Câmara de Barra Mansa aprova criação da Semana Municipal de Combate à Pedofilia

by Paulo Moreira

Barra Mansa – Os vereadores de Barra Mansa aprovaram durante a sessão de terça-feira (03) o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Combate à Pedofilia. De autoria do vereador Pedro Paulo Lopes, o projeto prevê que anualmente, na semana de 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, sejam realizadas ações de prevenção e esclarecimento sobre o crime de pedofilia.

Entre as ações de conscientização, o projeto de lei destaca a realização de palestras, audiências públicas e conferências sobre o tema. Tais medidas seriam concretizadas através do Conselho Municipal da Criança e Adolescente. O projeto de lei segue para sanção do Executivo. Para o vereador Pedro Paulo Lopes, o Pedrinho, que propôs a lei, é fundamental que a população tenha acesso às informações sobre o crime de pedofilia.

— As notícias sobre este tipo de violência, infelizmente, são cada vez mais comuns nos veículos de comunicação. Entre os infratores, é possível encontrar pessoas de diversificados perfis e, até mesmo, parentes das vítimas. Através destas ações que propomos, a população se conscientiza da abrangência do crime e todos se tornam guardiões de nossos menores – afirmou Pedrinho.

O vereador ressaltou as consequências às vítimas de pedofilia.

— Estudos apontam que crianças vítimas de abusos, comumente, sofrem perda de autoestima, tornam-se retraídas. Traumas irreparáveis na vida de uma criança. O Brasil figura como o maior consumidor de pornografia infantil no mundo, segundo o site “Todos Contra a Pedofilia” – enfatizou o vereador.

Durante a sessão, foi aprovado, ainda, outro projeto de lei que visa à proteção de crianças e adolescentes. Os vereadores admitiram, em primeira discussão, o projeto de lei do vereador Marcelo Borges que determina a afixação de cartazes informando o número telefônico do Conselho Tutelar em todos os estabelecimentos de ensino do município.

Vereadora assume cadeira no Legislativo

Ao menos por 30 dias, a Câmara de Barra Mansa conta com uma mulher entre seus legisladores. A suplente Maria Lúcia Moura Fonseca (Solidariedade) assumiu a vaga no Legislativo municipal, substituindo o vereador Ademilson Pereira Câmara, que pediu licença por motivos pessoais. O presidente da Câmara, vereador José Luiz Vaneli, o Leiteiro ressaltou a importância de ter uma mulher ocupando a cadeira no Legislativo.

— É motivo de muita alegria dar posse a uma vereadora quando só se tem homens neste mandato. Temos certeza que sua presença será de grande importância para esta casa – afirmou Leiteiro.

Moradora do distrito de Amparo, Maria Lúcia destacou as dificuldades que enfrenta como moradora de um distrito foi o impulso necessário para ingressar na carreira política.

— Quando decidi ser presidente da Associação de Moradores de Amparo, minha intenção era tentar proteger o distrito. Minha história política é trilhada por  grandes desafios, consegui trazer o Ensino Médio para o distrito, que tanto ajuda as famílias que não precisam mais colocar seus filhos em casas de amigos para que possam continuar seus estudos. As vitórias aconteceram ao longo dos anos, permitindo, por exemplo, aos moradores ir e vir em todos os bairros de Barra Mansa, com a melhoria nas linhas de ônibus. Amparo já teve dois representantes nesta casa e meu trabalho será guiado pelo exemplo de um deles, Carlos Campbell, que mesmo cego, enxergava muito longe – afirmou Maria Lúcia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996