Comissão da Alerj aprova indicação de Albertassi para o TCE

by Diário do Vale

Rio –  A indicação do deputado Edson Albertassi (PMDB) para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) foi aprovada, por unanimidade, pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), após sabatina realizada nesta quinta-feira (09). Os deputados ainda precisam votar a nomeação no plenário, o que deve acontecer na próxima terça-feira (14).

Albertassi foi indicado para o cargo pelo governador Luiz Fernando Pezão e, caso seja aprovado pela Alerj, substituirá o conselheiro aposentado Jonas Lopes. Durante a sabatina, o parlamentar afirmou que tem 21 anos de experiência na política fluminense e está apto para ser conselheiro do TCE. “Sou deputado da Alerj desde 2003 e também fui vereador de Volta Redonda por dois anos. Desde que entrei na Alerj eu sou integrante da Comissão de Orçamento, também sou líder do governo e presidente do Conselho de Ética e da Comissão de Constituição e Justiça. Sempre tive vontade de ser conselheiro do TCE por acreditar no meu trabalho e competência”, afirmou.

: Albertassi foi indicado para o cargo pelo governador Luiz Fernando Pezão (foto: Octacílio Barbosa)

: Albertassi foi indicado para o cargo pelo governador Luiz Fernando Pezão (foto: Octacílio Barbosa)

Para Albertassi, o TCE precisa de maior transparência e do fortalecimento do controle interno para superar a crise institucional. Em março deste ano, cinco conselheiros do Tribunal foram presos pela Polícia Federal por suspeita de corrupção. “É necessário investir em transparência para sair dessa crise e trazer o apoio da população ao TCE”, destacou.

Segundo ele, outro ponto importante seria a criação de uma espécie de sistema de alerta para os municípios. “Muitas prefeituras não tem corpo técnico suficiente para saber se estão cumprindo as normas da lei de responsabilidade fiscal. Não basta criticarmos e impormos sanções, também devemos atuar na prevenção”, ressaltou Albertassi. Atualmente, o TCE é o órgão de controle externo do Governo do Estado e de 91 prefeituras do Rio. Só não atua na capital fluminense, que tem um Tribunal de Contas próprio.

Votação

O deputado Dica (PODE), que é presidente da Comissão, além de Milton Rangel (DEM), Rosenverg Reis (PMDB) e Dr. Deodalto (DEM), integrantes do grupo, foram favoráveis à nomeação de Albertassi.

Durante a reunião, Dica lembrou que atualmente o TCE é composto somente por uma Conselheira Permanente, que é a presidente interina Mariana Montebello, e três conselheiros substitutos, Rodrigo Melo, Marcelo Verdini e Andrea Siqueira. O parlamentar afirmou que os três membros substitutos enviaram uma nota técnica abrindo mão do cargo para manter a harmonização institucional entre os poderes.

“A oposição e o Sindicato dos servidores da TCE afirmam que um dos conselheiros substitutos deveria assumir o cargo. No entanto, eles já mandaram um documento dizendo que não querem a função para manter a harmonia entre os poderes. Não tem o que discutir”, afirmou o parlamentar.

Sabatina

Durante a sabatina, o deputado Luiz Paulo (PSDB) informou que o PSol entrou na justiça contra a indicação de Albertassi, já que, segundo o partido, a vaga deveria ser preenchida por um dos três conselheiros substitutos. Ele perguntou à Albertassi se o deputado tem medo de não assumir o cargo de conselheiro e perder o mandato de parlamentar.

“Não tenho medo. Vamos ganhar na justiça qualquer ação, pois já conversamos com os conselheiros substitutos e eles não querem exercer a função. Então, essa questão perdeu o objeto”, argumentou Albertassi.

Luiz Paulo também lembrou que o TCE recomendou a reprovação das contas do Governo do Estado de 2016, mas que a Alerj mesmo assim aprovou. Na ocasião, Albertassi era líder do governo e defendeu as contas do Executivo estadual.

Albertassi garantiu que vai trabalhar com isonomia e honestidade. “Assim que eu sair da Alerj, deixarei de ser parlamentar e líder do governo. Vou utilizar a técnica processual do TCE. Tenho consciência e não aceitarei a relatoria de alguns processos em que eu defendi o governo, como as contas deste ano”, destacou o parlamentar.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Chico Machado (PDT) e Paulo Ramos (PSol).

Justiça mantém indicação de Albertassi para o TCE

O juiz Marcello Alvarenga Leite, da 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio, decidiu pela legalidade da indicação do deputado Edson Albertassi (PMDB) para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ). Com a decisão da Justiça de sexta-feira (10), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) poderão votar a nomeação de Albertassi em plenário, que está prevista para acontecer na próxima terça-feira (14).
Na quinta-feira (09), a bancada do PSol na Alerj entrou na Justiça contra a indicação de Albertassi. Segundo o partido, a vaga, decorrente da aposentadoria do conselheiro Jonas Lopes, deveria ser preenchida exclusivamente por auditores do TCE ou por integrantes do Ministério Público junto ao TCE.

No entanto, a decisão do juiz ressalta que o Governo do Estado tem o direito constitucional de escolher três integrantes para o TCE. Desses, somente dois devem ser auditores ou membros do Ministério Público junto ao TCE. “Uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) já consagrou o entendimento de que contra atos do Poder Executivo, de natureza discricionária ou interna corporis, descabe o controle judicial”, destacou o juiz.

Na decisão, Marcello Alvarenga lembra que Albertassi foi indicado para uma vaga que era ocupada por um conselheiro escolhido por livre indicação do governador. “Nas nomeações subsequentes deste deverá, aí sim, ser observada pelo poder Executivo a regra da cadeira cativa de auditor e do Ministério Público Especial”, argumenta.

You may also like

15 comments

VAI VENDO 11 de novembro de 2017, 12:41h - 12:41

Graças a Deus que mais um bandido não receberá mais os votos dos ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB. O Cabral e o Neto são os outros dois.

Vamos aguardar para ver em quais bandidos os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB votarão agora.

NãotenhoculpavoteinoPMDB 11 de novembro de 2017, 10:58h - 10:58

Um gambá indicando outro ( afinal dois gambás se beijam) para tomar conta do galinheiro. Isso é ridículo e imoral: um pilantra comprovado indicando um despreparado e de caráter duvidoso para livrar sua barra e esconder suas falcatruas.O povo, principalmente os evangélicos deveriam ser informados do que esse senhor deputado está fazendo na assembléia legislativa, atuando contra a população, principalmente contra a educação.Temos que tirar essa turma na próxima eleição.

Alex Muralha 10 de novembro de 2017, 19:59h - 19:59

Este Tribunal de Contas, como todos dos outros Estados, deveriam ter concurso público, onde entrariam os melhores preparados, sendo que as Formações Exigidas deveriam ser ; Contador, Economista e Advogado especialista em Finanças. Agora coloca um sujeito sem formação para fazer o que lá ? Quebrar o galho dos padrinhos, e nada mais.

VAI VENDO 11 de novembro de 2017, 12:44h - 12:44

Troque todos eles por Gestores Públicos, pois esses entendem de cidadania, de governo.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 10 de novembro de 2017, 18:03h - 18:03

Meus parabéns Dep Albertassi ,Tu é Guerreiro, Tu é sério , Ainda não há notícias de envolvimento do. Seu nome deputado em facratua . Tem mais Acredito na Anexação da Califórnia . Pois lá existe um povo sábio…… Vc é padrinho do término da rodovia do contorno , Vc é padrinho do asfaltamento e calçamento do recanto feliz , Vc é padrinho da Anexação da Califórnia , Quê está na justiça e à qualquer hora pode estourar . Não gosto de política e nem de partidos . Eu acho que às candidatura teriam que ser avulsa . Se um político que eu gosto de carteirinha. É senhor DEP Albertassi…

Silveira 10 de novembro de 2017, 14:45h - 14:45

Como tantos miseráveis em um país tão rico?? Simples :existem PT, PMDB, PSDB, congresso, câmara estadual, municipal, tribunal de contas… Pobre brasileiro, sem esperanças de dias melhores, mas fé nos anima, ninguém mata a fé.

NILTON MARTINS 10 de novembro de 2017, 14:29h - 14:29

OLA GALERA COM TODA EDUCAÇÃO QUE RECEBI DE MEUS PAIS, QUERO DEIXAR BEM CLARO, ALBERTASSI…NÃO SABE ABSOLUTAMENTE DE NADA! A QUESTÃO DO ALBERTASSI E A SEGUINTE…ELE NÃO SABE O QUE DIREITO E JUSTIÇA..OU SEJA ELE ESTA VICIADO COM A DROGA DO JOGO POLITICO, ACHO QUE O DEUS DELE E MAMOM…OU SEJA O DINHEIRO DA MOLEZA, DAS MORDOMIAS,GENTE CHEGA A DAR NOJO DE VER GRUPO POLITICO DE ALBERTASSI….DAI QUERER SER CONSELHEIRO DO TCE RJ…POR INDICAÇÃO DO PEZÃO…SERÁ QUE ALBERTASSI NÃO TEM VERGONHA DE VER QUE ELE COM SEU GRUPO DO PMDB…TEM FEITO TANTO MAL AO NOSSO POVO…FRANCAMENTE VIVER OMISSO, APOIANDO O DESGOVERNO DE CABRAL…PEZÃO…E TEMER…NÃO DA DIREITO E NÃO E JUSTO QUE UM CARA VICIADO A TER MORDOMIAS, A SER INDICADO POR PEZÃO PRA SER CONSELHEIRO DO TCE, TENHO VERGONHA DE VER ALBERTASSI LEVANDO A VIDA DE UM VICIADO PELO PODER…E PASMEM COM NOME DE EVANGELICO. AGRADEÇO AO JORNAL DIARIO DO VALE POR ME DA A OPORTUNIDADE DE COLOCAR MINHA OPINIÃO, RESPEITO A TODOS, MAIS NÃO POSSO SER OMISSO E DEFENDER QUE AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO DEVEM SER PRA NOSSOS JOVENS, QUE DE FATO E VERDADE ESTÃO PREPARADOS PRA TRABALHAR. DEIXO UMA SUGESTÃO PRA NOSSAS AUTORIDADES, O TCE RJ PODERIA DAR A OPORTUNIDADE NESSE MOMENTO DE TER CONCURSO, PRA VAGA EM ABERTO, SERA MUITO MELHOR, JA QUE 3 PESSOAS NÃO ACEITA O CARGO, A OUTRA APOSENTOU, E JUSTO E RETO QUE FAÇA CONCURSO…AFINAL DE CONTAS O TCE RJ VAI FICAR COM A MORALIDADE QUE SEMPRE PRECISOU TER…O QUE NÃO PODEMOS ACEITAR E UMA INDICAÇÃO DE PEZÃO PRA ALBERTASSI…CONTINUAR EMPREGADO…E MILHOES DE TRABALHADORES SEM A OPORTUNIDADE DE FAZER UMA PROVA E MOSTRAR PARA A SOCIEDADE, VALEU ESTUDAR! POR UM TRIBUNAL DE CONTAS DO RIO DE JANEIRO…COM ETICA E MORAL. ABRAÇOS

Se depender do ciosp estamos perdidos , liguei outro dia a senhorita que me atendeu perguntou se era emergenia 10 de novembro de 2017, 13:25h - 13:25

Gosto e respeito muito a família Albertassii , não vi com bons olhos ser indicado por uma pessoa de caráter duvidoso como o do pezão . Mais como dizem uma hora as máscaras caem .

Volihn Habbah 10 de novembro de 2017, 13:17h - 13:17

Falta pouco para a entrada triunfal de mais um pilantra no grupo de bandidos corruptos que compõem o TCE.

Nacionalista 10 de novembro de 2017, 12:26h - 12:26

Aquilo não serve pra nada só pra engordar o porco, brasileiros, acordem pata a vida, vão para as ruas, derrubem esses políticos e canalhas que nunca trabalharam na vida.

Cantinflas 10 de novembro de 2017, 12:16h - 12:16

Eu gosto do deputado Albertassi. Nunca vi nada que colocasse em questão a sua reputação.

VAI VENDO 11 de novembro de 2017, 12:50h - 12:50

Se Vc que vejo sempre por aqui recebendo informações e formação, imagine aqueles que só vivem na órbita das redes sociais e utilizam somente os navegadores americanos, como o google, onde só mostram coisas boas deles e um mínimo de bom do Brasil?

é triste 10 de novembro de 2017, 12:04h - 12:04

é colocar lobos para cuidar das ovelhas, ganhar um salário super gordo sem estudar e sem fazer concurso e ainda representando o pior partido do país… só neste país mesmo…

Palhares 10 de novembro de 2017, 12:29h - 12:29

E usam o Nome de Cristo, misericórdia.

الفتح - الوغد 10 de novembro de 2017, 10:41h - 10:41

Cara de quem está com a vida ganha, literalmente…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996