Policiais civis são presos na segunda fase da Operação Cocite

by Diário do Vale
Elias Escobar (à esquerda) e o promotor do Gaeco, Bruno Gaspar (Foto: Cedida pela Polícia Federal)

Elias Escobar (à esquerda) e o promotor do Gaeco, Bruno Gaspar concederam entrevista para falar sobre ações desta quarta-feira (Foto: Cedida pela Polícia Federal)

Volta Redonda – A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio realizaram nesta quarta-feira (25) a segunda e última fase da “Operação Cocite”, que combate uma quadrilha responsável pelo comércio ilegal de produtos falsificados em mercados populares de Volta Redonda. Na ação de hoje, mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos, entre eles dois contra policiais civis. A primeira fase da operação já tinha prendido 17 pessoas em dezembro do ano passado.

Na ação desta quarta, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado do Rio e a Polícia Federal cumpriram três mandados de prisão: contra os policiais civis Guilherme Dias Coelho, o “Guilherminho”, que já está preso desde setembro, e Alexandre Antônio de Mello, além de Celso Vinícius Machado, o “Formiga”, que, segundo as autoridades responsáveis, se passava por policial mas não era.

– Formiga se passava por inspetor de polícia e foi preso em uma casa na Vila Mury, em Volta Redonda. Já Guilherminho está preso e era foragido de duas operações policiais (Cocite e Adren). O Alexandre Antônio de Mello foi preso hoje em Copacabana, no Rio, por agentes da Polícia Federal. Ele era chefe do setor de operações da 93ª DP (Volta Redonda) quando o delegado Antônio Furtado era o titular da unidade – disse o delegado da Polícia Federal de Volta Redonda, Elias Escobar.

Além deles, foram presos na primeira fase da operação o policial militar Alexsandro Raimundo e os civis Tyrone Assumpção de Macedo, Leonardo da Silva Podgorsky e Marcelo Pereira de Souza. Os policiais civis já estão em liberdade e respondem por extorsão e formação de quadrilha. Todos estão afastados da função a pedido do Ministério Público.

O promotor do Gaeco, Bruno Gaspar, disse que as investigações ocorreram por meio de interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial, e com ajuda de testemunhas. Segundo ele, o esquema funcionava através de arrecadação de dinheiro e pagamento de propina aos policiais para que eles fizessem “vista grossa” ao comércio de produtos piratas, como CDs e DVDs.

– O MP e a PF identificaram um verdadeiro esquema criminoso de corrupção existente nos mercados populares de Volta Redonda, que contava com a participação de comerciantes de mídias piratas e de policiais que recebiam propina para não reprimir a venda de produtos piratas nesses mercados, obtendo assim vantagem indevida – disse Gaspar, informando que os mercados populares onde a quadrilha agia eram na Avenida Amaral Peixoto (sob o Viaduto Heitor Leite Franco) e na Vila Santa Cecília.

Até agora, 28 pessoas foram presas e respondem por contrabando (pirataria), formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e usurpação de função pública – já os policiais se aproveitaram do cargo que exerciam para ter vantagens.

Por Dicler de Mello e Souza

You may also like

34 comments

Marina 27 de novembro de 2015, 12:06h - 12:06

Não vamos generalizar .Tem policiais que são honestos , trabalham para nos defender . Os bandidos bandidos estão com armas até do exército . Vai explicar como. quem arrumou para eles ???? Agora estamos num entrave . Vamos ter medo de quem , dos policiais ou dos bandidos? A verdade é que estamos presos em nossas residências . Daqui a pouco vai ter toque de recolher até nos bairros nobres . Estamos ferrados .

Rcardo o Grande 26 de novembro de 2015, 16:04h - 16:04

Quando vota, pra que político for, vc está compactuando com a corrupção, afinal, são todos corruptos. Portanto, não faça papel de palhaço. Não vote!

efraim 28 de novembro de 2015, 21:19h - 21:19

O grande imbecil…rs

Rcardo o Grande 26 de novembro de 2015, 16:01h - 16:01

Comparecer às urnas para votar, é fazer papel de palhaço. Votar, nunca mais!!!!!!!

Rcardo o Grande 26 de novembro de 2015, 15:59h - 15:59

Policiais e políticos, coincidentemente ambas as “profissões”, iniciadas com a letra p, são corruptos!!!
Conselho de otário rasguem seus títulos de eleitor, como fiz. Não votem, nem mesmo para síndico de prédios!!!

charle 26 de novembro de 2015, 15:48h - 15:48

Com certeza existem policiais corruptos, incompetentes, que abusam de sua autoridade etc. Assim como existem médicos bandidos, professores, comerciantes, metalúrgicos etc, mas em relação a esses a sociedade em geral não generaliza. O que me espanta é que em relação ao governo, que além de corrupto, todos nós sentimos na pele com tanto imposto, alguns ainda defendem, mas em relação a policia, que ao meu ver, é o único órgão publico que AINDA faz alguma coisa de concreto pela população todos julgam mal. O mais engraçado é que, aqueles que falam mal ou que generalizam, são justamente os que mais precisam de seus serviços, pois médico é herói enquanto vc tem dinheiro, médico salva vidas se vc tiver um bom plano de saúde. Antes que venham dizer que sou puxa saco da policia, sou sim, da instituição, pois ao meu ver, ao generalizar-mos estamos prejudicando a nós mesmos, a não ser aqueles que são a favor do estatuto do desarmamento, defensores, de bandidos, críticos da policia, MAS….. que andam escoltados pelos mesmos policiais de quem falam tanto mal, e armados até os dentes.

[email protected] 26 de novembro de 2015, 14:49h - 14:49

Na minha opinião o Diário do Vale deveria expor melhor e de forma mais clara suas matérias, pois, quando informa que os policiais civis já estão soltos, deveria expor para melhor entendimento da população que: Além desses três policiais que estão soltos, na época foram presos outros mais, que alias, continuam presos, por esses e por outros crimes. Os três policiais que estão soltos, são justamente, os três policiais que na época foram defendidos pelo Atual delegado da policia civil, Antonio Furtado, inclusive o mesmo os defendeu alegando que se tratava de um golpe do tráfico contra esses policiais, e a meu ver, o fato de estarem soltos e os outros não, reforçam o que foi dito. O engraçado é que isso o DV não divulga. Outra coisa, que me causa espanto ou melhor curiosidade é que: por que não houve nenhum comerciante de produto pirata preso nessa operação? por que não foi fechado sequer um estande no mercado popular, se lá existem criminosos que vendem Cds, DVDs e outros produtos piratas?

Josecarpos 26 de novembro de 2015, 19:10h - 19:10

Foi muito feliz no seu comentário, parabéns!!! Pena que alguns leitores não conseguem ter senso crítico pra analisar certas coisas. No mais, assino embaixo

MUITA GENTE PODRE 26 de novembro de 2015, 11:34h - 11:34

POLICIA

Dizem que ela existe pra ajudar
Dizem que ela existe pra proteger
Eu sei que ela pode te parar
Eu sei que ela pode te prender
Polícia para quem precisa
Polícia para quem precisa de polícia
Dizem pra você obedecer
Dizem pra você responder
Dizem pra você cooperar
Dizem pra você respeitar
Polícia para quem precisa
Polícia para quem precisa de polícia

QUEM NOS DEFENDERÁ??? 26 de novembro de 2015, 11:30h - 11:30

Quem poderá nos defender? Nem mesmo o Chapolin colorado, que já partiu pro andar de cima. UMA VERGONHA ESSE PAÍS. POLITICOS LADRÕES E CORRUPTOS E A POLICIA A MESMA COISA. SE TA DIFICIL PRA POLICIA IMAGINA PRA VAGABUNDAGEM. MALANDRAGEM TA UM TEMPO COMO JÁ DIZIA BEZERRA DA SILVA.

LOIDE 26 de novembro de 2015, 13:52h - 13:52

a verdade é que os bandidos estao mais armados do que a policia e de quem e a culpa .ANALISE.

eleitor 26 de novembro de 2015, 14:53h - 14:53

infelizmente não é só esste pais , a raça humana habita o planeta inteiro ,,, não generalizando é claro , mas farda e poder infelizmente sempre se degeneram

Ana Julia 26 de novembro de 2015, 10:06h - 10:06

Um soco no estômago de quem como eu acreditava que na época do doutor Furtado tínhamos uma delegacia limpa. Isso tudo ocorreu dentro da delegacia!

EDIGAR SILVA 26 de novembro de 2015, 09:20h - 09:20

Uma pergunta que não quer calar: OS POLICIAIS PRESOS, E QUE FORAM SOLTOS, ESTÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO DO ESTADO?

Inacreditável 26 de novembro de 2015, 08:59h - 08:59

Esse Raimundo era P2 em Volta Redonda por muito tempo. A que ponto chegamos. Um policial do serviço reservado o outro motorista do delegado. É assim que está nossa cidade.

Insolente 26 de novembro de 2015, 15:29h - 15:29

Fofoqueiro tá sem camisa e quer queimar…
O praça. f 0 d & praça.

Leandro 26 de novembro de 2015, 08:30h - 08:30

É MUITO AGENTE PÚBLICO CORRUPTO PARA UM PAÍS SÓ SANGUE SUGAS MERCENÁRIOS CAPAZES DE TUDO POR VANTAGEM E UM ARREGO A MAIS ISSO É INACEITAVEL, O QUE ME CHAMA ATENÇÃO É A ARROGÂNCIA COM A QUAL ESTES MESMOS TRATA O CIDADÃO DE BEM QUANDO PRECISA IR A DELEGACIA PARECEM SUPER HOMENS MAU SABE O CIDADÃO QUE MESMO DESARMADOS SÃO MAIS HONRADOS QUE MUITOS QUE ALI ESTÃO EXIBINDO ARMAS DESFAZENDO DAS PESSOAS………

Fernando 26 de novembro de 2015, 07:59h - 07:59

Que isso???? Tô de queixo caído. Achei que essa coisa toda tinha passado e que a equipe do Furtado estivesse de boa. Ou foram afastados oi estão presos. Que vergonha.

FALA MANSA 26 de novembro de 2015, 07:46h - 07:46

TAMBEM, NUM PAÍS COMO ESRE. TERRA DOS DISPARATES, ONDE O VIL METAL OPERA MILAGRES.
TTUUTTUUDDOO PPOODDEE, TTUUTTUUDDOO EE PPOOSSIIVVEELL!!

Thiago 26 de novembro de 2015, 06:37h - 06:37

Com a palavra o delegado da época, que agora quer entrar na política.

Tô de olho 26 de novembro de 2015, 01:38h - 01:38

Só uma observação a fazer: vários policiais presos, operação ocorrendo a mais de um ano, porém a venda de produtos piratas continua normalmente como outrora.

DOUTOR ESTRELINHA!! 25 de novembro de 2015, 23:22h - 23:22

O chefe de operações da 93 dp, e o delegado estrelinha não sabia de nada???
todos da mesma quadrilha!!
se apertar descobre mais!!

anderson 25 de novembro de 2015, 22:54h - 22:54

Vou falar denovo,parabéns dr.Bruno sacudido,promotor pica.Federal melhor que tem,se o senador líder do pt entrou preso hoje pela federal.polícia bandido bota barba de molho

anderson 25 de novembro de 2015, 22:49h - 22:49

Se até senador líder do pt foi preso hoje,imagine esses bandidos que todos de volta redonda sabem que controlavam a cidade,dr,Bruno promotor sacudido.parabéns… Raimundo saiu barato pra vc.

Insolente 26 de novembro de 2015, 15:31h - 15:31

Baba ovo.

Heitor 25 de novembro de 2015, 22:39h - 22:39

Muito estranho isso tudo. Esse negócio de mídia pirata tem muita coisa grande por trás. Isso é só o começo de algo que pode ser maior, com ramificações em São Paulo onde está o centro de produção. E ocorria dentro da delegacia de Volta Redona, com o doutor Furtado como titular. Lembro que ele da outra vez defendeu os caras. E agora? Poderia dar uma coletiva. É bom nisso.

Mariana 25 de novembro de 2015, 20:45h - 20:45

É a polícia prendendo a polícia. Isso tudo dentro da depol! Tá feia a coisa. Apaga a luz e vamos embora. Dentro da delegacia.

Marina 25 de novembro de 2015, 19:28h - 19:28

Graças a deus que o Clodoaldo está preso desde dezembro

Gustavo 25 de novembro de 2015, 18:53h - 18:53

Agora começo a acreditar que o país não tem mesmo jeito. Por isso então esses policiais odeiam tanto o comandante da guarda. Quando ele começou a levar esses casos pra delegacia atrapalhava o esquema. A guarda tava certa desde o início.

Insolente 26 de novembro de 2015, 15:34h - 15:34

Pronto já apareceu… Agora vai tirar ferrugem do oitão vai. Kkkkkkk

Rose 25 de novembro de 2015, 18:45h - 18:45

Isso ocorreu dentro da delegacia. Socorro!! Assim não dá. E o delegado Antônio Furtado não viu nada? Que se admita sua integridade, mas quanta incompetência.

Maria Ângela 25 de novembro de 2015, 18:41h - 18:41

O chefe de operações do Furtado???

Carlos Almeida 25 de novembro de 2015, 22:36h - 22:36

E também motorista exclusivo do ex-delegado endeusado na cidade.

Carlos Almeida 25 de novembro de 2015, 22:37h - 22:37

Aquele mesmo delegado que disse que seus subordinados eram honestos e foi até a PF tentar soltá-los.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996