Câmara de Pinheiral afirma que pedidos de informação recebem respostas evasivas

Por Paulo Moreira

Pinheiral – O presidente da Câmara Municipal de Pinheiral, Anderson Costa Alonso, enviou nota ao DIÁRIO DO VALE para apresentar sua posição a respeito da reportagem “Ednardo enfrenta maioria de oposição na Câmara Municipal, em Pinheiral”, publicada na versão online do jornal em 18 de março e na versão impressa no dia 19.

De acordo com a nota, os requerimentos de informações são a ferramenta mais importante usada pelo Legislativo, e as respostas do Executivo são “evasivas, desacompanhadas de documentos que comprove as alegações além do executivo estar impondo ao legislativo que, caso queira acessar os documentos requeridos, que faça agendamento prévio com o executivo, impondo assim restrições ilegais e cerceando a Câmara de seu direito liquido e certo de fiscalizar”.

Sobre a nota de repúdio escrita por uma diretora de creche, a Câmara Municipal afirma que o prefeito orientou a profissional de educação a redigir o documento, e nega que ele corresponda à realidade: “não procede a acusação, pois os vereadores que foram fiscalizar, trataram com educação e respeito todos os profissionais e nenhuma fala foi ofensiva ,  não houve divulgação dos atos fiscalizatórios em rede mundial de computadores, conforme insinuou o prefeito na matéria em questão”, diz a nota.

A nota ainda trata das contas do ex-prefeito José Arimathéa, que têm parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) e precisariam de seis votos para serem aprovadas, enquanto o grupo que se opõe a Ednardo tem cinco integrantes: “acredita a Câmara Municipal que o chefe do executivo está agindo motivado pelo medo e insegurança, já que tem feito um governo reprovado e criticado pela grande maioria dos munícipes”.

Sobre a relação entre os dois poderes, a nota afirma que “a Câmara Municipal, está agindo dentro de seu PODE/DEVER, de fiscalizar os atos do mesmo e apurar a procedência ou não das denúncias” trazidas à Câmara.

 

A íntegra da nota

 

“A Câmara Municipal de Pinheiral, através de seu Presidente vereador Anderson Costa Alonso vem mui respeitosamente esclarecer a respeito da matéria veiculada no dia 19 de março do corrente ano, insigne órgão de imprensa e na oportunidade contestar as colocações referidas ao presidente e aos  chamados oposicionistas por parte do executivo.

Releva informar que a ferramenta mais importante utilizada pela  Câmara é o REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, nas quais deverá o executivo prestar informações  LEGÍTIMAS  a contento e, sempre que possível, acompanhadas dos documentos que comprovem a legitimidade de seus  atos, fato esse que não tem acontecido.

Pois as respostas são evasivas, desacompanhadas de documentos que comprove as alegações além do executivo estar impondo ao legislativo que, caso queira acessar os documentos requeridos, que faça agendamento prévio com o executivo, impondo assim restrições ilegais e cerceando a Câmara de seu direito liquido e certo de fiscalizar.

O município tem passado por constrangimento tendo a imagem maculada por moções de repúdio. È o caso da Moção de repúdio recebida pelo CREMERJ e pela OAB do Estado do Rio através do seu Presidente Felipe Santa Cruz, o executivo também está respondendo a uma Ação Cível Pública dentre outros problemas que surgem todos os dias.

Quanto à nota de repúdio que o prefeito orientou a diretora de uma creche a fazer, não procede a acusação, pois os vereadores que foram fiscalizar, trataram com educação e respeito todos os profissionais e nenhuma fala foi ofensiva, não houve divulgação dos atos fiscalizatórios em rede mundial de computadores, conforme insinuou o prefeito na matéria em questão. Todas as sessões da Câmara são transmitidas ao vivo e gravadas.

Além do mais a respeito das contas públicas acredita a Câmara Municipal que o chefe do executivo está agindo motivado pelo medo e insegurança, já que tem feito um governo reprovado e criticado pela grande maioria dos munícipes.

No que se refere a relação entre o LEGISLATIVO  e o EXECUTIVO, deve ser esclarecido que a Câmara Municipal, está agindo dentro de seu PODE/DEVER, de fiscalizar os atos do mesmo e apurar a procedência ou não das denúncias tragas a Câmara.

As sessões da Câmara nesta gestão tem duração de até duas horas, estamos preocupados em deixar um legado de nosso mandato, e a responsabilidade de aprovar, fiscalizar, e dar total transparência aos atos do executivo assim como nosso trabalho, não podemos aprovar sobre pressão ou garganta abaixo – concluiu o Presidente.

Hoje a Câmara Municipal de Pinheiral tem um diferencial, analisar tudo antes de votar, e todas as decisões em consonância com a Lei.

Câmara Municipal de Pinheiral 19 de Março de 2018”

VOCÊ PODE GOSTAR

4 Comentários

O Justiceiro 20 de março de 2018, 14:23h - 14:23

O povo de Pinheiral tinha era que seguir o exemplo da cidade citada a baixo. É uma vergonha uma cidade pequena, com o número de vereadores que tem e ainda não fazem nada.

‘Foi uma vitória’, diz empresária que fez vereadores desistirem de aumento
Indignação de moradora mobilizou população de Santo Antônio da Platina. Ao invés do aumento, vereadores decidiram pela redução salarial em 2017.”
Uma turma de come e dorme. Não tiveram foi boquinha…

Paulo 20 de março de 2018, 11:28h - 11:28

Dos vereadores atuais pelo menos quatro trabalharam ou tinham pessoas ligadas a eles na prefeitura. O que o prefeito atual recebeu nas mãos foi uma prefeitura com dívidas além da capacidade de pagamento, o que justificou as contas reprovadas do ex gestor pelo TCE. Não há caracteres suficientes nesse espaço para escrever a quantidade de coisas erradas feitas pela ex gestão que teve a participação desses vereadores enquanto funcionários da prefeitura. Portanto, podemos concluir que para eles o que vale é o quanto pior melhor. Já ouvi dizer que esta é a pior Câmara que Pinheiral já teve, mas ouso dizer que infelizmente é uma das piores do Brasil eles levaram a incompetência da gestão anterior pra dentro da Câmara. Esperamos justiça e que esse vereador que abusa do poder seja punido com o rigor da lei.

Daniel Menezes 20 de março de 2018, 07:09h - 07:09

Parabéns vereadores Dra Cármen Lúcia, Alonso, jordacio, Muller, toro. Estão cumprindo muito bem o papel do Legislativo. Pinheiral esta abandonada, mato, lixos, entulhos, buracos e animais peçonhentas tomam conta da cidade. Prefeito fraco, incopetente e mentiroso. Os vereadores deveriam publicar aqui quanto a Prefeitura esta pagando por aluguel de caminhão de lixo, caminhão pipa, massa asfaltica, palco, pagamento de RPA’s, etc. A população quer transparência desse Governo que queria enfiar goela abaixo almento de quarenta por cento na taxa de iluminação publica e os cinco vereadoresrepfovaram, assim como ttambém o remanejamento do Orçamento 2018. Já pensaram, por exenpko, o Prefeito tirar dinheiro da Saúde e Obras que já esta um caos? Os cinco vereadores estão certos. Prefeitofraco.

VAI VENDO 19 de março de 2018, 23:19h - 23:19

Muito bom saber a versão da Câmara. Agora vamos aguardar a versão da diretora da creche já que ela publicou a todos.

Os vereadores têm o poder/dever de fiscalizar os atos do executivo. Muito bem! Mas não adentrar numa escola sem se comunicar previamente com a secretária. Nem nos bairros qualquer vereador (representando a Câmara) pode entrar sem se comunicar com o presidente da associação de moradores ou líder local, imagine numa escola.

Se isso vale mesmo em Pinheiral por que os vereadores não adentram nas secretarias nas buscas das informações que precisam?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996