Audiência pública debate situação de autistas em Angra dos Reis

Por Paulo Moreira
Em discussão: Público participou de debates sobre políticas para melhorar qualidade de vida de autistas

Em discussão: Público participou de debates sobre políticas para melhorar qualidade de vida de autistas

Angra dos Reis – A Câmara Municipal de Angra dos Reis promoveu na tarde da última sexta-feira (22), no Plenário Presidente Benedito Adelino, uma audiência pública com o tema “Educação: a realidade do autista em Angra dos Reis”. O evento teve a participação de representantes do poder público, associações e familiares,

Na discussão, as famílias tiveram a oportunidade de expressar as dificuldades que enfrentam no dia a dia. Para o vereador Marquinho Coelho, que propôs a audiência, a oportunidade foi de aprendizado.

– A audiência cumpriu sua missão de dar notoriedade às dificuldades que as famílias dos autistas de Angra dos Reis enfrentam. Uma das principais reclamações foi a falta do passe livre, assim como a necessidade de acompanhamento nas escolas – disse o vereador, antes de apontar os encaminhamentos da audiência pública.

– As proposituras discutidas vão ser encaminhadas para a Viação Senhor do Bonfim e também para a Prefeitura de Angra dos Reis. Espero que daqui para frente possamos, juntos, tirar vários outros encaminhamentos para as áreas de saúde e social – ressaltou Marquinho Coelho, que é membro da Comissão Permanente dos Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais.

Para a representante da Comissão Divulgadora do Autismo, Esther Souza, o principal objetivo da audiência pública foi alcançado: dar voz à sociedade.

– Com tudo que foi apresentado pelos participantes, é possível elencar as propostas e começar a construir políticas públicas. Creio que esta primeira audiência pública sobre o autismo é um abrir de portas para possíveis melhorias para os autistas em nossa cidade – acredita ela.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Melissa Barra Ferreira, destacou o que pode ser feito em relação à algumas reivindicações.

– Foi muito importante poder escutar as famílias para além do dia a dia do nosso trabalho. Vamos buscar, dentro das possibilidades do poder público, melhorias para essa realidade do autista em relação à mediação escolar – afirmou Melissa, destacando que hoje há carência de monitores de educação especial no quadro profissional da Prefeitura.

Também participaram da audiência pública os vereadores Canindé do Social e Marco Santo Antônio, que parabenizaram a iniciativa de Marquinho Coelho.

– Percebemos que ainda estamos caminhando em relação ao tema. Presenciamos hoje relatos assombrosos e tivemos um verdadeiro choque de realidade.  O poder público tem que estar mais atento a estas questões. O importante é que hoje foi aberto um canal de diálogo entre as partes interessadas – avaliou Marco Santo Antônio, seguido de Canindé do Social.

– Pudemos discutir um tema que é muito importante, a necessidade do passe livre. As crianças têm dificuldade de se locomoverem sozinhas no transporte público e precisam de acompanhantes. Reafirmo aqui que estas famílias podem contar com este vereador e com todos os parlamentares da Casa – finalizou Canindé do Social.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996