Lazer e diversão para todos

Um leque de opções transforma Volta Redonda na capital do esporte e lazer, atraindo visitantes de várias cidades vizinhas

Por Lívia Nascimento

Volta Redonda tem como tradição oferecer diversos espaços de lazer e esportes para a população. Não à toa, a cidade é uma referência regional, atraindo visitantes de diversas cidades vizinhas e até de outros estados.

Foto: Divulgação – PMVR

 ZOOLÓGICO

Uma das áreas mais procuradas para o lazer, o Zoológico Municipal de Volta Redonda é o único público do interior do estado e que não cobra entrada. Localizado no bairro Vila Santa Cecília, ocupa uma área de 150.439 m2, estando em área de mata atlântica, e no entorno da Floresta da Cicuta. Hoje fazem parte do plantel 377 animais, estando incluídas algumas espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, onça-parda, urubu-rei, macaco-aranha etc. O Zoo-VR recebe mensalmente milhares de visitantes, dentre eles estudantes de ensino fundamental, médio e idosos de todo região.

Foto: Divulgação – PMVR

PARQUE AQUÁTICO

Reaberto em fevereiro de 2021, após um período fechado por conta da pandemia da Covid-19, o Parque Aquático é outro espaço gratuito para a população. É um local que oferece escolinhas de natação e hidroginástica. O parque tem 11,3 mil m² e conta com três piscinas, sendo uma para lazer, uma infantil e uma olímpica, vestiários e cantina, além da parte administrativa com secretaria, sala de professores e uma para exames médicos.

Foto: Divulgação – PMVR

ESTÁDIO RAULINO DE OLIVEIRA

Idealizado pelo jornalista Oscar Cardoso e atendendo às exigências do estatuto do torcedor, o novo estádio foi entregue à população em 17 de abril de 2004, ano do Cinquentenário da cidade. Foi o primeiro a abrigar no seu interior um complexo de esportes, lazer, saúde e educação, com acesso gratuito à população. Por isso, o estádio ganhou a alcunha de Estádio da Cidadania. Além de ser a casa do Voltaço, o clube da cidade, ao longo dos anos o estádio recebe jogos de diversos times do Estado do Rio e do Brasil. Inclusive, antes da Copa do Mundo de 2014, sediou um amistoso da seleção da Itália.

Foto: Divulgação – PMVR

KARTÓDROMO

O Kartódromo Internacional de Volta Redonda é um espaço para todos. Para os que gostam de brincar e de competir. Inaugurado em 1966, o kartódromo guarda boas histórias. Seus 1.250 metros já foram percorridos por grandes campeões do automobilismo, como Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, que participou da primeira inauguração, e o fenômeno Ayrton Senna – tricampeão da F-1. E também ao longo desses anos recebeu milhares de pessoas de todas as idades que vieram brincar e competir nesta arena oficial.

Foto: Divulgação PMVR

ARENA ESPORTIVA

Localizada no bairro Voldac, a Arena Esportiva oferece diversas modalidades gratuitas à população. As atividades são desenvolvidas na pista de atletismo e em outras áreas da arena, como a academia e algumas salas do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Estão disponíveis à população atividades como: Atletismo, Corrida e Caminhada, Kickboxing, Taekwondo, Capoeira, Mulheres no Tatame (Defesa Pessoal e Kickboxing), Ballet, Funcional, Pilates, Dança de Salão, Forró, Dança Jazz, Musculação e atividades para a Melhor Idade.

ILHA SÃO JOÃO

A Ilha São João possui uma área de 109 mil m² e abriga o Complexo Esportivo e de Lazer Prefeito Georges Leonardos, onde estão localizados o Ginásio Poliesportivo General Euclydes Figueiredo, um pavilhão com 5.120 m², o miniestádio de futebol Edgar de Carvalho, a Escola de Hipismo de Volta Redonda – uma escola pública de Hipismo, além de uma área de caminhada e de lazer. O espaço também é utilizado pela cidade como centro para exposições agropecuárias, industriais e comerciais, além de ser palco de shows e eventos diversos, que reúnem milhares de pessoas.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996