terça-feira, 19 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Detentos da Casa de Custódia de Volta Redonda concluem curso

Detentos da Casa de Custódia de Volta Redonda concluem curso

Matéria publicada em 19 de maio de 2017, 17:03 horas

 


Oitenta presos provisórios foram formados em capacitação sobre os princípios básicos de pintura

 Capacitação: Vice-prefeito Maycon Abrantes disse que prefeitura pretende disponibilizar um curso de Informática aos detentos (Foto: Geraldo Gonçalves / Ascom VR)

Capacitação: Vice-prefeito Maycon Abrantes disse que prefeitura pretende disponibilizar um curso de Informática aos detentos (Foto: Geraldo Gonçalves / Ascom VR)

Volta Redonda – “Espero que vocês, ao saírem do regime de prisão, façam bom uso deste aprendizado, que vai ser muito útil para todos. Vocês ainda estão cumprindo a pena, mas já têm algum conhecimento. Vocês é que sabem a trilha que querem percorrer e esta é uma ótima oportunidade.”. Assim o diretor da unidade Lissandro Barbosa de Araújo abriu a cerimônia de formatura de 80 presos provisórios da Casa de Custódia Pública Franz de Castro Holzwarth, que concluíram o curso “Princípios básicos de uma pintura”, oferecido numa parceria com a empresa Distribuidora Rio Color e certificado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (19), no pátio de visitas da instituição. Estiveram presentes o subsecretário de Tratamento da secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) Gilson Nogueira; o presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB, Edson da Silva Lana; Julio Ambrosio, também da OAB; a servidora do Ministério Público, Rosane Lima Guimarães Lacerda e o diretor Lissandro.

O instrutor Marcos Trindade ficou impressionado com o interesse dos custodiados com as aulas, tanto práticas como teóricas.

– Eles interagiram, fizeram muitas perguntas, muitos até perguntavam ao mesmo tempo. O interesse foi geral e todos aprenderam rápido. Eles não imaginam a minha gratidão por ter passado um pouco do meu conhecimento pra eles – afirmou.

O detento Almir Soares fez questão de agradecer a oportunidade.

– Nós somos seres humanos, merecemos oportunidades na vida. Obrigado a todos vocês. Estou falando em nome de todos – resumiu.

Os internos aprenderam as técnicas de pintura que incluem parede, teto, chão, ferro e madeira, informações sobre linhas de tintas; preparação, diluição e aplicação da tinta e tendências de cores, além de informação sobre tendências de cores, com capacitação, informação e identificação de novos talentos para a pintura.

Bom comportamento foi o item mais observado para esta primeira oportunidade dos detentos. Segundo Lissandro, eles souberam aproveitar.

– Eles tiveram realmente muito interesse e esse é um ótimo sinal de que eles sabem o que querem e que precisam se ressocializar – afirmou.

Mais cedo, a biblioteca da instituição, que recebeu melhorias, foi reinaugurada, com um novo nome: Espaço Cultural Guimarães Rosa com um acervo de 100 livros. De posse do certificado, o detento Ronderson Muniz já faz planos para quando sair.

– Antes eu trabalhava como soldador e em caldeiraria em Angra dos Reis, mas tinha algum conhecimento de pintura. Aqui eu aprendi a técnica da textura, que eu já queria aprender. Para mim essa é uma oportunidade de mudança, ter mais um conhecimento vai ser importante para mim e para todo mundo aqui – falou.

Gilson Nogueira agradeceu às parcerias (PMVR, Ministério Público, OAB), que segundo ele, ajudam o estado a promover um sistema penal melhor.

– Mesmo com a crise nós estamos aqui, buscando parcerias e capacitando vocês – afirmou o subsecretário de Tratamento.

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, disse ter certeza que ali tem muita gente interessada em ajudar aqueles detentos.

– Vimos a dedicação e a preocupação da equipe com vocês. Aqui é um regime temporário e a vida está cheia de oportunidades. A gente quer ajudar vocês. A nossa próxima meta é de disponibilizar um curso de Informática para vocês. A gente acredita muito no interesse de vocês. Parabéns pelo crescimento pessoal de cada um – encerrou Maycon.

5 comentários

  1. Atenção ao passado lava jato

    Só deus pode julgar!se foce Sergio Cabral todos abrem a porta…

  2. Caramba está faltando as coisa para as crianças colégio e creches fechadas apae passando por dificuldade,e a prefeitura gastando verba com quem não quer,nada fala sério né tem que,colocar eles p trabalhar lá dentro p pagar o,alto custo que provocam nos cofres públicos.

    • Filhão, acredito que você não saiba ler: “Detentos da Casa de Custódia de Volta Redonda concluem curso”.
      Como você define “gastando dinheiro com quem não quer nada?” Sendo que o título já fiz que concluiram o curso.
      Aliás, o que você tem feito pela sua vida ao invés de se preocupar com quem está preso?

  3. Quem tem coragem de contratar um pintor desse ? Na minha casa é que não entra.

    • Quem pode nos jugar é só Deus cuidado que um dia de amanha pode ser um da família de vcs que esteve la dentro deixa que Deus julgue eles.

Untitled Document