força militar espacial americana. Pence lembrou que os Estados Unidos pretendem ... Leia Mais »

Um urutau em Pinheiral

Outro dia, liguei a televisão e o Globo Repórter estava exibindo uma matéria sobre a natureza na Serra da Mantiqueira, que fica na tríplice divisa de São Paulo, Minas Gerais ... Leia Mais »

Como foi que chegamos a esse ponto

Pouco mais de três décadas depois do fim da ditadura, o Brasil se encontra na iminência de ser governado novamente por militares. E desta vez não será preciso colocar tanques ... Leia Mais »

Toda a maldade dos homens

Na década de 1930 a televisão ainda estava começando e as pessoas acompanhavam as novelas e as notícias pelo rádio. Como nos seriados modernos, havia novelas românticas e novelas policiais ... Leia Mais »

O assassinato de Khashoggi e o terrorismo de estado

O desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khasoggi é mais um exemplo do terror estatal que vigora em muitos países do mundo. Como todo mundo sabe, Khasoggi fazia oposição à família ... Leia Mais »

A ONU, a NASA e o aquecimento global

Na semana passada mais um furacão devastou a costa leste dos Estados Unidos. Depois do Francis, na Carolina do Norte, agora tivemos o Michael, que atingiu a Florida. E isso ... Leia Mais »

Quando a modernidade não funciona

No país do voto compulsório, 30 milhões de brasileiros não participaram das eleições de domingo passado. Cerca de 20% dos eleitores ou não compareceram as urnas ou foram lá e ... Leia Mais »

Untitled Document