Barra Mansa convoca idosos para atualização do Benefício da Prestação Continuada

by Paulo Moreira
Atendimento: Funcionário da prefeitura conversa com usuário do benefício de prestação continuada (Foto: Chico de Assis – PMBM)

Atendimento: Funcionário da prefeitura conversa com usuário do benefício de prestação continuada
(Foto: Chico de Assis – PMBM)

Barra Mansa – A prefeitura de Barra Mansa está atualizando os dados dos usuários que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, todos os idosos que recebem o BPC da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) devem estar até dezembro de 2017 inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Segundo a assistente social da Coordenação do Cadastro Único de Barra Mansa, Daniele Vaz, mais de 780 idosos moradores da cidade recebem o benefício, mas ainda não estão inscritos no Cad Único.

— Inicialmente, o Governo Federal pediu a unificação dos programas somente para os idosos. As pessoas com deficiência, que sejam beneficiárias do BPC, deverão fazer seu cadastro no ano de 2018. A atualização do serviço é de extrema importância para que o idoso continue recebendo o benefício — falou a assistente social.

Os idosos com 65 anos ou mais, sem vínculo com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e com renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ do salário mínimo vigente, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para recadastramento e atualização do BPC.

— É importante frisar que os números de CPF de todos os membros deverão ser registrados no Cadastro Único para permitir a identificação do beneficiário e de sua família. A desatualização do cadastro  poderá acarretar em suspensão do benefício” — afirma.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único, Celina Porte, a cidade conta com seis unidades do CRAS (Penaforte, Getúlio Vargas, Paraíso de Cima, São Pedro, Siderlândia e Vila Natal), que juntas englobam todos os bairros, além do Setor do Cadastro Único na prefeitura e duas equipes volantes: “Por conta do grande número de atendimentos no Setor de Cadastro Único, o recomendável é procurar o CRAS que abrange o bairro onde mora”, sugere.

A coordenadora ainda afirma que não é necessário a presença de terceiros como advogados para auxiliar os idosos, pois toda a atualização é feita através dos assistentes sociais. Qualquer dúvida ou outras informações, os interessados devem ligar para o telefone (24) 2106-3445 ou comparecer ao Setor de Cadastro Único que funciona no térreo da prefeitura (Rua Luiz Ponce, 263, Centro). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996