Arimathéa participa de audiência de prestação de contas

by Paulo Moreira
Esclarecimentos: Arimathéa fala sobre trabalho de sua equipe

Esclarecimentos: Arimathéa fala sobre trabalho de sua equipe

 

Pinheiral – Na noite desta quinta (30), os moradores de Pinheiral participaram de uma audiência pública para a prestação de contas referente aos últimos três anos e meio do Governo Municipal. O evento, aberto à população, aconteceu no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira e contou com a presença de mais de 100 pessoas. O prefeito José Arimathéa Oliveira (PSB) participou do evento.
Na ocasião, foi apresentado o desempenho de cada secretaria e departamento, bem como as principais ações efetuadas por cada setor neste período.
O recém-inaugurado Parque Fluvial foi a primeira das ações destacadas por Arimathéa. Segundo ele, o principal objetivo do espaço de 500.000m² é preservar os recursos naturais da região, favorecendo o desenvolvimento de uma área nobre para diversas atividades de lazer, esporte e turismo para usufruto de toda a população.
Na secretaria de Obras e Serviços Públicos, o prefeito parabenizou a equipe liderada por Odilon Cândido e citou boa parte do portfólio da pasta. São quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) inauguradas nos padrões do Ministério da Saúde e uma em andamento; a tão reivindicada ponte do Goiabal, que acaba com um problema histórico da comunidade; a drenagem e pavimentação do Beco da Independência; o escadão do bairro Palmeiras; a construção da nova Capela Mortuária; a reforma da Praça do Oriente; a limpeza do córrego do Rolamão; a construção de duas Academias da Saúde; o asfalto e drenagem do Parque Industrial; o alargamento da Rodovia Benjamin Constant; e muito mais. Outro importante feito da secretaria de Obras foi o novo ordenamento do trânsito. De acordo com Arimathéa, a cidade cresceu sem planejamento e a mudança no sentido de algumas vias foi necessária para garantir mais segurança e melhor mobilidade para motoristas e pedestres. Cabe destacar que a secretaria de Governo inaugurou, recentemente, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).
Entre as realizações no quesito Saúde, foram citadas a atenção domiciliar através do programa Melhor em Casa; a reestruturação do Hospital Maternidade para oferecer atendimento humanizado e de qualidade às gestantes; a elogiada gestão do DACA; as atividades de integração PSF/comunidade; aquisição de novos veículos. “E, claro, além das entregas dos novos módulos, a disposição de médicos 40 horas por semana em cada unidade e atendimento noturno uma vez por semana para proporcionar ao trabalhador o direito de cuidar de sua saúde”, complementa Arimathéa.
O Orçamento Participativo, conduzido pela secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, é um importante instrumento de democracia do atual governo. Através dele, foram realizadas a entrega de um Centro Comunitário no bairro Varjão; a revitalização de uma das principais vias do município, a Helena Correia de Miranda; a construção de um muro de contenção no Oriente; e a cobertura das quadras dos bairros Palmeiras e Cruzeiro.
Pinheiral também tem tido um grande reconhecimento por conta da valorização e incentivo ao produtor rural. A secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural promoveu, nos últimos anos, a capacitação e certificação dos produtores orgânicos que, semanalmente, comercializam seus produtos na Praça Luiz Gonzaga; a preparação do solo; o incentivo à venda para merenda escolar; entre outros projetos. Além disso, a pasta também é responsável pelo recolhimento de animais de rua, coleta seletiva, pátio de triagem, educação ambiental e implantou, recentemente, o Bosque das Crianças, projeto que funciona dentro do Parque Fluvial e que visa plantar uma árvore para cada criança que nasça no município.
Responsável pela Casa Abrigo e pelo programa Bolsa Família, a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também coordena o Cemitério Municipal, a Funerária, a Fundação Leão XIII, o Consórcio Travessia e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), com serviços de aluguel social, auxílio natalidade, cesta básica, CAD Único, brinquedoteca e artesanato.
Sem dúvida, uma das maiores realizações nesta gestão, segundo o prefeito, foi a transferência das terras da União para o município e o processo de regularização fundiária. Este processo foi conquistado graças ao empenho da equipe da secretaria de Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária.
Através da secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, acontece, anualmente, os tradicionais festejos de Carnaval, que atraem visitantes de toda a região; o projeto Cidade em Movimento, com diversas modalidades gratuitas para todas as faixas etárias; projeto Férias da Motivação; Passeio Ciclístico das Estações; Corrida Rústica; entre outros torneios e festivais. Por meio da pasta, 11 bairros de Pinheiral receberam a Academia ao Ar Livre. São equipamentos de ginástica instalados em cada comunidade para estimular o hábito de exercícios físicos e proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população.
Falando em cultura, o Parque das Ruínas da Fazenda São José dos Pinheiros foi inaugurado no ano passado e se tornou ponto turístico da cidade, considerada ‘capital estadual do jongo’. A marca cultural é cada vez mais valorizada. Em 2013, o prefeito sancionou lei que institui o Dia Municipal do Jongo. O Pinheirarte – Feira de Artesãos – também foi criado pela secretaria, promovendo melhorias nas vidas dos artesãos e contribuindo para o desenvolvimento local.
Cerca de 10 novas empresas estão se instalando no município, segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na Lei Geral de Pequenas Empresas, Pinheiral aparece como a terceira cidade do país em excelência na gestão. A Sala do Empreendedor e as capacitações para pequenos empreendedores também são destaques da pasta.
Educação é uma das prioridades do Governo Arimathéa. Entre as ações, o prefeito cita a reforma do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, a alfabetização na Idade Certa e EJA (Educação de Jovens e Adultos), a implantação de gestão democrática nas escolas com o conselho escolar e eleição de novos diretores, a aquisição de produtos orgânicos dos agricultores locais na merenda, o programa Saúde nas Escolas, as novas instalações da Biblioteca Pública e o principal: a implantação da Educação em Tempo Integral.
“Além de tudo o que foi dito, ainda temos muitas obras em andamento como o UBSF Ipê, o calçamento da Rua São Jorge, drenagens na Rua Santa Catarina, recuperação no Planalto do Sol, e muito mais”, enumerou o prefeito.

You may also like

7 comments

Arrependido 3 de julho de 2016, 20:39h - 20:39

Gente a coisa mais absurda que eu já vi inaugurar uma obra inacabada que só tem campo quadra o resto é somente barro e outra que a gente nem sabe se é possível que esta obra tem uma conclusão Total também achei um absurdo augurar assinatura de uma obra Cara você é muito burra pra aceitar uma coisa dessa eu tenho certeza população e não aceita a saúde em Pinheiral é morta não tem remédio mesmo 40 horas e dividiram a educação faltam professores a merenda está de péssima qualidade soltam material didático tem creche que tem profissionais de uma área totalmente distinta fazendo trabalho que não dá veriam a coisa tá tão boa que até energia telefone e internet Falcão materiais para os servidores trabalharem mas a politicagem anda de vento em popa em Pinheiral secretário de obra nunca vi tão ruim em toda minha vida é o cúmulo do Absurdo alguém e a mídia queria apresentar algo bonitinho que não é verdade a onde está tanta coisa linda maravilhosa que esse prefeito fez ele deve deveria ter vergonha de concorrer novamente.

João Alfredo 3 de julho de 2016, 16:17h - 16:17

Esse prefeito é muito mentiroso.

Zero 3 de julho de 2016, 12:08h - 12:08

Os prefeitos só aparecem as vésperas das eleições pra novamente iludir eleitores desavisados e que visam interesses pessoais.

Todos, moradores e trabalhadores de Pinheiral, sabemos que a Saúde, Segurança e Infraestrutura Estrutura da cidade está um caos desde quando o PT, leia – se Teteia, foi eleito.

Sebastião 2 de julho de 2016, 11:26h - 11:26

Companheiro Vira Lata: Com R$ 7.000.000,00 dava para fazer a rede pluvial, de esgoto, calçamento e revitalização do Varjão, e ainda sobrava algum. Obra tocada pelo ex secretário de obras de Pinheiral, Anderson Costa Alonso.
Cadê a moralidade?
Que na próxima eleição não nos esqueçamos disto!

Carlos José 2 de julho de 2016, 11:11h - 11:11

Falou, falou, falou….

E não falou nada.

VIRA LATA 2 de julho de 2016, 08:58h - 08:58

CALMA GALERA, A “OBRA” MARAVILHOSA, QUE NÃO SERVE PARA NADA, SÓ CUSTOU 7.000.000,00.

Barramansense 1 de julho de 2016, 22:30h - 22:30

Quanto custou a obra eleitoreira e maquiada do parque fluvial?
Não tinha outras prioridades?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996