Câmara autoriza Executivo a pagar dívidas dos asilos do município

by Paulo Moreira

Barra Mansa – A mensagem do executivo que solicitava autorização para realizar o pagamento de contas de água, luz e gás dos asilos de Barra Mansa foi aprovada pelos

Cumprindo a lei: Wellington Pires acrescenta artigo obrigando asilos a demonstrarem condição de entidade beneficente (Foto: Paulo Dimas)

Cumprindo a lei: Wellington Pires acrescenta artigo obrigando asilos a demonstrarem condição de entidade beneficente
(Foto: Paulo Dimas)

vereadores na sessão desta quinta-feira (06).  De acordo com a mensagem, enviada pelo prefeito, os recursos para pagamentos destas dívidas dos asilos serão gerenciados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Os recursos já existentes precisavam da autorização da câmara para serem utilizados nos pagamentos das dívidas. A mensagem foi votada em regime de urgência a pedido do vereador Vicente Carneiro Leão Filho:
– Quando vi esta mensagem na casa, percebi sua importância para os asilos. As entidades de nosso país estão todas com o pires na mão e necessitam da ajuda da população para continuarem realizado seu trabalho. Toda semana temos alguma atividade para arrecadar fundos para essas instituições e o pagamento das contas de água, luz e esgoto pela prefeitura é uma grande conquista para os asilos. Na Vista Alegre temos ainda a Casa Paz e Bem, outra instituição que vem lutando para se manter de pé e atender à população, mostrando que não só os asilos precisam desse apoio – afirmou o vereador Vicentinho, autor do pedido de regime de urgência, enfatizando a necessidade de ajuda a outras entidades.
As despesas só poderão ser pagas pelo executivo aos asilos que se cadastrarem na Secretaria de Assistência Social. Além disso, as instituições deverão comprovar sua inscrição nos conselhos municipais de assistência social e de defesa dos direitos da pessoa idosa. Para adequar a mensagem à legislação federal, que regulamento esse tipo de recurso, o vereador Wellington Pires apresentou emenda aditiva, que obriga aos asilos a comprovarem a certificação como entidade beneficente de assistência social, conforme exigência do governo federal.
Durante a votação, o vereador Thiago Valério falou sobre sua experiência participando de atividades dos asilos.
– Só quem trabalha junto aos asilos sabe as dificuldades encontradas por essas instituições, que, muitas vezes, necessitam do auxílio da comunidade para atender aos idosos, muitas vezes acamados. Essa verba será de extrema importância para que os asilos continuem suas atividades e atendendo aqueles que mais precisam – afirmou o vereador Thiago Valério.

Câmara aprova projeto ‘Cidade Amiga do Idoso’

Pensando em tornar Barra Mansa uma cidade mais acessível e acolhedora aos idosos, o vereador Gustavo Gomes propôs o projeto de lei que institui ações voltadas para o envelhecimento saudável no município. O projeto chamado Cidade Amiga do Idoso  é embasado no Estatuto do Idoso. Na sessão do dia 27 de junho, os vereadores de Barra Mansa aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei.
Entre as atribuições do projeto está o desenvolvimento de formas de tornar acessível aos idosos prédios públicos e espaços abertos de Barra Mansa. O projeto também prevê a realização de ações que contemplem a melhoria no transporte, moradia e participação social do idoso na cidade. Além de realizar campanhas de conscientização, respeito e inclusão social do idoso.
Para o vereador, essas medidas são necessárias para melhorar a qualidade de vida dos idosos:
-É fato que a população brasileira está envelhecendo e precisamos nos adequar a esta nova realidade com politicas públicas que promovam a qualidade de vida dos idosos,  oferecendo a eles opções de lazer, trabalho e atividades esportivas e acesso à saúde e a qualquer prédio público espaços abertos de Barra Mansa – defendeu Gustavo.

You may also like

1 comment

vrtriste 8 de julho de 2017, 08:17h - 08:17

PARABENS O SOCIAL ,O BEM ESTAR DO IDOSO PREVALECEU

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996