Bruno assina termo de adesão ao ‘Prefeito Amigo da Criança’

by Paulo Moreira
Bruno: ‘Prêmio representaria reconhecimento dos esforços da administração para assegurar direitos das crianças’

Bruno: ‘Prêmio representaria reconhecimento dos esforços da administração para assegurar direitos das crianças’

Quatis – Numa cerimônia promovida semana passada pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), e realizada na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), em Resende, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) assinou o Termo de Adesão ao Prêmio Prefeito Amigo da Criança. A honraria é concedida aos prefeitos que se destacam na realização de ações voltadas para o segmento da infância e adolescência, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Com a assinatura do Termo de Adesão, da qual também se tornaram signatários, na mesma cerimônia, as prefeituras de Resende, Liberdade e Bocaina de Minas, as duas últimas do estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Quatis terá que tornar realidade, ao longo da atual gestão (2017-2020), iniciativas visando ampliar os indicadores sociais para crianças e adolescentes. A concessão do Prêmio Prefeito Amigo da Criança acontece sempre no último dos quatro anos do mandato dos prefeitos inscritos.

– Vencida a etapa de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, vamos imediatamente adotar os procedimentos determinados pela Fundação ABRINQ para, em primeiro lugar, continuar garantindo as condições de vida saudável às nossas crianças, e aos nossos adolescentes. Ao mesmo tempo, estaremos em busca desta honraria, uma vez que ela reconheceria todo o trabalho da nossa administração no sentido de assegurar os direitos deste segmento importante da nossa população – disse Bruno.

O prefeito frisou que, apesar de Quatis ter uma das mais baixas arrecadações do estado do Rio de Janeiro – o orçamento do Município correspondente ao exercício financeiro de 2017 é de aproximadamente R$ 56,3 milhões para todas as áreas – a “atual administração da cidade vem priorizando, dentro da disponibilidade financeira existente, os serviços essenciais destinados ao segmento da infância e adolescência”.

Ele destacou, por exemplo, o atendimento da Casa da Criança, que oferece atendimento especializado para crianças de zero a 14 anos de idade, nas áreas de pediatria, fonoaudiologia e psicologia. Mensalmente, a unidade realiza 520 atendimentos, entre consultas, vacinação, teste do pezinho e outros procedimentos. A Casa da Criança funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, próximo ao Hospital São Lucas.

Bruno frisou ainda que, na área do ensino público, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu atender, no começo deste ano, todas as crianças em idade de creche, por meio da entrada em funcionamento do anexo da creche do Jardim Pollastri. A outra creche se localiza no bairro Santa Bárbara.

Entre os compromissos assumidos pelo prefeito de Quatis através da assinatura do Termo de Adesão nesta terça-feira, estão as seguintes: desenvolver as políticas públicas de maneira planejada e integrada com outros segmentos organizados da sociedade, tornando realidade dessa maneira a rede de proteção integral às crianças e adolescentes; fortalecer a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, além de priorizar a alocação de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Na área da Saúde, os prefeitos que aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança, devem ainda investir no acompanhamento pré-natal e nas ações de aleitamento materno, nutrição infantil e alimentação escolar. Por sua vez, no segmento da Educação, as metas estabelecidas são o acesso e a qualidade da educação infantil; e a garantia do ensino fundamental. Os prefeitos precisam atuar também na prevenção e combate à violência doméstica e sexual; erradicação do trabalho infantil; e na prevenção e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996