ÔĽŅ TJ vai criar mais salas para depoimento de crian√ßas v√≠timas de viol√™ncia - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / TJ vai criar mais salas para depoimento de crianças vítimas de violência

TJ vai criar mais salas para depoimento de crianças vítimas de violência

Matéria publicada em 12 de junho de 2018, 09:35 horas

 


As salas serão em postos estratégicos do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro РO Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) vai ampliar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de abuso sexual, de violência física ou psicológica. Serão criadas mais seis salas de Depoimento Especial em pontos estratégicos do estado para dar suporte a todas as comarcas.

Pioneiro da iniciativa desde 2012 e atualmente contando com o funcionamento de três salas, o TJRJ segue a determinação da Lei Federal 13.431, sancionada em abril de 2017, que torna o Depoimento Especial obrigatório no Brasil. Pela legislação, somente órgãos autorizados e com profissionais especializados podem ouvir essas vítimas.

A amplia√ß√£o dos novos locais foi anunciada pelo corregedor-geral da Justi√ßa, desembargador Cl√°udio de Mello Tavares, na abertura do Simp√≥sio sobre a pr√°tica do Depoimento Especial-repercuss√Ķes da Lei 13.431/2017. O semin√°rio ¬†encerra nesta ter√ßa-feira, dia 12. Participam ju√≠zes, promotores, defensores p√ļblicos e psic√≥logos do TJ do Rio e de outros estados brasileiros em debates sobre t√©cnicas e experi√™ncias em Depoimento Especial.

As salas serão aparelhadas especialmente para os depoimentos e com estrutura especial, a fim de evitar que as vítimas menores de idade fiquem em contato com os réus nos processos. Além disso, são decoradas para que a criança ou adolescente se sinta à vontade, sem se distrair a ponto de não dialogar com o entrevistador. O tribunal tem promovido cursos especializados para que assistentes sociais, comissários de Justiça e psicólogos se tornem novos entrevistadores.

5 coment√°rios

  1. Colher depoimento de criança vítima de violência é muito difícil. Parabéns Corregedor! Por levar essa ferramenta ao interior .

  2. Meu deus. Surtou definitivamente..

    Como diria Shinob: “No mundo dos loucos, s√≥ tem raz√£o quem pula o muro do hosp√≠cio”. kkkkkkkkkkkk

  3. Muito louvável essa atitude mas o presidente do TJRJ deveria se debruçar nos processos que se arrastam durante anos nas Varas do Rio. Infelizmente o CNJ com essa presidência par3xe uma ameba, não fede e nen cheira. VERGONHA.

  4. E aquelas crian√ßas que s√£o v√≠timas de viol√™ncia extrema, mas como n√£o conseguem gritar, pois est√£o dentro do √ļtero da “m√£e”, sendo picadas com tesouras?!

    As imagens monstram que esses bebes tentam se desviar das agulhas de croche e das tesouradas, mas , na grande maioria das vezes…. morrem!!!

    Os partidos de esquerda s√£o √† favor do aborto, pois defendem o comunismo! E na Hist√≥ria Humana, nenhum regime matou mais pessoas do que os regimes comunistas…

    Como diria o ex-Senador M√£o Santa: “a gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”.

    • Meu deus. Surtou definitivamente..

      Como diria Shinob: “No mundo dos loucos, s√≥ tem raz√£o quem pula o muro do hosp√≠cio”. kkkkkkkkkkkk

Untitled Document