quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Câmara ouvirá bispo sobre troca do feriado de Corpus Christi pelo de Santo Antônio

Câmara ouvirá bispo sobre troca do feriado de Corpus Christi pelo de Santo Antônio

Matéria publicada em 20 de fevereiro de 2018, 17:15 horas

 


Vereador Jari pede que bispo Dom Francisco Biasin dê sua opinião sobre o assunto antes de os vereadores votarem mensagem

Possibilidade: Oficialização de feriado de Santo Antônio pode acabar com feriado de Corpus Christi (Foto: Arquivo)

Possibilidade: Oficialização de feriado de Santo Antônio pode acabar com feriado de Corpus Christi
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva (Podemos) enviou mensagem à Câmara Municipal criando um feriado municipal no dia 13 de junho, dedicado a Santo Antônio, considerado o padroeiro de Volta Redonda pelos católicos. O detalhe é que, de acordo com a legislação em vigor, quando é criado um feriado municipal, é preciso acabar com outro: a mensagem, para atender a essa exigência, acaba com o feriado de Corpus Christi.

Quando teve conhecimento do teor da mensagem, o vereador Jari (PSB) , pediu que a tramitação da mensagem seja suspensa até que o bispo Dom Francisco Biasin, que comanda a diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, se manifeste sobre o assunto.

— A proposta é acabar com um feriado religioso para criar outro. Acredito que deveríamos ouvir a posição da Igreja Católica sobre o caso, já que as duas datas fazem parte de seu calendário — disse Jari.

O presidente da Câmara Municipal, Washington Granato (PTC) explicou a Jari que a mensagem está tramitando no regime normal, sem urgência ou preferência, o quem permitirá que o religioso seja ouvido

 

Quem foi Santo Antônio

 

Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Primeiramente foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França, retornando posteriormente à Itália, onde encerrou sua carreira. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis. De fato, Francisco, o fundador, o convocou, assim como a todos os outros frades da ordem. Posteriormente, quando sua eloquência e cultura teológica tornaram-se conhecidas, foi nomeado mestre em Teologia em Bolonha, tendo, a seguir, pregado contra os albigenses e valdenses em diversas cidades do norte da Itália e no sul França. Em seguida foi para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.

A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, asceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo. António é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas como Plínio, o Velho, Cícero, Séneca, Boécio, Galeno e Aristóteles, entre muitas outras. O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos. Hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore.

É o padroeiro de Volta Redonda.

 

Fonte: Wikipedia

 

O que é Corpus Christi

 

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena,[2] em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 de junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, menos de um mês depois da publicação da bula Transiturus. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

 

Fonte: Wikipedia

32 comentários

  1. Seria mais lógico colocar todos feriados na Copa do Mundo afinal o Samuca, os vereadores e os funcionários públicos que são pagos com nossos impostos não irão trabalhar para assistir o ataque da seleção com Neymar e Vinícius Júnior. #vaitrabalharsamucachegadeblablabla

    • E vc, como não pertence a essa classe, vai trabalhar o ano todo, de sol a sol, ganhando salário mínimo, p o seu patrão comprar uma Land Rover e mansão em Angra dos Reis, graças ao seu esforço a e sonegação de impostos……….

  2. Viva feriado de Santo Antônio comemora dia dos namorados a noite e depois descansa no Santo Antônio..

  3. JESUS CRISTO é e sempre será o caminho, a verdade e a vida!

  4. Que absurdo isso!!!
    O CORPUS CHRISTI, que é uma data muito importante para os Cristãos não pode ser nunca substituída! Significa o CORPO DE CRISTO!
    JESUS CRISTO, deu sua Vida por nós, pecadores!
    Não somos dignos de tanto Amor que Cristo tem por nós! Elevemos nossos pensamentos ao Amor, a fé e a gratidão ! Lembremos nesta data na quaresma e em todos os dia que seguir a Cristo, é e sempre será o melhor caminho para a nossa Salvação!

  5. Jeca de volta redonda

    Samuca, o Mr bean de volta redonda. O cara e uma piada. Trocar um feriado mundial por um municipal. E o mesmo que trocar natal pelo aniversario da cidade. E a igreja que adora dinheiro de político vai aceitar.kkkkk

  6. Substituir o Corpus Christi é uma ofensa até para Santo Antônio grande defensor da Sagrada Eucaristia.

  7. jose carlos pontes de aguiar mendonça filho

    amigos naomsei se todos lembram mas antes do primeiro governo neto o feriado de corpos christhi caiujustamente no mes de junho ai prefeiro da epoca nao deus feriado, e dai em diante foi uma sequencia de e feriados de corpus christi em junho e ficamos sem o feriado de santo antonio me lembro que tinha festinha de santo antonio perto do hospital santa margarida e era feriado na cidade

  8. e então a celebração de corpus christi é menos importante que o aniversário de um santo ???

    deixem tudo como está e pronto.

    essa discussão já estava enterrada há muito tempo, por que levantaram esse defunto de novo.

    arrumem coisa melhor para fazer.

  9. Meu Deus! como assim? trocar um feriado NACIONAL, por um municipal? é pra rir, ou pra chorar?

  10. A pergunta a ser feita é o preço do dólar vai aumentar ou cair com este PAPO FURADO, DE UMA DISCUSSÃO QUE VAI DO NADA PARA LUGAR NENHUM, o que é um feriado a mais, ou a menos e vejam a que ponto se chega, e fica uma reflexão: e as matrizes africanas, os evangélicos ou outros segmentos religiosos não seriam merecedores de uma discussão para que o Sr. prefeito mande também uma mensagem instituindo a benesses de feriados para os mesmos, e para os Srs. vereadores não há prioridades mais urgentes em nossa cidade para se votar, discutir e debater.
    Logo, temos o governo municipal que merecemos, com a Igreja católica ainda mostrando seu PODER DE VETO OU APOIO, REGISTRANDO SOMOS UM PAÍS LAICO.

  11. Assim como um religioso não pode entrar em assunto de política, pois Jesus disse : “Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus”… Assim também um político não pode entrar em assunto religoso….
    O maior desastre que ocorreu no Brasil nos últimos quinze anos se deu ao fato de políticos (comunistas) terem se infiltrado na Igreja Católica e influenciado as últimas quatro eleições presidenciais!
    O desastre foi muito grande, levando o Brasil à sua MAIOR CRISE ECONÔMICA DESDE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, SEGUNDO OS DADOS DO IBGE!
    Espero que Samuca não haja como alguns bispos do Brasil e fique na sua área de atuação: a área política!

    • Ah! éééééééééééé. Poxa vc está se superando kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • O cantor Chico Buarque cantou em alta voz: “Joga pedra na geni…”… Eu não vou jogar pedra na geni…. sou cristão, eu não te condeno, contudo eu te digo: vá e não vote mais na esquerda!!!
      Se você votar novamente na esquerda, aí você vai estar com o pezinho no inferno!!!!
      Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”

    • É isso aí Guto. Esse povinho da esquerda, acabou com o Brasil. Essa Geninha deveria ir correndo para a Venezuela, comandada pela esquerda, através do ZÉRUELA, conhecido como Maduro. Aliás o luladrão também deveria pedir azilo por lá, antes de entrar em cana por aqui. Sobre o Feriado, tanto faz Santo Antonio ou Corpus Christi, a galera quer é ficar de bobeira lá pelos lados de Perequê.

  12. Deixaremos de ter um feriado que boa parte do país também considera, pra ficar com um feriado isolado. Absurdo!

  13. O bispo e o PT vão querer o feriado para dia 13 e substituir o Santo Antônio por São Luiz Inácio.

    • Para vc não faz diferença nenhuma. Com essa nova “legislação trabalhista”, q seus ídolos promulgaram, tu já deves ter levado um pé nas nádegas a muito tempo kkkkkkkkkkkkkk

  14. António é mais importante que Cristo? É isso?

  15. Será que esse pessoal não tem roupa pra lavar ?

  16. O Bispo irá fazer um Seminário com o PT para resolver como fica o feriado.

  17. Dia 13 é mais interessante para o comércio,bpois o pessoal comemora com tranquilidade o dia dos namorados e movimenta o comércio, já que dia 13 sendo feriado não terá trabalho.
    Antes era feriado, troca com 17 de julho que é aniversário da cidade, mas as pessoas estão em férias…

  18. Nota zero para o Samuca em se intrometer em feriado religioso. Chega de misturar política e religião. O Brasil é um Estado Laico. Já não basta as seções na Câmara Municipal homenageando pastor.

  19. Gostei da ideia. Muito boa!!! MAGNÍFICO! Contanto que no feriado de Corpus Christi continue acontecendo a confecção dos tapetes e as procissões, por mim tá ótimo. Espero q o bispo se pronuncie logo.

    Viva Volta Redonda de Santo Antônio!

  20. O PREFEITINHO TÁ PRECISANDO ARRUMAR ALGUMA COISA PARA FAZER.

  21. Com tanta coisa pra ser feita na política
    Vão se preocupar em mudar datas de feriado

  22. Engraçado antes do prefeito neto existia os dois feriados pq agora tem que tirar um para se ter o outro lembro que em Niterói tinha uma enorme festa em homenagem a santo Antonio pois conseguiram acabar com ela.

  23. Lúcia de Fátima Silva Oliveira Coelho

    Acho que deveria permanecer ,o feriado de Corpus Christi.

  24. Vão acabar com um feriado nacional para criar um municipal? Que burrice!

    • O feriado de Corpus Christi é facultativo e não nacional. Cabe às municipalidades considerar ou não como feriado através de lei. E aqui mesmo sendo feriado municipal, em algum ano foi permitido ao comércio abrir…

    • Corpus Christi é nacional, tem que acabar com outro municipal, exemplo: dia do aniversário da cidade…

Untitled Document